8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Consciência precoce

O município de São João do Ivaí participou ativamente das atividades da IX Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, sendo representado pelas Escolas Municipais Tancredo Neves e Santa Terezinha. Nas duas instituições, as crianças do Ensino Fundamental I realizaram atividades teóricas e práticas acerca de diferentes temáticas, como reciclagem, cidadania e a importância dos valores pessoais.

Na Escola Tancredo Neves, os alunos vislumbraram primeiramente a teoria, apresentada em sala de aula e discutida amplamente junto aos professores, que contou com a temática “Poluição nas cidades e seus malefícios”. A partir disso, foram discutindo temas mais amplos, como Cidadania, Consciência Ambiental, Ação e a importância dos Objetivos do Milênio (ODM). Após a teoria, os alunos foram conhecer o lixão que deveria estar desativado no município, mas que continua a receber dejetos advindos da cidade. No retorno à sala de aula, pensaram juntos sobre possíveis ações com potencial de transformar a realidade do local, de maneira sustentável.

Já na Escola Santa Terezinha, os alunos aprenderam de maneira divertida, após assistirem o vídeo “Turma da Mônica: um plano para salvar o planeta” foram passear por uma mata local, onde os professores ensinaram sobre nosso ecossistema e quão prejudicial é jogar lixo no chão, mostrando a diferença de tempo entre a decomposição de diferentes materiais, como sacolas plásticas e madeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário