8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Círculo de Diálogo aponta Apucarana como referência na gestão dos ODM

Evento serviu ainda para reflexão das ações já realizadas em nível municipal

Aconteceu nessa terça-feira (13/07) na Faculdade de Apucarana (FAP) a realização da etapa municipal do Círculo de Diálogo do “Movimento Nós Podemos Paraná”, uma iniciativa do Sistema Fiep com apoio das prefeituras e outras entidades. Os protocolos da política de gestão implementados por Apucarana a partir do Pacto pela Educação, em 2001, foram colocados como principais motivos para que o município seja apontado como modelo para todo o Brasil quando o assunto é os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM’s), mais conhecidos no país como os “8 Jeitos de Mudar o Mundo”.

“Verificamos agora que essas políticas públicas atingiram o objetivo inicial, pois passaram a fazer parte da vida das pessoas, contribuindo para mudar positivamente o perfil da cidade. Hoje, temos uma Apucarana transformada por programas que propuseram ações de resultados e faz do cidadão um agente transformador da realidade onde vive”, salientou o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), que participou da abertura dos trabalhos. E acrescentou: “Contamos com a participação ativa da sociedade organizada, entes do setor privado, clubes de serviço, entidades filantrópicas e outros parceiros que também contribuam decisivamente para o aprimoramento contínuo dos projetos”.

Estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano 2000, os ODM são: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. “Nós temos ações em todos os objetivos, como destaques, cito a Escola da Gestante (objetivo 5), Células Comunitárias (objetivo 8), Projeto Oásis (objetivo 7), redução da mortalidade infantil (objetivo 4), Secretaria da Mulher (objetivo 3), combate a aids (Natta) e tantos outros programas e ações, inclusive com prêmios nacionais e estaduais”, enumerou o prefeito João Carlos.

Desenvolvido desde 2006, o Movimento Nós Podemos Paraná já envolveu mais de 20 mil voluntários em prol do desenvolvimento do Paraná com foco na antecipação do alcance das metas estabelecidas. No Círculo de Diálogo, realizado na Faculdade de Apucarana, foram debatidos projetos de desenvolvimento local visando municipalizar a mobilização, implantando um Núcleo de Trabalho na cidade. “Juntos nós podemos mudar o nosso município, a nossa rua, o nosso bairro, a nossa comunidade, a nossa célula comunitária”, destacou Paulo Pedroso Mandágua de Almeida, coordenador do Comitê Local dos ODM junto ao Movimento Nós Podemos Paraná e diretor do Departamento de Relações com a Comunidade da Prefeitura de Apucarana.

De acordo com ele, o Círculo de Diálogos serviu ainda para reflexão das ações já realizadas em nível municipal. “Levantar novos desafios a partir da metodologia: sonhar um novo Brasil a partir do município, propor ações em cada objetivo e traçar um plano de ação, planejando e viabilizando as ações prioritárias”, informou Mandágua. Outras informações sobre o Movimento Nós Podemos Paraná podem ser obtidas pelo portal www.nospodemosparana.com.br.

Presenças

Entre as demais autoridades, destaque para a diretora-geral da Autarquia Municipal de Saúde, Maria Neusa Souza de Oliveira; representante da Câmara Municipal, vereador Luciano Molina (PMDB); representante do Sesi, Flaviane Franco Ribeiro; membro ODM Vale do Ivaí, Márcio Rogério Silva; supervisor de Projetos do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Milton Pereira; e chefe municipal de gabinete, Márcia Magno de Oliveira.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário