8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 28 de setembro de 2010

I Mostra de Responsabilidade Social da Escola Particular



No dia 03 de outubro, o SINEPE-PR em parceria com o grupo Pequeno Cotolengo irão realizar a I Mostra de Responsabilidade Social da Escola Particular. O evento será na sede do Pequeno Cotolengo, na Rua José Gonçalves Junior, 140, das 11h às 16h.

A programação contará com o Tradicional Churrasco do Cotolengo, que acontece no primeiro domingo de cada mês e reúne doações de produtos, exposições de projetos e propostas sociais, além de materiais reciclados.

Por causa do dia das crianças no mês de outubro, a programação também terá diversas atividades recreativas e culturais.

Mais informações no site http://www.pequenocotolengo.org.br/ ou pelo telefone (41) 3314-1900



PROGRAMAÇÃO:

10h – Santa Missa
11h – Abertura com Prof. Ademar Batista Pereira – Presidente do Sinepe/PR
11h10 – Prof. Jacir José Venturi – Vice-Presidente do Sinepe/PR – Coordenador do Programa “amo CURITIBA ações voluntárias”
11h20 – Padre Valdeci Marcolino – Diretor-Presidente do Pequeno Cotolengo do Paraná
11h30 – Tradicional Churrasco do Cotolengo
Ingresso: 1kg de alimento não perecível
13h – Apresentação do Grupo de Crianças do Cotolengo
13h30 – Apresentação do Grupo Voluntário de Teatro da UNIBRASIL
14h – Apresentação cultural de Taiko e Hip Hop da Escola Interativa
14h30 – Apresentação do Coral da Universidade Tuiuti
15h – Apresentação cultural Caraxalê – Col. Nossa Senhora do Rosário

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nós Podemos Paraná será apresentado na ONU como boa prática no mundo

Diretor-superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares, realizará as apresentações nos dias 20 e 22 de setembro

O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Sesi-PR, será apresentado na ONU, dias 20 e 22 de setembro, como iniciativa mais bem sucedida do Brasil, e uma das melhores do mundo, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A apresentação será feita pelo diretor-superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares, em encontros que integram a Assembleia Geral da ONU.

Esta será a 65ª Assembleia Geral, que comemorará os dez anos de criação dos Objetivos do Milênio, quando líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema pobreza até 2015. No Paraná, já em 2010, foram alcançadas sete das oito metas avaliadas. A redução da mortalidade materna ainda exige maiores esforços.

Em quatro anos de existência, o Nós Podemos Paraná já mobilizou mais de 35 mil voluntários, em 360 municípios, e hoje é referência para outros estados. "A metodologia aplicada, que usa indicadores para avaliar o desempenho das ações que visam alcançar os ODM, será repassada a outros Estados brasileiros", ressalta o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Soares Dulci. "O Paraná é o estado brasileiro onde o Movimento Nós Podemos está mais avançado, em organização, metodologia e resultados", afirma Dulci.

O Paraná também é referência no alcance dos Objetivos do Milênio. Desde 2006, o Movimento Nós Podemos Paraná vem mapeando a situação de cada região do Estado no que diz respeito à redução da pobreza, melhoria da educação, diminuição da mortalidade infantil e materna e cuidado com o meio ambiente, além de atuar fortemente para disseminar o tema e mobilizar a sociedade em torno de ações, para antecipar para 2010 o alcance das metas.

"O Paraná resolveu avançar, diminuindo em cinco anos o espaço de tempo para o alcance das metas da ONU", diz o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. "Conseguimos isso".

Indicadores - O diretor do Sesi Paraná irá participar do Fórum do Setor Privado das Nações Unidas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e da mesa-redonda "Acesso à Educação através de Informações Inovadoras e Tecnologias da Comunicação". Um dos aspectos que ele irá ressaltar é o trabalho do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis).

Criado pelo Sistema Fiep em 2004, o Orbis analisa, monitora e acompanha a evolução dos indicadores sobre a situação de cada um dos Objetivos do Milênio nos 5.564 municípios brasileiros.

"Os indicadores são fundamentais para identificar potencialidades e necessidades das localidades. Servem também de instrumento para que os governos possam identificar prioridades e definir políticas voltadas às reais necessidades da população, além de medir os resultados das iniciativas", destaca Rocha Loures.

Os indicadores podem ser acessados no site www.portalodm.com.br.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Círculo de Diálogo em Capanema apresenta ação para o "Levante-se"

O município de Capanema realizou no dia 27 de agosto, na Associação Comercial, um Círculo de Diálogo com o propósito de mobilizar ações para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O evento organizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná reuniu mais de 30 pessoas que representavam os três setores da sociedade.

Durante o Círculo de Diálogo a comunidade também apresentou a iniciativa Gestante em Ação, criada para a Campanha Levante-se e Faça a sua parte pelos ODM. Outras ações também foram criadas para promover a coleta seletiva do lixo (ODM 7), a valorização da mulher (ODM 3) e a prevenção do câncer de mama (ODM 6).

O Movimento "Levante-se: faça a sua parte" acontecerá de 17 a 19 de setembro. A iniciativa, promovida pela ONU, visa mobilizar ações para o alcance dos ODM. No Paraná as atividades terão foco no alcance do ODM 5 (Melhorar a Saúde da Gestante), objetivo que falta ser atingido no Estado.

Nós Podemos Cascavel participa de ação promovida pelo Exército Brasileiro

O Núcleo Nós Podemos Cascavel participou no dia 26 de agosto da ACISO - Ação Cívico Social realizada pelo Exército Brasileiro em parceria com várias instituições locais com o objetivo de auxiliar os municípios a solucionar os seus problemas mais urgentes.

Diversos auxílios foram oferecidos, como exames médicos, orientações de prevenção a saúde, orientações jurídicas, além da entrega de mudas de plantas frutíferas e medicinais.