8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Alunas de Mandirituba são capacitadas para o Projeto SESI Amiga

Na quinta-feira, 20 de outubro, aconteceu a capacitação de algumas adolescentes de Mandirituba, no Teatro de Mandirituba, região metropolitana de Curitiba, para a realização do projeto SESI Amiga. Uma parceria entre o SESI e a Prefeitura, através das Secretarias de Saúde, Ação Social e Educação. Foram capacitadas 15 meninas de ensino médio dos colégios Joaquim de Oliveira Franco, João Afonso de Camargo e Maria Senik Wosniak, para serem voluntárias atuando como multiplicadoras de conhecimentos sobre higiene e saúde da mulher, sexualidade e comportamento preventivo. Esta foi a segunda etapa do projeto, onde as meninas receberam informações a serem repassadas às meninas de outras séries do Ensino Fundamental, visando conscientizar e diminuir a incidência de gravidez na adolescência, pois, este índice é alto no município. Uma ação que tem o acompanhamento de enfermeiras, professoras e uma psicóloga.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Nós Podemos Guaporema participa do Outubro Rosa

No dia 25 de outubro, o Movimento Nós Podemos Guaporema realizou uma ação para a iniciativa de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. O Centro de Referência de Assistência Social de Guaporema, município do noroeste do estado, realizou uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama e a saúde da mulher. A palestra foi realizada em parceria com o Departamento de Saúde do município e enfatizou a detecção precoce do câncer de mama, seu tratamento e fatores de risco da doença. Cada participante de palestra recebeu um laço rosa que caracterizou a ação e serviu como forma de divulgação da iniciativa Outubro Rosa para outras pessoas.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Membros do Nós Podemos Londrina participam do Outubro Rosa na cidade

No dia 4 de outubro, foi realizado o lançamento da campanha “Outubro Rosa”, na Câmara Municipal, em Londrina. A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama. Na cidade, foram iluminados de rosa o Museu Histórico de Londrina, a antena da Unopar (Universidade Norte do Paraná), a antena da RPC TV e a Concha Acústica de Londrina. A empresa de transporte Viação Garcia pintou dois de seus ônibus de rosa.
Já no dia 22 de outubro, foi realizada uma grande manifestação na Concha Acústica de Londrina e uma caminhada no calçadão da cidade para divulgar o Outubro Rosa. Nesse dia, as mulheres foram convidadas a participar do 1° Encontro para troca de experiências entre grupos de gestantes voluntárias de Londrina e região, que será realizado no dia 25 de outubro. Ele é organizado pelo Movimento Nós Podemos Londrina e visa melhorar a saúde das gestantes. O encontro deve reunir membros de ONGs, grupos organizados de igrejas, representantes de secretaria da mulher, do conselho municipal de saúde, entre outros.

UniBrasil ajuda na divulgação do Outubro Rosa

A UniBrasil, Faculdades Integradas do Brasil, também está participando do Outubro Rosa. Como forma de divulgação da iniciativa do instituto HumSol de prevenção ao câncer de mama, eles iluminaram os prédios da faculdade de rosa. Segundo Wanda Camargo, da assessoria de comunicação da UniBrasil, está sendo ótimo participar da campanha. "É um prazer para nós, pois estamos firmes na campanha, que é altamente meritória", afirma. Você também pode disseminar essa campanha. As ações podem ser realizadas em qualquer dia do mês de outubro. Podem ser realizadas palestras de prevenção ao câncer de mama através de parcerias com as secretarias municipais de saúde e faculdades de enfermagem e medicina, caminhadas com as mulheres que já tiveram câncer de mama, divulgar a importância do autoexame e da realização da mamografia e procurar parceiros para iluminar de rosa ou colocar um laço rosa em prédios e monumentos públicos ou privados.

Nós Podemos Pato Branco promove palestra sobre o Outubro Rosa

Na segunda-feira, 17 de outubro, o Movimento Nós Podemos Pato Branco promoveu uma palestra sobre o Outubro Rosa, iniciativa de prevenção ao câncer de mama. A palestra foi realizada na unidade do SESI/SENAI de Pato Branco com a enfermeira Silvania de Agostinho Bussolaro e contou com a participação das funcionárias da unidade. Ela falou sobre a importância do autoexame de mama e da mamografia. Silvania destacou para as mulheres que é preciso reservar pelo menos um dia ao mês para fazer o autoexame.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Toledo participa do Outubro Rosa

A unidade SESI/SENAI de Toledo está participando do Outubro Rosa, iniciativa de prevenção ao câncer de mama, promovido pelo Instituto Humsol. O Movimento Nós Podemos Toledo está ajudando na divulgação dessa iniciativa e realizou uma conscientização das mães das crianças do projeto Atleta do Futuro. A conscientização aconteceu para que essas mães saibam maneiras de prevenção ao câncer de mama, como o autoexame e a mamografia. Cada criança levou para casa um bilhete sobre a importância do exame de mama e também uma fitinha rosa, como símbolo da iniciativa.

Alunas do programa Bem Estar SESI/SENAI e Junior Achievement promovem o Outubro Rosa em Toledo

O programa Bem Estar SESI e SENAI, juntamente com voluntárias da Junior Achievement de Toledo, comemoraram o Outubro Rosa na terça-feira, dia 18. Como forma de divulgação da iniciativa de prevenção ao câncer de mama, as alunas de pilates do programa combinaram de usar camisetas rosas durante todo o mês de outubro. Na última semana de outubro, uma enfermeira do SESI foi convidada para realizar uma palestra sobre prevenção do câncer de mama e a importância do autoexame e da mamografia. A iniciativa foi da coordenadora da Junior Achievement de Toledo, Leunice Dal Bosco, que articulou várias ações na região de Toledo em parceria com o programa "Bem Estar SESI e SENAI".

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sesi/Senai de Umuarama divulga o Outubro Rosa

A unidade do Sesi/Senai de Umuarama está ajudando na divulgação do Outubro Rosa. A torre central da unidade, onde fica a caixa d'água, recebeu uma fita rosa, principal símbolo do Outubro Rosa. Essa iniciativa visa promover a prevenção ao câncer de mama, realizada pelo instituto Humsol durante todo o mês de outubro. Durante esse mês, o Movimento Nós Podemos Paraná também está promovendo ações pra divulgar, sensibilizar e conscientizar a doença.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Quitandinha recebe palestra do SESI Amiga

Na sexta-feira, 7 de outubro, o município de Quitandinha recebeu uma palestra do Projeto SESI Amiga. Cerca de 130 alunas do Colégio Eleutério F. de Andrade participaram da palestra, que também serviu para divulgar o Outubro Rosa, iniciativa de prevenção ao câncer de mama. A palestra foi feita pelas alunas do Colégio SESI de Rio Negro e buscou levar às alunas de Quitandinha informações sobre o corpo da mulher, gravidez na adolescência e prevenção de DSTs. Como forma de divulgação do Outubro Rosa, as meninas também falaram sobre conscientização do câncer de mama, valorização e o autocuidado da mulher.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Umuarama participa do Outubro Rosa

Como forma de conscientização e mobilização do Outubro Rosa, os funcionários da Unidade SESI/SENAI de Umuarama irão usar alguma peça de roupa rosa durante as segundas-feiras do mês de Outubro. O Outubro Rosa é uma iniciativa de prevenção ao câncer de mama que visa conscientizar a população sobre a importância dos exames anuais. O Movimento Nós Podemos Paraná está mobilizando ações em todo o estado para divulgar a iniciativa, lançada em 1990 em Nova Iorque e mundialmente conhecida.

Almirante Tamandaré realiza a 5.ª Festa da Primavera

No último final de semana, entre os dias 8 e 9 de outubro, aconteceu a 5.ª Festa da Primavera, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. A festa, promovida pela Igreja Batista do Tanguá, teve como objetivo mostrar e ensinar através de música, dança, teatro, shows e oficinas os 8 jeitos de mudar o mundo. A festa também contou com brinquedos para as crianças e barracas gastronômicas. O evento foi importante para divulgar e conscientizar os moradores da região sobre os ODM e o que eles podem realizar para atingi-los.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Nós Podemos Londrina realiza passeio ciclístico

No domingo, 25 de setembro, foi realizado um passeio ciclístico na cidade de Londrina, norte do Paraná. O evento foi promovido pelo Nós Podemos Paraná e reuniu cerca de 1000 pessoas. O trabalho foi fruto das oficinas desenvolvidas durante o terceiro bimestre pelos alunos do Colégio SESI Londrina. O passeio teve o objetivo de contribuir para o ODM 7 (Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente) e visou incentivar o uso da bicicleta com meio de transporte alternativo. A ação contribuiu para promover a cidadania, qualidade de vida, saúde e consciência no trânsito.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Araruna celebra o "Dia da Árvore"

No dia 21 de setembro, o município de Araruna, no noroeste do estado do Paraná, comemorou o dia da árvore. Neste dia, foi realizada uma passeata com os alunos das escolas de Araruna, para conscientização referente à preservação do meio ambiente. Cada aluno recebeu uma bexiga biodegradável com gás hélio. As bexigas continham sementes de árvores dentro e foram soltas pelas crianças para o reflorestamento. Eles também plantaram árvores na Praça Central de Araruna e discursarem sobre a importância de se preservar o meio ambiente.