8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 26 de abril de 2011

Nós Podemos Altamira promove Arrastão Contra a Dengue

O Movimento Nós Podemos Altamira do Paraná está organizando, para o dia 07 de maio, um Arrastão Contra a Dengue. O evento espera reunir mais de oitenta e cinco participantes, entre representantes do poder público, estudantes e voluntários. Essas pessoas formarão equipes que farão visitas aos moradores. O objetivo é passar informações sobre medidas preventivas, sintomas, tratamento e eliminação dos focos do mosquito. Em paralelo, o “arrastão” irá recolher lixo e materiais que possam servir de criadouros para mosquito.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nós Podemos São João realiza Festival de Redações sobre os ODM

O Movimento Nós Podemos do município de São João realizou, no dia 14 de abril, um Ciclo de Palestras sobre os Oito Jeitos de Mudar o Mundo (ODM). Participaram professores e alunos da Escola Gralha Azul. Conduzido por Bruno Souza de Oliveira, articulador do Movimento Nós Podemos Paraná na região, o encontro teve como objetivo divulgar e promover os ODM. A ideia era realizar um festival de redações com o tema “O meu jeito de mudar o mundo” e a partir da Oficina de Projetos, publicar um material com as redações produzidas.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Selo ODM é lançado em café da manhã com empresários

Na última quinta-feira (14) estiveram reunidos empresários, voluntários, autoridades e lideranças de Maringá para um café da manhã, promovido com o objetivo de lançar o Selo ODM para as empresas. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra “Pacto Global nas Empresas”, ministrada por Vitor Seravalli, atual diretor de responsabilidade social do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). A palestra abordou assuntos como responsabilidade social e esclareceu os deveres e direitos dos empresários.

Movimento Nós Podemos Paraná discute parceria com sindicatos de Maringá

O Movimento Nós Podemos Paraná e o CPCE discutiram, na última quarta-feira (14), a possibilidade de parceria com sindicatos de Maringá. As propostas foram debatidas durante um almoço com os presidentes de sindicatos e executivos de vários setores da região. O objetivo é que pelo menos um dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo seja desenvolvido pelas empresas participantes. Essa parceria visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores de indústrias e também aplicar os ODM no dia a dia das empresas. Segundo Fernanda Rocha, articuladora do Nós Podemos Paraná, a ideia é facilitar a divulgação dos Oito Jeito de Mudar o Mundo: “Os sindicatos poderão agir como fomentadores, articuladores para levar um pouco do nosso trabalho às empresas, ou seja, abrir as portas para que possamos realizar nossas ações ”, afirma. Durante o almoço, os participantes também conheceram um pouco do trabalho realizado pelo movimento nas cidades da região. Alguns sindicatos já demonstraram interesse e para essa semana, outros encontros serão realizados.

Ciclo de Palestras incentiva alunos a participarem do Movimento Nós Podemos Paraná

O Movimento Nós Podemos dos municípios de São João e Chopinzinho realizaram, entre os dia 06 e 07 de abril, um Ciclo de Palestras sobre os Oito Jeitos de Mudar o Mundo (ODM). Participaram cerca de 400 alunos do ensino médio da rede pública de ensino. Conduzidos por Bruno Souza de Oliveira , articulador do Movimento Nós Podemos Paraná na região, os encontros tiveram como objetivo divulgar e promover os ODM. No dia 06 de abril o encontro ocorreu em Chopinzinho, onde os 200 alunos presentes foram sensibilizados a construir ações em prol do desenvolvimento local. No dia 07 foi a vez dos estudantes de São João conhecerem o movimento. Agora, a ideia é estender a iniciativa aos alunos do ensino fundamental.

Voluntárias do SESI Amiga de Rio Negro são homenageadas

As voluntárias Caroline Carvalho e Caroline Delolmo Jurkiewicz, integrantes do projeto SESI Amiga em Rio Negro, receberam na última quarta-feira (13), o Prêmio Soroptimista Violet Richardson na etapa regional. O evento, que aconteceu no Auditório da Unidade SESI/SENAI de Rio Negro premiou o trabalho das voluntárias no projeto SESI Amiga. O Prêmio Violet Richardson é um programa de reconhecimento para jovens, de 14 à 17 anos, que estejam envolvidas em serviços voluntários que promovam o desenvolvimento de sua comunidade. Como o trabalho desenvolvido pelas voluntárias Caroline Carvalho e Caroline Delolmo Jurkiewicz, que no projeto SESI Amiga fazem palestras nas escolas orientando outras meninas sobre sexualidade, métodos contraceptivos, DST’s e principalmente sobre o empoderamento e a valorização da mulher. O Sesi Amiga colabora para o alcance do ODM 3 (Igualdade entre os sexos e valorização da mulher), ODM 5 (Melhorar a saúde das gestantes) e ODM 6 (Combater a Aids, Malária e outras doenças) Após classificadas, as duas teriam que competir para decidir qual iria para a etapa nacional. Em gesto amigável, Caroline Jurkiewicz, aluna do 2º ano do ensino médio, solicitou para que Caroline Carvalho fosse escolhida, já que essa estaria concluindo o ensino médio naquele ano e não teria outras oportunidades de participar do prêmio. Caroline Carneiro ficou em 3º colocação na etapa nacional do Prêmio Soroptimista Violet Richardson.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Nós Podemos Pitanga organiza passeata em prol do ODM 7

Voluntários do Movimento Nós Podemos Pitanga se reuniram no dia 04 de abril para organizar uma ação em prol do ODM 7 (Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente). Ficou decidido que será realizada uma passeata em defesa do meio ambiente. O evento ficou marcado para o dia 20 de abril às 9h, com saída em frente à Prefeitura Municipal e chegada na Igreja Matriz de Santana. O objetivo da ação é mobilizar os moradores de Pitanga quanto à importância da preservação da natureza.

Grupo “Raízes” se apresenta na festa do 24º aniversário de Marechal Cândido Rondon

No próximo dia 15 de maio acontece, no Parque de Exposições Álvaro Dias, a comemoração do 24º aniversário da cidade de Marechal Cândido Rondon. Para a festa estão programadas várias atividades artísticas, entre elas está a “Mostra de Danças Folclóricas”. O “Raízes”, grupo de dança típica alemã, irá participar do evento. Fundado em 1987, o conjunto conta com 98 integrantes divididos em 4 subgrupos: O “Raízes”, formado por adultos; o “Goldene Sonnensthral” formado por jovens de 11 à 16 anos; o “Kleine Kinder” cujo integrantes tem entre 04 e 10 anos e ainda o “Froelichen Kreiss” composto somente por mulheres. Todos os integrantes são voluntários e buscam através da dança preservar e resgatar as tradições e os costumes alemães. Atualmente, todos os grupos são mantidos pela Secretaria de Cultura de Marechal Cândido Rondon, que disponibiliza todos os recursos necessários para a manutenção do grupo.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Nós Podemos Quitandinha em clima de Páscoa

O Movimento Nós Podemos Quitandinha realiza, nessa quarta-feira (13), a inauguração da decoração de páscoa do município. O trabalho foi realizado pela articuladora do movimento na região Alice Maria de Almeira, aluna do Colégio SESI Rio Negro, em parceria com a Associação dos Artesãos e contou com o apoio da Prefeitura Municipal. Os objetos decorativos foram confeccionados somente com materiais recicláveis como garrafas pet e isopor. Na quarta-feira (13) as peças serão instaladas na praça da cidade e durante o dia voluntários receberão alunos das escolas municipais, que irão visitar e participar de atividades recreativas promovidas pelo SESI. O principal intuito da decoração no município é recuperar o espírito de páscoa e mostrar à comunidade como os materiais recicláveis podem ser utilizados de maneira inteligente.

Movimento Nós Podemos Ampére debate projetos em andamento no município

O Movimento Nós Podemos Ampére realizou na última terça-feira (05) uma reunião com os representantes do movimento e professores da Faculdade de Ampére (FAMPER). Organizado pela coordenadora do Nós Podemos Ampére Rosângela M. Carrara, o encontro teve como objetivo analisar os relatórios referentes aos projetos e ações em andamento no município: Projeto Quilombola, Contos e Memórias, Projeto Nuti e Bazar Solidário. Na ocasião, o Selo ODM foi apresentado aos participantes, a certificação vai reconhecer e divulgar boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nós Podemos Pato Branco se mobiliza em prol do ODM 3

O Movimento Nós Podemos Pato Branco inicia ação em prol do ODM 3 (Igualdade entre os sexos e valorização da mulher). A ideia é integrar vários setores da sociedade em uma única rede de combate e prevenção à violência de gênero, para isso foi criada a Rede de Atenção Integral à Violência do Sudoeste. A rede pretende unir postos de saúdes, delegacias e outros setores da sociedade para que façam um trabalho conjunto de apoio às vítimas desse tipo de violência. Com a implantação do projeto, as mulheres que sofrerem algum tipo de agressão terão, nos postos de saúde, um atendimento humano e adequado, baseado na solidariedade e no respeito aos direitos das mulheres. Além disso, as unidades de saúde estarão aptas a prestar orientações sobre os procedimentos necessários para que a denúncia seja efetiva.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Movimento Nós Podemos Paraná promove Oficina de Indicadores em Santo Antonio da Platina

O Movimento Nós Podemos Paraná em parceria com o Observatório Regional de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), promoveu na cidade de Santo Antonio da Platina, no dia 25 de abril, uma Oficina de Análise e Interpretação de Indicadores. O evento, que reuniu 28 pessoas, teve como objetivo a discussão sobre as possibilidades de se trabalhar os indicadores como base para as decisões públicas. Para dar continuidade aos aprendizados desse encontro, alguns dos presentes irão participar de uma oficina de aprofundamento, que vai promover a implantação do Sistema DevInfo em seus municípios.

Nós Podemos Cerro Azul organiza 7ª Caminhada Ecológica

O Movimento Nós Podemos Cerro Azul realizou no dia 16 de março, um encontro de Planejamento ODM 2011. A principal ação discutida foi a realização da 7ª Caminhada Ecológica, que acontecerá no dia 30 de maio. A atividade contará com visitas aos moradores de comunidades rurais, cujas casas se encontram no circuito da caminhada. A ideia é incentivá-los a preparem pratos que posteriormente serão vendidos aos participantes do evento (ODM 1). Em paralelo, foi discutida a realização do “Rafting Solidário”, com o objetivo de arrecadar livros para a Biblioteca Cidadã do Município (ODM 2). Na semana anterior ao evento, a rádio comunitária de Cerro Azul irá veicular uma campanha de conscientização da população sobre qualidade de vida e meio ambiente (ODM 7).