8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nós Podemos Paranavaí participa de palestra sobre DSTs

Aconteceu no dia 29 de agosto uma palestra sobre DSTs no salão de eventos da AGEPAZ de Paranavaí. A palestra contou com a presença de mais de trintas mulheres e foi focada na prevenção e conscientização da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Participaram do evento mães da cidade, a Pastoral da Criança, Prefeitura Municipal de Paranavaí e o Nós Podemos Paranavaí. A palestra foi ministrada por Marielza Sestário, da Secretaria de Saúde de Paranavaí. Segundo ela, a AIDS ainda não tem cura. “Existe apenas o tratamento realizado com medicamentos que diminuem a carga de vírus no sangue, retardando o desenvolvimento da doença e aumentando a expectativa e qualidade de vida das pessoas infectadas.”, relatou Marielza. Ao iniciar o tratamento, os pacientes com o vírus HIV/AIDS devem levar a doença a sério, tomando os medicamentos nas doses e horas corretas, conforme indicação médica. Também é necessário realizar exames de rotina e nunca abandonar o tratamento.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Projeto em Cafeara realiza ação em prol do ODM 7

Cerca de 25 alunos do Centro de Educação pelo Trabalho da Criança e do Adolescente de Cafeara (CETRACAC) participaram de ações no último dia 12, trabalhando os ODM, mais especificamente o ODM 7 – qualidade de vida e respeito ao meio ambiente - em prol da IX Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

O objetivo foi despertar nos alunos o valor da preservação do meio ambiente através da reciclagem, e ao mesmo tempo trabalhar o caráter pedagógico do CETRACAC, trabalhando com dobraduras, recorte, colagem ,trabalho com números, dias da semana, entre outros.

Os alunos assistiram a um vídeo que tratava sobre o meio ambientecom o tema" Reciclar é Preciso", durante a aplicação da aula as crianças confeccionaram um calendário com materiais recicláveis, desde a confecção das caixas até a montagem finalCom o auxilío dos monitores eles montaram om calendário passo a passo, por ser este mês do Folclore aproveitaram os trabalhos realizados em sala de aula para enfeitar ainda mais o resultdo final.





Prado Ferreira também montou plano para o planeta

A Escola Municipal Helena Kolody, em Prado Ferreira, região de Arapongas, envolveu as quartas séries do Ensino Fundamental nas atividades da IX Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Após assistirem atententos ao filme “Turma da Mônica: um plano para salvar o planeta”, todos concordaram em, no próximo dia 21 de Setembro de 2011, iniciar no reflorestamento da Vila Rural do município, confirmando assim o “carinho e respeito pela natureza”, como pontuou a professora da Escola Helena Kolody, Cleide Cilene Duarte Rosa



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Preservação ambiental nas Escolas de Sertanópolis

Alunos das Escolas Municipais Luiz Deliberador, Maria Gomes Teixeira e Santo Tomás de Aquino realizaram ações relacionadas ao meio ambiente nas comemorações da IX Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. As atividades aconteceram entre os dias 7 e 13 de Agosto, mas serão trabalhadas ao longo do ano, de modo a inserir a educação ambiental cada vez mais no cotidiano escolar.

A Escola Municipal Luiz Deliberador conta com o projeto Lixo na Escola, que tem por objetivo conscientizar nos alunos a importância da correta separação dos resíduos produzidos cotidianamente. Latões de lixo foram pintados para sinalizar os locais onde devem ser jogados plásticos, papéis, rejeitos e outros.

Já a Escola Maria Gomes Teixeira, trabalhou com os alunos da 3ª série, desenvolvendo textos, informativos, poemas e músicas com o objetivo de levar o aluno a reconhecer a interferência do homem no equilíbrio ecológico, e perceber que fazemos parte do meio, e que dependendo de nossas atitudes, somamos para o bem ou para o mal do planeta. Um mural ecológico foi confeccionado, onde os alunos colavam frases e cartazes relacionados a problemas ambientais.
Meio ambiente também foi o tema aprofundado pela Escola Santo Tomás de Aquino, aproveitando a tragédia ambiental ocorrida no município, em abril do ano passado, quando milhares de peixes foram encontrados mortos no Lago Tabocó, possivelmente por um derramamento metalúrgico. Pesquisas sobre publicações referentes ao caso foram realizadas nas aulas de informática, e posteriormente, cartazes relativos à conscientização ambiental foram confeccionados e colados pela escola.



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Uma Escola Consciente

Alunos da Escola Municipal de Novo Itacolomi arregaçaram as mangas em prol da IX Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Ações de conscientização ambiental , que são comuns na rotina da Escola, fazendo parte da grade curricular obrigatória, foram reforçadas de maneira lúdica, no último dia 11 de agosto.

Os alunos do Ensino Fundamental assistiram o vídeo "Turma da Mônica - um plano para salvar o planeta." e depois conversaram com os professores sobre a importância da reciclagem. Após a atividade, a turma do 1º ano confeccionou cartazes e os do 2º, 3º e 4º anos foram até a praça da cidade retirar plásticos e sujeiras, entendendo na prática como é prejudicial ao ambiente e ajudando com a limpeza da cidade.“Esse trabalho a gente já faz, faz parte da rotina da Escola, eles tem a consciência muito grande, as crianças já crescem com essa consciência, mas sempre é bom relembrar.", realçou a diretora da Escola Municipal de Novo Itacolomi, Maria Romilda Valente.

Umuarama realiza o I Seminário de Enfrentamento e Feminização da HIV/AIDS

O I Seminário de Enfrentamento e Feminização da HIV/AIDS aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto no auditório da Catedral Divino Espirito Santo. O auditório localizado em Umuarama recebeu mais de 150 pessoas nos dois dias de evento. O evento contou com palestras informativas sobre prevenção e conscientização da AIDS. No dia 18, a abertura do seminário contou com a participação da ONG “Grupo União pela Vida”, Prefeitura Municipal de Umuarama, Pastoral da AIDS, representantes e líderes religiosos e o Nós Podemos Umuarama. A primeira palestra foi realizada pela Fabiana da Secretaria de Saúde de Umuarama. Foram abordados tópicos sobre como se transmite, prevenções e cuidados e índices da cidade do vírus HIV/AIDS. A segunda palestra, ministrada pelo Frei Pedro Brondani, falou sobre pessoas com comportamento de risco a doença e a coordenadora da pastoral, Nair Caetano de Oliveira Thomazini, falou da sua luta pela doença e de como contraiu através de seu marido. Já no dia 19, foi realizada uma palestra sobre contos, onde mulheres caem nas histórias ditas por seus parceiros e acabam adquirindo a doença devido a não prevenção. No encerramento, Ivanete Aparecida da Silva Santos falou da luta da mulher negra, pobre e com AIDS, realizando um levantamento histórico.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Plano de criança também é assunto sério

Crianças do distrito de Paranagi, localizado em Sertaneja, cidade que se orgulha de possuir um dos melhores Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Paraná, elaboraram um “plano para salvar o planeta”, como parte das atividades da IX Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

O nome sugestivo ilustrou a maneira que os pequenos da Escola Municipal Ana Nery pensam à respeito do meio ambiente e sua preservação. As discussões sobre o tema foram produtivas, e boas ideias para serem aplicadas na escola e no distrito foram sugeridas pelas crianças. Um material ilustrando como as atitudes individuais podem influenciar a mudança do planeta foi confeccionado pelos alunos, como forma de relembrar o compromisso com o mundo.

"Foi um trabalho muito bom, os alunos aproveitaram as discussões sobre o tema. Muitos tiveram ideias para melhorar a condição do nosso distrito. Montaram um grupo para limpar a praça do distrito, recolhendo os lixos e colocando em sacos para a coleta feita pelo caminhão de lixo. Outros relataram que conversaram com os pais sobre a forma correta de separar os resíduos. Fico muito feliz de saber que com esses projetos estamos conseguindo fazer das nossas crianças cidadãos concientes.", ressaltou a diretora da Escola Ana Nery, Maria Lúcia da Silva Oliveira.

O legado de Betinho

Alunos do projeto “Oficina de Sonhos” – atividades de contra turno escolar que atende crianças e adolescentes carentes no município de Tamarana, participaram no último dia 12, das atividades comemorativas como parte da IX Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

O projeto acontece em parceria com o SOLIPAR, e também conta com colaboração da Tamarana Metais, que disponibiliza 1h por semana dos funcionários interessados em realizar trabalho voluntário, a colaborarem. Por lá, os alunos participam de atividades educativas relacionadas à cidadania, nutrição, meio ambiente, ética, aula de informática entre outras.

E foi em uma dessas horas que a estagiária de Recursos Humanos da empresa, Jéssica Cláudia, preparou um conteúdo para discutir a biografia do sociólogo Herbert José de Sousam o "Betinho", símbolo da luta pela melhora na qualidade de vida da população mais pobre. “Destacamos para os alunos três práticas principais: Amar, cuidar e respeitar. Realizamos uma dinâmica onde foi possível que eles percebessem que embora cada um seja único, todos nós temos características que nos unem.”, destacou.

Ao final, os alunos assistiram o documentário Ilha das Flores, produzido em 1989, mas que continua cumprimindo um papel atual de retratar de maneira impactante, a realidade vivenciada cada vez mais pela sociedade: o consumo exagero.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Médico realiza atendimento voluntário na delegacia de Jaguariaíva

O médico Edgardo Fernando Estrada Araneda, prestou seus serviços na Delegacia de Jaguariaíva, atendendo voluntariamente aos detentos. O material utilizado pelo médico foi cedido pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, foram realizados uma média de 10 a 15 atendimentos diários, prestados a homens e mulheres, em alguns casos, menores de idade. O médico revelou que, de forma geral, o estado de saúde dos detentos é considerado bom, não havendo a necessidade de realizar nenhum procedimento emergencial ou de alto risco. Durante os atendimentos, o médico fora acompanhado por um carcereiro, ou, quando havia disponibilidade, por um Policial Militar. Edgardo, que realiza trabalhos voluntários há mais de cinco anos, destaca a importância de fazê-lo, e considera o voluntariado uma atividade que visa levar o bem aos que necessitam, com ausência de qualquer vínculo ou fim político. O médico acrescentou também, que responsabilidade social é o exemplo que deseja passar aos seus filhos.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

“Lupionópolis mobilizada pela Educação”

Integrantes do “Nós Podemos Lupionópolis”, Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Agricultura e voluntários da comunidade local participaram da IX Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade em parceria com o Colégio Estadual Machado de Assis.

Visando melhorar a qualidade de vida dos membros do município, a ação contou com ciclo de palestras, filmes e atividades práticas para discutir a degradação do meio ambiente, e refletir sobre como pequenas atitudes podem fazer a diferença em nosso dia a dia. A ideia central consistiu no envolvimento total dos membros da Escola, formando multiplicadores entre professores, funcionários e alunos.



Planalto participa da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

O Colégio João Zacco Paraná, em Planalto, realizou uma noite cultural durante a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. No dia 10 de agosto, diversas apresentações de teatro, paródias, danças, músicas e desenhos aconteceram no colégio. As apresentações dessa noite trabalharam os temas de cidadania, solidariedade, diversidade cultural e meio ambiente. A ação envolveu a direção, professores, funcionários, alunos e toda a comunidade escolar.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Marilândia do Sul realiza palestra em prol dos ODM

No dia 9 de agosto, foi realizada uma palestra sobre a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade no município de Marilândia do Sul. A palestra aconteceu no Colégio Estadual Tancredo Neves, no distrito de Nova Amoreira. Cerca de 70 alunos do turno da noite participaram dessa ação que abordou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e como eles podem ser vivenciados no dia a dia dos estudantes.

PUC-PR realiza ações em prol dos ODM

Os acadêmicos da PUC-PR e do Projeto Comunitário realizaram diversas ações durante a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Durante todo o mês de agosto, dois alunos da PUC realizaram uma ação no núcleo comunitário de São José dos Pinhais, atendendo cerca de 80 crianças e adolescentes. Os voluntários deram apoio aos alunos do núcleo nas atividades escolares, como ajudar a solucionar problemas de matemática. Em todas as terças-feiras do mês, aconteceram ações no Hospital Santa Casa da Misericórdia de Curitiba, com cerca de 20 pacientes em tratamento de doença renal. Os acadêmicos participaram de um “bingo na hemodiálise” com os pacientes. A atividade promoveu momentos de entretenimento e proporcionou melhorias no estado de saúde e qualidade de vida dos pacientes internados. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, do dia 5 a 28 de agosto, duas acadêmicas da PUC-PR realizam atividades no Centro Social Esperança, atendendo cerca de 70 crianças e adolescentes. Elas desenvolvem oficinas de trabalho com materiais recicláveis para elaboração de brinquedos e trabalho de conscientização da preservação da natureza no nosso dia a dia. Nos sábados, dias 06 a 27 de agosto, cerca de 10 acadêmicas da PUC-PR realizam atividades na Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Sítio Cercado. Essas atividades atendem toda a comunidade com atividades de lazer e entretenimento, oficinas de jogos, técnicas de geração de renda, oportunizando sua promoção e melhorias na qualidade de vida.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Município de Barracão realiza ação em prol do meio ambiente

Durante a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o município de Barracão realizou uma ação em prol do objetivo 7, "Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente". As crianças do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) tiveram uma conversa sobre a importância do meio ambiente e sua preservação. Em forma de desenhos, eles aprenderam quais ações podem ser realizadas por eles para que se preserve o meio ambiente.

Conhecimento e Cidadania

Junior Achievement e Nós Podemos Paraná articulam ação no município de Andirá

No último dia 12 de agosto, o município de Andirá envolveu turmas das Escolas Santa Inês e Michel Kairalla, nas atividades da IX Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. As atividades foram realizadas em parceria com a Junior Achievement, uma associação sem fins lucrativos que, busca através da educação, promover a iniciação de crianças e adolescentes a temáticas relacionadas ao empreendedorismo.

Além de um plano de aula “Turma da Mônica – Um plano para salvar o planeta”, que abordava sobre a importância de preservar o planeta, aplicado em várias cidades da região, os alunos de Andirá contaram com o aprendizado do Programa “Nossa Região”, elaborado pela Jr. Achievement. O programa aborda os recursos necessários para os negócios e o planejamento de negócios baseado em recursos. No programa, são discutidos conceitos como recursos humanos, naturais e de capital, produtos, renda, despesa, lucro, prejuízo, bens e serviços.

Santo Antônio da Platina dá exemplo de solidariedade

Os voluntários do município de Santo Antônio da Platina conseguiram a doação de 583 possíveis doadores de médula óssea, em ação realizada na Igreja Metodista, no último dia 13, sábado. A atividade fez parte das comemorações da IX Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

A ação foi viabilizada pela parceria entre Igreja Metodista, Movimento Nós Podemos Paraná, SESI, Clube dos Desbravadores Rocha Eterna, Extinpel, Unimed, além de médicos e fisioterapeutas voluntários da cidade, que esclareceram as principais dúvidas à respeito da doação de medula óssea.

“Foi um dia de voluntariado e muita alegria, pois a população de Santo Antônio compareceu em peso e só não houve mais doações, porque esgotou o material de coleta.”, ressaltou analista de negócios do SESI Santo Antônio da Platina, Elizandra Fonseca.

Gesto fraterno – A Campanha Amigos da Medula é uma iniciativa do casal Marcos e Glauce Almeida, que em 2010 perderam o filho Estevão, devido a leucemia. Hoje, eles fazem das boas lembranças do pequeno Estevão, combustível para articular ações desse cunho.

Ventania participa da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

No dia 11 de agosto, foi realizada no município de Ventania uma palestra sobre a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Foram abordados os 8 jeitos de mudar o mundo para provocar reflexão de como eles podem ser vivenciados no nosso dia a dia. Cerca de 270 alunos participaram desta ação que teve como objetivo sensibilizar os alunos em como fazer da escola um lugar melhor. O núcleo de Ventania participou ativamente da ação e motivou os alunos a realizar ações na própria escola.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade em Sengés

No dia 10 de Agosto, foi realizada uma palestra sobre a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade no município de Sengés. A palestra aconteceu no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva e foram abordados os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e maneiras de usá-los no dia a dia. Cerca de 230 alunos participaram desta ação que teve como objetivo sensibilizar os alunos a fazer da escola um lugar melhor.

Capitão Leônidas Marques promove ação na Fundação Médica Hospitalar

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Movimento Nós Podemos Capitão Leônidas Marques, organizou uma ação em prol da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, formando o grupo “Doutores da alegria de Capitão”. A ação, realizada no dia 10 de agosto, teve como objetivo levar manifestações de alegria para todas as pessoas internadas na Fundação Médica Hospitalar do município. Os “Doutores da alegria de Capitão” levaram mensagens de otimismo, solidariedade e alegria ao hospital. Esta ação foi apoiada e incentivada pelo Movimento Nós Podemos Capitão Leônidas Marques, que está lutando junto ao Movimento Nós Podemos Paraná para que todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) sejam alcançados até 2015.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Consciência precoce

O município de São João do Ivaí participou ativamente das atividades da IX Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, sendo representado pelas Escolas Municipais Tancredo Neves e Santa Terezinha. Nas duas instituições, as crianças do Ensino Fundamental I realizaram atividades teóricas e práticas acerca de diferentes temáticas, como reciclagem, cidadania e a importância dos valores pessoais.

Na Escola Tancredo Neves, os alunos vislumbraram primeiramente a teoria, apresentada em sala de aula e discutida amplamente junto aos professores, que contou com a temática “Poluição nas cidades e seus malefícios”. A partir disso, foram discutindo temas mais amplos, como Cidadania, Consciência Ambiental, Ação e a importância dos Objetivos do Milênio (ODM). Após a teoria, os alunos foram conhecer o lixão que deveria estar desativado no município, mas que continua a receber dejetos advindos da cidade. No retorno à sala de aula, pensaram juntos sobre possíveis ações com potencial de transformar a realidade do local, de maneira sustentável.

Já na Escola Santa Terezinha, os alunos aprenderam de maneira divertida, após assistirem o vídeo “Turma da Mônica: um plano para salvar o planeta” foram passear por uma mata local, onde os professores ensinaram sobre nosso ecossistema e quão prejudicial é jogar lixo no chão, mostrando a diferença de tempo entre a decomposição de diferentes materiais, como sacolas plásticas e madeira.


Campo Largo participa da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

O município de Campo Largo participou da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Cerca de 40 professoras das escolas municipais de Campo Largo assistiram à palestra sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que serviu de subsídio para a realização de dois concursos: Desenho e Redação, ambos tendo como tema os ODM. A ação foi realizada em parceria com a ACICLA (Associação Comercial e Industrial de Campo Largo) e a Secretaria de Saúde.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Lions Clube promove o Dia “D” do Plantio de Árvores

O Lions Clube de Curitiba - Bom Retiro, inserido na campanha do distrito LD-1 e do Lions Internacional, convida você a participar do Dia “D” do Plantio de Árvores no dia 21 de setembro, que propõe o plantio de um milhão de árvores em todo o mundo. Plante e comunique seu plantio para o e-mail: jjalm@terra.com.br

Mandirituba lança o projeto SESI Amiga

O Movimento Nós Podemos Mandirituba, mobilizado em favor da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizou na terça-feira, 10 de agosto, o lançamento do Projeto SESI Amiga no município. O projeto tem como objetivo reduzir o índice de gravidez na adolescência e foi estabelecido em parceria com o Colégio SEPAM – Ponta Grossa e SOGIPA (Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná). O SESI Amiga utiliza o método do protagonismo juvenil para realizar ações de saúde reprodutiva, educação sexual e valorização da mulher. A ação contou com a participação das alunas do Colégio SESI CIC, que conversaram “de menina para menina” com 97 alunas, estudantes do Ensino Médio dos colégios da cidade. Localmente, o projeto se desenvolverá mediante a parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Ação Social e terá como próxima etapa, a identificação do interesse das meninas em fazer parte de um novo grupo de voluntárias.

Balsa Nova, Campo Largo e Rio Branco do Sul participam da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

O Programa SESI/ SENAI na Escola Indústria Itinerante participou da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Foram realizadas atividades durante a semana de 7 a 13 agosto com os alunos da 7ª série das escolas de Balsa Nova, Campo Largo e Rio Branco do Sul. Relacionadas ao tema solidariedade, as atividades tiveram o objetivo de estimular futuras iniciativas como concursos culturais e campanhas de conscientização, para mobilizar a comunidade escolar a conhecer e compreender exemplos de ações que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os alunos montaram cartazes para distribuir na comunidade escolar e conscientizá-los sobre a importância de ser solidário.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Movimento Nós Podemos Umuarama organiza ações na Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

No dia 11 de agosto, foi realizada mais uma ação desenvolvida entre o Movimento Nós Podemos Umuarama, o SESI esporte, cultura e lazer de Umuarama e o Colégio Estadual Lourenço Filho para a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O colégio recebeu os alunos do SESI Atletas do Futuro, para apresentação de sua horta sustentável, realização de plantio de árvores nas dependências do colégio e também um lanche a partir das verduras da horta. E como lembrança da visita, sementes de girassol foram distribuídas aos alunos para plantio e incentivo ao meio ambiente.

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade em Campo Mourão

No dia 8 de agosto, o Movimento Nós Podemos Campo Mourão esteve na creche do Jardim Santa Cruz na cidade. Eles apresentaram o vídeo da Turma da Mônica, "Um plano para salvar o planeta", para crianças de 4 a 6 anos. Após o vídeo, elas relataram o que aprenderam e receberam livros doados pela Fundação Itaú Social. A ação fez parte da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Exibição de filme em Campo Mourão na Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Em Campo Mourão, no dia 07 de agosto foi realizada uma ação da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Em parceria com a Rede de Desenvolvimento Local, articulamos um evento para as crianças do bairro Jardim Modelo. Na oportunidade, foi feita uma sessão cinema para os pais com o filme “Três irmãos de sangue”, que narra a história de Herbert José de Souza. Mais conhecido como Betinho, Herbert foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro, que criou o projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Umuarama participa da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

O Movimento Nós podemos Umuarama, em parceria com o banco Sicoob e os alunos e funcionários SESI/SENAI, realizou na manhã do dia 10 de agosto a doação de 150 mudas de árvores. Os alunos e funcionários receberam uma palestra sobre os ODM, a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade e a importância do meio ambiente. Ao fim da palestra lecionada pelo Profº Helton de Geografia, os alunos receberam uma muda de árvore, serão plantadas em suas casas, ruas e terrenos da região.

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Ação realizada em Umuarama para abertura da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, no dia 07 de agosto, foi realizado em parceria com o Movimento Nós Podemos Umuarama e o iIFPR campus de Umuarama. Foi realizada a ação IFPipoca (filme 'Tango', de Carlos Saura) – filmes culturais oferecido gratuitamente para toda a população no centro de cultural Schubert de Umuarama.

Alunos do Projeto Atleta do Futuro plantam árvore no Sesi Maringá

Na tarde desta terça-feira (09), os alunos do Projeto Atleta do Futuro estiveram no Sesi Maringá para plantar árvores em prol da Semana Nacional de Cidadania e Solidariedade. Duas árvores foram plantadas no pátio do Sesi Maringá, com o auxilio dos professores do projeto. A ação está ligada com os 8 objetivos do milênio, onde um deles é "Qualidade de vida e garantia de sustentabilidade ambiental".

Valorização da Cultura popular é tema de apresentação teatral em Maringá

Valorizando a cultura popular, atendendo às ações da Semana Nacional da Solidariedade e Cidadania, ligadas com os 8 objetivos do milênio, os alunos do Colégio Sesi de Maringá e também do Projeto Atletas do Futuro puderam acompanhar nesta sexta-feira (12) a apresentação de uma peça teatral do Grupo Circo Teatro sem Lona. A apresentação que teve duração de aproximadamente quarenta minutos, contou com os sorrisos da platéia, nas brincadeiras onde se colocou a necessidade da valorização da cultura popular, assim como ser solidário e agir com cidadania. A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, teve início no último dia 7 e vai até o próximo dia 13. O objetivo da semana é estimular a consciência social. O evento é parte integrante do Movimento Nós Podemos Paraná, realizado pela Fiep, com o apoio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial e do Provopar. O Sesi Maringá ainda realizou ações de plantio de árvores, doação de sangue, visita ao Asilo São Vicente de Paula, entre outras.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ONU está com inscrições abertas para o concurso Cidadão Embaixador

A Organização das Nações Unidas (ONU) e seu departamento de informação pública, em parceria com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UNOCHA), estão organizando o 3º Concurso Anual “Cidadão Embaixador”. As inscrições estão abertas até o dia 8 de setembro. Os vídeos do concurso devem estar relacionados a questões humanitárias, como voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os participantes devem postar seu vídeo de até 30 segundos no youtube. Eles devem ser em inglês ou francês, ou legendado nestes idiomas. Serão selecionados três vídeos vencedores. Seus autores serão designados "Cidadão Embaixador da ONU" por dois anos e serão convidados a conhecer a sede da ONU em Nova York. Mais informações no site: www.uncitizenambassadors.org

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade começou com muitas ações no Noroeste

No domingo, dia 07, o Nós Podemos Araruna esteve presente em um evento tradicional do Município: o Arroz Tratoreiro. A organização permitiu a montagem de stand, onde os integrantes do núcleo puderam divulgar o trabalho que já está em andamento. Enquanto isso, em Campo Mourão, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Local, articulamos um evento para as crianças do bairro Jardim Modelo. Na oportunidade, foi feita uma sessão cinema para os pais com o filme “Três irmãos de sangue”, que narra a história de Herbert José de Souza. Mais conhecido como Betinho, Herbert foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro, que criou o projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Ainda no domingo, participamos da edição especial da Tribuninha, projeto desenvolvido pelo curso de Pedagogia da Faculdade Integrado de Campo Mourão com o jornal Tribuna do Interior. O caderno trouxe um pouco da história da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, além de algumas atividades para as crianças. Na segunda-feira, dia 08, realizamos uma palestra com as 7ª e 8ª séries do Colégio Ethanil Bento de Assis, em Campo Mourão. Apresentamos o Movimento Nós Podemos Paraná e fizemos um diálogo com os alunos sobre solidariedade. Da conversa resultou um painel de novas atitudes, no qual os alunos se comprometeram em fazer a partir desta data, algo que não estão acostumados e que contribua para a melhoria do ambiente em que estudam e vivem. Em seguida estivemos na creche do Jardim Santa Cruz, no mesmo município, onde apresentamos o vídeo da Turma da Mônica, “Um plano para salvar o planeta”, para crianças de 4 a 6 anos. Após o vídeo, elas relataram o que aprenderam e receberam livros doados pela Fundação Itaú Social. A articuladora da Rede de Participação Política de Maringá, Vanessa Souza Santos e a secretária da Coordenadoria da FIEP Maringá, Élcia Valentini, também apoiaram o Movimento Nós Podemos Paraná. A primeira ação foi realizada no Colégio Estadual Parigot de Souza, em Mandaguaçu com alunos de ensino médio. Também doaram 40 livros da Fundação Itaú Social para a creche Chapeuzinho Vermelho, em Presidente Castelo Branco. À noite, deram uma palestra em Nova Esperança em um curso oferecido pelo CRAS da cidade.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Alunos de Umuarama participam de oficina com idosos

No dia 08 de julho de 2011, os alunos do Colégio SESI participaram da Oficina de Aprendizagem “Felizidade” do Colégio SESI de Umuarama, onde eles realizaram uma visita ao Lar São Vicente de Paula. A oficina tinha o objetivo de valorizar a pessoa idosa e contemplar a possibilidade de uma vida digna na velhice. Os alunos proporcionaram um café da tarde, desenvolveram atividades de recreação e lazer com os idosos. Nesse dia houve uma interação entre gerações e um compartilhamento de valores culturais.