8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Seminário aborda a extensão e os ODM

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus Marechal Cândido Rondon realizará de 19 a 21 de maio, o X Seminário de Extensão. O tema do evento neste ano é a Extensão e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Serão realizadas mesas temáticas, mostra de curta-metragens, oficinas, painéis e exposições. As inscrições para ouvintes podem ser realizadas até 10 de maio, no site www.unioeste.br/extensao/seu. Os trabalhos selecionados representarão a Unioeste no Seminário de Extensão da Região Sul que acontecerá em Florianópolis.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Nós Podemos Paraná realiza 19 Círculos de Diálogo

O Movimento Nós Podemos Paraná promoverá de 26 a 30 de abril, 16 Círculos de Diálogo pelo Estado. Os Círculos de Diálogo são encontros locais com a participação da comunidade, empresários e governo para a definição de ações em prol dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Confira a agenda:

26/04 Castro (Campos Gerais) Ortigueira (Campos Gerais) Santa Tereza do Oeste (Oeste)

27/04 Pontal do Paraná (Litoral) Nova Aurora (Oeste)

28/04 Uniflor (Noroeste) Florestópolis (Norte) Capitão Leônidas Marques (Oeste)

29/04 Matinhos (Litoral) Guaraniaçu (Oeste) Ipiranga (Campos Gerais) Tijucas do Sul (Região Metropolitana) Presidente Castelo Branco (Noroeste) Nova América da Colina (Norte) Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana)

30/04 Agudos do Sul (Região Metropolitana) Flórida (Noroeste) Lindoeste (Oeste) São José dos Pinhais (Região Metropolitana)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Nós Podemos Teixeira Soares discute ações pelos ODM

A questão foi discutida durante o Círculo de Diálogo realizado segunda-feira (19) pelo Movimento Nós Podemos Paraná.

Reunião do núcleo será em maio.
O Movimento Nós Podemos Paraná realizou na segunda-feira (19) um Círculo de Diálogo em Teixeira Soares. O encontro foi realizado na Assemuts e contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal, CRAS, APAE e empresas.

Durante o Círculo, a comunidade discutiu formas de implantar no município ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e estabelecer o Movimento Nós Podemos Teixeira Soares. O Núcleo Local de Trabalho irá articular as ações do movimento.

Entre as ações sugeridas como prioritárias pela comunidade estão: reativar a Pastoral da Criança e palestras para incentivar a participação da família na escola.

A primeira reunião do Movimento Nós Podemos Teixeira Soares será no dia 03 de maio, às 9 horas, na Secretaria de Ação Social. Os representantes do Movimento são: Rosy Neves Gubert (coordenadora), Carina Baumel (secretária) e Denize Moreira Bastos (comunicadora).

"Se o mundo quer melhorar, comece por você mesmo. Você será o agente de uma vida melhor, sendo compreensivo e paciente", destacou a coordenadora do núcleo, Rosy Neves Gubert

Municípios da região norte definem ações pelo desenvolvimento local

Assunto foi discutido durante três Círculos de Diálogo realizados em Bela Vista do Paraíso, Rancho Alegre e Guaraci

Comunidade discutiu ações (Foto: Luis Galhiardi) O Movimento Nós Podemos Paraná realizou dois Círculos de Diálogo na região norte. Na terça-feira (13) o evento foi realizado em Bela Vista do Paraíso e na quinta-feira (15), em Rancho Alegre e Guaraci.

O Círculo de Diálogo em Bela Vista do Paraíso contou com a participação de representantes do Rotary, conselhos municipais, defesa civil, CRAS, alunos e professores do Colégio Brasílio Araújo, NASF e imprensa.

As ações propostas durante o evento foram: criação de um Parque Industrial paralelo com um Centro de Capacitação Profissional; trabalho de conscientização e divulgação dos serviços da Pastoral e do CRAS de acompanhamento as gestantes; construção de uma praça; articulação do Movimento Nós Podemos Bela Vista do Paraíso em todos os segmentos da sociedade.

A primeira reunião do Nós Podemos Bela Vista do Paraíso será na 4 de maio, às 16 horas, no CRAS. Os representantes do Movimento são: Ângela Piccin (coordenadora), Paulo Sérgio Pimenta (secretário) e Ricardo Amaro (comunicador).

Rancho Alegre - O Círculo de Diálogo em Rancho Alegre foi realizado na quinta-feira (15). O evento contou com representantes dos conselhos municipais, prefeitura, pastoral, alunos e professores do curso de magistério do Colégio Paulina.


75 pessoas participaram do evento (Foto: Talita Sousa) As ações propostas durante o evento foram: horta comunitária e arrecadação de alimentos para doação na comunidade; projetos culturais nas escolas de ensino fundamental; promover o Dia Internacional da Mulher com palestras e depoimentos; cursos para casais; produção de material educativo para a saúde das gestantes; teatro educativo para a prevenção de doenças; programa de reciclagem na escola e implantação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Os representantes do Movimento Nós Podemos Rancho Alegre são: Sandra Szytko (coordenadora), Cidinha (secretária) e Manfred Schurch (comunicador).

Guaraci - O Círculo de Diálogo em Guaraci também foi realizado na quinta-feira (15). A atividade contou com representantes da Prefeitura Municipal, alunos, professores, empresários, igrejas católica e evangélica, associação de moradores, pastoral da criança, conselho tutelar e grupo da 3ª Idade.



Grupo irá se reunir em maio (Foto: Divulgação) As ações propostas durante o Círculo foram: fortalecimento do CRAS; criação de um órgão público para fiscalizar e defender o trabalho feminino; orientação aos pais; implantação da coleta seletiva; orientações sobre maternidade e implantação de internet gratuita para a população.

A primeira reunião do Movimento Nós Podemos Guaraci será no dia 13 de maio, no Centro Cultural de Guaraci.

Os representantes do Movimento no município são: Josimara da Cruz (coordenadora); Dalila Aparecida da Silva (secretária) e Fernando Aparecido Miguel (comunicador).

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Movimento Nós Podemos Cascavel traça metas com o objetivo de buscar mais parceiros para articular mudanças locais.

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), reuniu na última sexta-feira (16) diversas entidades, entre elas a Associação de Micro e Pequenas Empresas do Oeste do Paraná (Amic), para mobilização em torno do Movimento Nós Podemos Paraná, que surgiu em 2006, com a principal meta de concentrar esforços para cumprimento dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Este compromisso é liderado pela ONU e mais 189 países, que reuniram-se na Cúpula do Milênio, em setembro de 2000, em Nova Iorque, para oficializar um pacto em busca de melhorias ao planeta até 2015.

O Movimento Nós Podemos Paraná tem o desafio de antecipar o cumprimento das Metas do ODM para este ano. Para isso, conta com apoio de instituições em busca de ações e mobilizações que possibilitem o trabalho em conjunto dos três setores da sociedade.

De acordo com a integrante do Movimento Nós Podemos Cascavel, Raquel Hoffmann, é preciso que mais pessoas se envolvam nesta ação. "A cada encontro recebemos novos parceiros, mas nosso objetivo é buscar ainda mais participantes no movimento", afirma ao lembrar que a cada 15 dias são realizadas reuniões na unidade do Senai de Cascavel e que o próximo encontro já está marcado para dia 6 de maio.

O Movimento Nós Podemos, explica Raquel, tem como objetivo trazer mudanças locais. "Para que possamos ter um mundo novo é preciso que cada local use seu potencial para melhorar e faça a sua parte, tornando cada cidade, um lugar mais justo e sustentável", comenta.

Considerando a região Oeste a integrante do movimento avalia que muitas melhorias já aconteceram. "De todas as metas estabelecidas temos praticamente todas supridas", afirma Raquel.

Raquel comenta que cada integrante pode contribuir de uma forma, "só o fato de participar da reunião e ajudar na disseminação desta iniciativa já é importante, mas esperamos que as pessoas ajudem ONGs, instituições, e prestem algum serviço voluntário, para assim, cumprirmos com todas as metas", destaca.

http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana

terça-feira, 20 de abril de 2010

Aluna realiza trabalho pelos ODM

A ex-aluna do curso de Relações Internacionais da UniCuritiba, Meylin Danski apresentou na segunda-feira (12) a monografia "Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e sua aplicação no Brasil: Uma avaliação crítica a partir dos Programas Nacionais para Erradicação da Miséria e Universalização de uma Educação de Qualidade". Meylin se formou em julho do ano passado, mas a UniCuritiba possui o Programa Conversa Legal, que oportuniza aos alunos que tiraram a nota máxima na monografia, e que possuem temas que despertam interesse na sociedade, apresentarem o trabalho realizado.

"Escolhi este tema por ser contemporâneo e com produção acadêmica ainda restrita, o que abre a oportunidade de desenvolver uma pesquisa que venha de fato contribuir na construção de conhecimento na esfera das Relações Internacionais", salientou Meylin. Como possui uma identificação com temas sociais, Meylin acredita que este assunto é extremamente importante, pois políticas sérias podem reverter e amenizar problemas sociais.

A principal dificuldade em desenvolver a pesquisa foi a falta de bibliografia acadêmica sobre o assunto, pois poucos materiais fazem análise profunda da iniciativa. Pretendo permanecer bastante envolvida, participando dos próximos Círculos de Diálogo e Oficinas", destacou Meylin.

http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Almirante Tamandaré define núcleo local

O Movimento Nós Podemos Paraná realizou na quarta-feira (14) um Círculo de Diálogo em Almirante Tamandaré. O encontro foi realizado no Centro de Convenções Edson Dalke e contou com o apoio da Prefeitura Municipal. Representantes da Pastoral da Criança, trabalhadores da indústria, estudantes, professores, empresários, funcionários públicos e voluntários participaram da atividade.

Durante o Círculo, a comunidade discutiu formas de implantar no município ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e estabelecer o Movimento Nós Podemos Almirante Tamandaré. O Núcleo Local de Trabalho irá articular as ações do movimento.

Entre as ações sugeridas como prioritárias pela comunidade estão: capacitação de voluntários da Pastoral da Criança; palestras com orientações relacionadas à saúde, sexualidade e valorização da mulher; obras de infraestrutura nos bairros; atividades no contraturno das escolas; programa para beneficiar pequenos produtores rurais e a criação de um centro de integração social.

"A prefeitura acredita que a parceria entre a iniciativa pública, privada e a comunidade irá ampliar as possibilidades de desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população", destacou o superintendente de Planejamento e Gestão, Sandro Mendes.

A primeira reunião do Movimento Nós Podemos Almirante Tamandaré será no dia 5 de maio, às 18h30mi, no Centro de Convenções Edson Dalke. Os representantes do Movimento são: Sebastião Furbino da Costa (coordenador), Cícero de Oliveira (secretário) e Luciamara Bini Bregenski (comunicadora).

"É muito gratificante, nós como articuladores do movimento, acompanharmos as idéias concretas e positivas para a realização deste trabalho", salientou a diretora do Sesi Rio Branco do Sul e Colombo, Mericler Doneda Camargo.

Movimento - Os ODM são metas estabelecidas pela ONU para priorizar a eliminação da fome e extrema pobreza. O pacto tem a adesão de 189 países e o prazo para alcance das metas é 2015.

O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), foi criado em 2006 para sensibilizar e mobilizar a sociedade com o objetivo de contribuir para desenvolvimento local. O desafio do Movimento é antecipar o cumprimento das metas dos ODM para 2010.

http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mutirão pela saúde será realizado nesse sábado (17) em Curitiba com o apoio do Nós Podemos Paraná!

A Pastoral da Saúde da arquidiocese de Curitiba, no Paraná, realizará no sábado (17), com apoio do Projeto Nós Podemos Paraná, um Mutirão de Ação Solidária em comemoração ao Dia Mundial da Saúde com o lema "Ainda que frágeis na saúde, com Deus somos fortes". O evento será realizado na Paróquia São Pedro, no bairro Umbará e terá como objetivo principal levar ações de promoção da saúde à luz do Evangelho. O Movimento Nós Podemos Paraná participará da ação.

De acordo com a coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Saúde de Curitiba, Ireonilda Machado De Conto, através dessa iniciativa se pretende chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a necessidade de promover sempre a saúde e prevenir doenças. Ela informa que várias instituições foram convidadas para participar e apoiar o mutirão.

A abertura do evento será feita com a celebração de uma missa presidida pelo bispo auxiliar de Curitiba, Dom João Carlos Seneme, e pelo padre Eduardo Pinto, assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde. Na sequência serão realizadas diversas atividades ligadas ao tema, como palestras e orientações sobre saúde mental, doenças cardiovasculares, doenças renais, técnicas de estimulação neural e qualidade de vida; aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exame preventivo do câncer do colo do útero e vacinação contra a gripe AH1 N1, entre outras ações.

Para a coordenadora, o mutirão é importante e merece ser ressaltado para que todos tenham conhecimento da Pastoral e saibam que ela existe para contribuir com a saúde em todas as suas dimensões: bem estar físico, psíquico, social e espiritual. "Estamos preocupados com o direito de cada cidadão à saúde, e através da Pastoral anunciamos o Deus da vida, que promove a justiça e a defesa dos mais fracos, dos enfermos. E isso compromete toda a comunidade cristã", acrescentou Ireonilda.

http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana

terça-feira, 13 de abril de 2010

Projeto estimula atividade física para idosos, em São José dos Pinhais.

Estimular a prática da atividade física para a população é o objetivo do projeto que resultou na instalação, em março, de quatro Academias da Terceira Idade (ATI) em São José dos Pinhais. O projeto é uma parceria entre a prefeitura do município e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O Movimento Nós Podemos Paraná apoia a iniciativa, por meio do núcleo local de São José dos Pinhais.

Segundo a Associação dos Aposentados e Pensionistas de São José dos Pinhais o município possui cerca de 40 mil idosos. "Queremos criar espaços adequados para o convívio dos idosos, o que ajuda a melhorar a autoestima e combater doenças como depressão, estresse, artrose, diabetes", diz a articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná na cidade e idealizadora do projeto, Viviane Melo.

Foram inauguradas academias no Parque da Fonte, no Ginásio de Esportes Santos Dumont II, na praça Verbo Divino e na Borda do Campo. "Estamos buscando parcerias junto às indústrias para construirmos novas unidades", explica Viviane.

O trabalho colabora para com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente (Objetivo 7) e Todo Mundo trabalhando pelo Desenvolvimento (Objetivo 8). A academia é aberta a toda população, mas os idosos contam com atendimento específico realizado por professor de educação física em dias e horários pré-determinados.

Uma equipe multidisciplinar é responsável por uma avaliação a cada dois meses dos idosos que freqüentam a academia. Fazem parte da avaliação uma análise do histórico individual, testes de glicemia e controle da pressão arterial.

Movimento - Os ODM são metas estabelecidas pela ONU para priorizar a eliminação da fome e extrema pobreza até 2015. O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pela Fiep, foi criado em 2006 para sensibilizar e mobilizar a sociedade com o objetivo de contribuir para desenvolvimento local. O desafio do Movimento é antecipar o cumprimento das metas dos ODM para 2010.

http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana