8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto Sexualidade Urgente em Itaperuçu


O Movimento Nós Podemos Paraná realizou um encontro na Biblioteca Municipal de Itaperuçu, no dia 22 de maio, a articuladora do Movimento Silvia Teuber, apresentou a proposta de estruturar o projeto Sexualidade Urgente , com  o apoio do Centro de Treinamento Monte Horebe.

O projeto tem como objetivo formar multiplicadores que se disponham a trabalhar na conscientização dos alunos das escolas públicas da região para a prevenção de gravidez não desejada e prevenção de DST.

Os ODM na Festa da Laranja de Cerro Azul


O Movimento Nós Podemos Paraná realizou um encontro no Centro Comunitário Bernardo Von Mueller Bernek, no dia 16 de maio, com a proposta de tratar da inserção dos ODM na Festa da Laranja de Cerro Azul.
O articulador do Movimento João Frederico conduziu a reunião, onde estiveram presentes representantes do Nós Podemos Cerro Azul e integrantes do poder público e setor privado da cidade. 
A Festa da Laranja acontecerá dia 8, 9 e 10 de junho e serão desenvolvidas ações com a juventude local, como a separação de resíduos sólidos e  apresentações culturais.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

SESI Lazer Arapongas em prol dos ODM

O SESI Lazer de Arapongas, em uma iniciativa de promover ações educativas e sócio recreativas durante os atendimentos e serviços realizados nas empresas organizaram no mês de abril e maio ações que colaboram com o ODM 6 (Combater a AIDS, Malária e Outras Doenças) e o ODM 5 (Melhorar a Saúde das Gestantes).

Para promover o Dia Mundial da Saúde foi realizada uma sensibilização sobre a H1N1, a chegada do inverno e os cuidados contra a gripe. No Dia do Combate a Mortalidade Materna foram preparadas orientações sobre de ergonomia, postura e segurança nas atividades diárias das gestantes. Em junho as atividades serão desenvolvidas em pról do meio ambiente, abordando a reciclagem no ambiente industrial e doméstico.


  

terça-feira, 29 de maio de 2012

Atividades em prol do ODM 5 são desenvolvidas em Ponta Grossa

O Movimento Nós Podemos Paraná realizou na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Santa Mônica, no dia 29 de maio, uma palestra com a enfermeira Maria Raquel Istschuk e a psicóloga Marcia dos Santos Vyskowski , sobre o ODM 5: Melhorar a saúde das gestantes.
Participaram 63 meninas, com idade entre 12 a 16 anos, da Escola Dorah Dartman. O tema também foi trabalhado neste colégio, cartazes foram feitos pelas alunas que participarão do projeto SESI Amiga, nos dias 14 e 21 de junho.
Para a articuladora do movimento, Rúbia Francine Blum,o tema trabalhado deve ser discutido e explicado nas escolas : “Cada dia aumenta o número de adolescentes menores de 15 anos grávidas, por isso a iniciativa de realizar esse trabalho com as alunas. A palestra foi positiva, a psicóloga Márcia abordou vários pontos, como a  melhor idade para engravidar, usou uma linguagem coloquial que ficou compreensível para as estudantes”.   Conta Rúbia.

 

Curso para gestantes em Arapongas


Neste mês de maio o CISAM de Arapongas em parceria com o Nós Podemos Arapongas realizaram o curso para gestantes, onde os profissionais de saúde envolvidos foram apresentados as gestantes, que também receberam informações sobre a importância do aleitamento materno e cuidados com o bebê, a fim de colaborar com a temática dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, enfatizando o ODM - 5 (Melhorar a Saúde das Gestantes).
O curso para gestantes acontecerá quinzenalmente no CISAM, com objetivo de trazer informações as novas gestantes. Maiores informações pelo telefone (44) 3902-1330.


Nós Podemos Faxinal da Boa Vista realiza ação para a terceira idade



O Movimento Nós Podemos Faxinal da Boa Vista, realizou no dia 28 de maio uma ação voltada para a prevenção de acidentes e segurança no lar para os idosos da cidade. Foi realizada uma palestra sobre como prevenir acidentes domésticos, proferida por um técnico de segurança do trabalho, além da distribuição de folhetos sobre segurança para idosos, produzidos pelo Ministério da Saúde. A avaliação do evento pelos participantes foi positiva, sendo as informações válidas para a prevenção de acidentes facilmente evitáveis e que podem acarretar sérios problemas futuros.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Academia LIV promove companha contra a mortalidade materna


Iniciativas em prol da saúde da gestante estão sendo divulgadas para os alunos
A Academia Liv durante todo o mês de maio estará apoiando ações pela campanha contra a Mortalidade Materna (ODM 5). Para os profissionais da academia é de grande importância a realização de exames médicos, bem como os cuidados com o corpo na fase da gestação, através de atividades físicas, por exemplo.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o Paraná vem reduzindo os índices de mortalidade materna numa média anual de 3%. Hoje, o Estado tem um índice de 48 mortes por 100 mil nascidos vivos(dados de 2009).

Palestra Segredo Entre Amigas é realizada em Piraquara




Seminário MultiplicAÇÃO Voluntária acontece em Londrina



Na quinta-feira, dia 10 de maio o SESI Londrina sediou o seminário MultiplicAÇÃO, uma parceria entre o Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV), o Movimento Nós Podemos Paraná e o Conselho Paranaense De Cidadania Empresarial (    CPCE). Com o intuito de estimular o trabalho voluntário e se consolidar na região, o CAV apresentou seu modelo de trabalho, seus programas de voluntariado e de que maneira ele pode ser agregado pelas empresas e instituições locais.
O CAV é uma organização não governamental, sem fins econômicos que tem como principal objetivo estimular e fortalecer o voluntariado. Com uma forte raiz na realidade local, atua para consolidar a cultura do voluntariado, e conta também com o apoio de outros centros de voluntários espalhados pelo país.
O evento que foi gratuito e aberto ao público que possui interesse ou já atua com gestão e atividades de voluntariado. Estavam presentes representantes do:  CPCE, Nós Podemos Londrina, Rede de Desenvolvimento Local, COMPAZ, Igreja Nova Aliança, A.Yoshii Engenharia, Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii, Instituto GRPCOM, Apetit Serviços de Alimentação, JCI e PUC-PR.





sexta-feira, 25 de maio de 2012

Movimento Nós Podemos Londrina promove evento para empresas locais



Foi realizada no dia 15 de maio em Londrina uma apresentação do Movimento Nós Podemos Londrina para grupos de recursos humanos de várias empresas locais. O evento foi ministrado por Luis Claudio Galhardi que abordou os ODM e sua relação com o Movimento Pela Paz e Não Violência. 


UEL promove evento sobre a atenção ao parto e ao nascimento

Foi realizado no dia 11 de maio, no auditório do Hospital da Universidade Estadual de Londrina (UEL) o evento Atenção ao parto e ao nascimento: A qualidade da assistência em debate, que reuniu 120 participantes, profissionais da saúde, pesquisadores, estudantes , o movimento de mulheres, servidores municipais da Secretaria de Saúde e de Políticas para as Mulheres, servidores estaduais da Secretaria de Saúde. 
O evento foi uma promoção da associação civil londrinense Instituto CRIAS e contou com o apoio e realização da UEL , Faculdade Pitágoras de Londrina, SICOOB Londrina, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, GestaLondrina - Grupo de Apoio à Gestante e ao Parto Ativo e Blog Parto no Brasil.



 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Infofácil Brasil – The Beehive


Infofacilbrasil.com - Beehive é um portal eletrônico comunitário destinado a pessoas de poucos recursos e principiantes na internet para que encontrem facilmente informações que as ajudarão a se integrar melhor na economia nacional. Com informações sobre saúde, educação, empregos, dinheiro, agricultura, cidadania e direitos, meio ambiente e informática, o Infofácil Brasil vai ainda mais além, oferecendo uma importante base de conhecimentos que nos prepara para viver melhor, em um mundo melhor. Acesse gratuitamente infofacilbrasil.com ou brasil.thebeehive.org, pois informar-se agora é muito mais fácil!

Projeto SESI Amiga é desenvolvido em Irati


Alunas do Colégio SESI Irati, que fazem parte do Projeto SESI Amiga, realizaram nos meses de abril e maio, intervenções nos Colégios Duque de Caxias e João XXII, bem como no próprio Colégio SESI. A proposta do projeto é desenvolvida com encontros para debate onde não é permitida a participação de adultos nem de meninos. São abordados temas relacionados à sexualidade na adolescência, gravidez precoce, DST e valorização da mulher, atrelando cada ação aos ODM, principalmente os objetivos 3 e 6, que fazem referência a Igualdade entre sexos e valorização da mulher - e - Combate a AIDS, malária e outras doenças. O projeto destina-se ao atendimento a diversas comunidades, acreditando na capacidade da mulher adolescente em enfrentar e resolver seus problemas. Não aborda questões religiosas e não censura nenhum tipo de comportamento, focando sempre a questão da orientação e prevenção.


Oficina de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos é realizada na Região Centro Sul

Na ultima terça-feira, dia 22 de maio, representantes dos municípios da Região Centro Sul, se reuniram para participar da Oficina de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos. Atividade aconteceu na Amcepar e contou com a participação de diversas instituições: IAPAR, Prefeituras de Teixeira Soares, Cerro Azul, Mallet e Guamiranga, Colégio Florestal, IFPR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rebouças, Associação Coragem, CEDEJOR e Fundação Terra. Por iniciativa dos participantes, em agosto o grupo se reunirá para fortalecer a rede de captadores de recursos na região.


  

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estréia do documentário Quem se Importa acontecerá em Londrina


O Movimento Nós Podemos Londrina em parceria com alguns integrantes do Movimento Oásis está organizando a estreia do documentário Quem se Importa, o evento acontecerá no dia 1º de junho, no Cine Com-Tour, Avenida Tiradentes 1241, Londrina. E contará com a presença da diretora do projeto Doutores da Alegria, Mara Mourão.
Quem se Importa é um longa metragem sobre empreendedores sociais no Brasil e ao redor do mundo. Pessoas brilhantes, que criaram, cada qual, uma organização inovadora capaz de não só mudar a sociedade ao seu redor, mas também causar impacto social suficiente para que estas idéias possam virar políticas públicas aplicadas em várias partes do mundo. Um filme que, através de cada um de seus personagens, vasculha o mundo atrás de pessoas magníficas que oferecem simples soluções para as mais graves questões que nos afetam profundamente. A obra conta com grandes nomes internacionais do empreendedorismo social, como Muhammad Yunus (Nobel Paz 2006), Bill Drayton, Mary Gordon, entre outros. Todo mundo pode mudar o mundo.

Para maiores informações confira a fanpage do Facebook: http://www.facebook.com/QuemSeImportaLondrina

Nós Podemos São Jerônimo da Serra promove palestra educativa


Foi realizado no dia 18 de maio em São Jerônimo da Serra uma palestra sobre o combate á  exploração sexual contra crianças e adolescentes em apoio ao Movimento Faça Bonito. O evento foi realizado no CRAS e contou com o apoio da Prefeitura Municipal e das escolas da cidade.  A palestra que foi ministrada pela Professora Rafaela Cristini Merli, abordou os diversos tipos de violência e as consequências da mesma. Entre os participantes estavam presentes assistentes sociais, psicólogas, pedagogas e professoras do município. Os participantes se emocionaram ao ouvir o relato da professora que fez um depoimento sobre a sua vivência em projeto sócio educativo voltado ao resgate de valores e elevação da autoestima de jovens e adolescentes atendidos por uma rede do município de Londrina. Ao final do encontro os presentes se mostraram interessados e satisfeitos com o debate. Esta oficina é uma das ações programadas pela iniciativa Nós Podemos São Jerônimo da Serra em parceria com o SESI Londrina.



Nós Podemos Faxinal da Boa Vista realiza ação para gestantes



O Movimento Nós Podemos Faxinal da Boa Vista, localidade do interior de Turvo, realizou no dia 22 de maio (terça-feira), uma ação para as gestantes da região. O evento teve uma palestra com uma profissional de enfermagem, abordando temas da saúde da mãe e do bebê.

IV Encontro A Saúde da Mulher no Ciclo da Vida: Humanização do parto

Será realizado no dia 28 de maio (segunda-feira) o IV Encontro A Saúde da Mulher no Ciclo da Vida: humanização do parto. O evento será das 14h ás 18h, na Rua Benjamin Constant, 800, na cidade de Londrina.
O encontro que conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Comissão da Saúde da Mulher irá trazer à debate questões que envolvem a assistência para a mulher gestante, com destaque para temas como o acompanhamento obstetrício respeitoso e a humanização do parto.
O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28 de maio) será marcado por ações em prol da discussão e construção de conhecimentos, que contribuam para uma melhoria da saúde das gestantes,  o  Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 5.
Confira a programação!


IV Encontro de Agentes de Leitura da Educação de Jovens e Adultos




O Núcleo Regional de Educação do Cajuru(NRE-CJ) realizará no dia 21 de junho o IV Encontro de Agentes de Leitura da Educação de Jovens e Adultos. Nesta ocasião, algumas das ações em prol dos ODM serão apresentadas.
Horário: A partir das 18:30
Local: Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag
Endereço: Rua Pedro Bochino, S/N – Vila Oficinas – Telefone: (41) 3361 23 32
Mais informações: (41)3266 1080

terça-feira, 22 de maio de 2012

Campanha ARMA NÃO É BRINQUEDO




A Lei 9.188/2003 proíbe no município de Londrina a venda de armas de brinquedo. E existe uma articulação nacional para discutir no congresso uma Lei Federal que venha proibir no pais - a fabricação - a importação e - a venda de armas de brinquedo no Brasil. A campanha sintoniza com o tema social da copa de 2014 que é Por Um Mundo Sem Armas, Sem Drogas, Sem Violência, Sem Racismo.
Em novembro de 2011, animados pelo compromisso de disseminar a cultura de paz na cidade, 16 empresários receberam, da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina, o selo Arma não é brinquedo... Dê abraços. Os lojistas que representam 23 pontos comerciais instalados em diferentes regiões da cidade e aderiram à campanha de combate à venda de armas de brinquedo pelo comércio local, receberam uma peça em acrílico e um CD com a logomarca alusiva ao selo que é utilizada na publicidade da empresa certificada.
A campanha quer novas adesões de lojistas e dos educadores (pais, avós, professores, pessoas engajadas em prol da Cultura da Paz) e para isto foram produzidas pela agência de publicidade PROMIDIA com colaboração do STUDIO V contendo as seguintes peças:


Caso você saiba de algum comércio que precise ser alertado sobre a lei, entre em contato com os fiscais da Prefeitura Municipal de Londrina através do endereço:
http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_rsform&view=rsform&Itemid=1506 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

RECURSOS ERGONÔMICOS: Recomendações e orientações básicas para as gestantes


ESTAS ORIENTAÇÕES DEVEM SER SEGUIDAS E ENTENDIDAS PELA GESTANTE DE FORMA ADAPTÁVEL E GRADUAL, MODULANDO TEMPO E FORÇA ÀS CONDIÇÕES INDIVIDUAIS RESPEITANDO A IDADE GESTACIONAL.


Planejamento familiar, acompanhamento pré-natal, melhoria dos serviços de saúde e a presença de profissionais qualificados na hora do parto são fatores importantes para a redução da mortalidade materna. Por outro lado a gestante precisa de cuidados específicos que garanta o seu bem estar e a promoção integral da saúde das mulheres em idade reprodutiva. As grávidas necessitam do equilíbrio funcional ideal para que as atividades da vida diária, tanto profissionais quanto domésticas propiciem um máximo de conforto, segurança e desempenho eficientes. Hábitos e posturas potencializam a realização de atividades cotidianas e são importantes para o corpo durante a gestação e na orientação e colaboração e dos familiares e companheiros.
A gravidez envolve extensas modificações em todo o corpo e a medida que o útero aumenta de tamanho, o centro da gravidade da mulher tende a alterar-se, forçando-a a adaptar-se. Muitas adotam posturas incorretas, impondo à coluna vertebral e às articulações um esforço desnecessário.
Nesta fase, além de tomar consciência do próprio corpo e reeducar sua postura, a gestante deverá fazer exercícios regularmente, integrando-os à sua vida diária. Assim estará desenvolvendo autoconfiança - tanto emocional quanto física - suportando as dores ou mal-estares, e assim estará preparada tanto para o parto quanto para o puerpério.

QUAL A POSTURA CORRETA NA GESTAÇÃO?
Levantar da cama: antes de levantar-se, mexer as mãos e pés com movimentos circulares para lubrificar estas articulações, preparando-as para o movimento. Virar-se de lado e apoiar o tronco sobre o cotovelo, levando as pernas para fora da cama. Evitar levantar flexionando o tronco para frente, pois esta posição promove um afastamento dos músculos reto abdominais, prejudicando a sustentação dos órgãos abdominais e sua ação durante o período expulsivo.
Dormir: utilizar travesseiro que preencha o espaço entre a cabeça e os ombros e outro entre as pernas. Preferencialmente utilizando um posicionamento para o lado esquerdo, pois esta posição permite um relaxamento dos músculos das costas, diminuindo a compressão dos discos intervertebrais e facilita a circulação do sangue, principalmente a útero-placentária.
Deitar: sentar na beira da cama, apoiar o tronco sobre o cotovelo, girando de costas, colocando as pernas sobre a cama. Para levantar, utilizar o processo inverso.
Sentar: para sentar-se a cadeira deverá ter encosto e braço de apoio, apoiando bem as costas, sentando-se sobre as nádegas, permitindo aos joelhos relaxar em ângulo reto, e aos pés, descansar no chão. Permanecendo muito tempo nesta posição, estimular a circulação batendo os pés nos chão alternadamente.
Relaxar: é importante que a grávida repouse em sua cama uma hora, diariamente, colocando os pés para cima, pois ajudará a circulação em todo o corpo. Procure empurrar repetidamente os pés contra a guarda da cama, alongando a musculatura posterior das pernas o que fará com que ative a circulação. Isso deve ser feito com todo o cuidado e devagar,
Ficar em pé: ao ficar em pé, a grávida deve deslocar o peso do corpo para a parte anterior dos pés, evitando sobrecarregar os calcanhares; para se posicionar desta forma, basta fletir ligeiramente os joelhos, contraindo as nádegas.


ATIVIDADES DO DIA A DIA
Inúmeras lesões podem ser evitadas com a adoção de posturas corretas, nas atividades do dia-a-dia. Procure manter a postura ereta ao esfregar o chão; passar, torcer e estender roupa, bater bolo; lustrar móveis; fazer tricô. Para levantar objetos de peso evite dobrar o corpo. Dobre os joelhos e abaixe-se lentamente, mantendo o tronco ereto e apanhe o objeto. Levante-se lentamente mantendo o tronco ereto e conserve o objeto junto ao corpo
Caminhar: para realizar esta atividade a grávida deve estar usando sapatos adequados: confortáveis, de salto baixo e nivelados. O pé que está na frente deve tocar o chão primeiro com o calcanhar e os dedos voltados para cima; depois coloque o peso sobre esse pé e impulsione com os dedos, erguendo o outro que está atrás, que também deverá dobrar-se no tornozelo.
Dirigir: evitar extensão de braços e pernas mantendo-os semiflexionados, aproximar o banco da direção, sem comprimir o abdomêm. Utilizar o cinto de segurança com a tira inferior abaixo do abdomêm e superior entre as mamas.
Levantar objetos: dobrar os joelhos, abrir as pernas, encaixar a barriga entre elas. A força deve incidir sobre os músculos das pernas e não sobrecarregando a musculatura da coluna lombar.
Limpar paredes: manter a postura (ficar em pé) e fazer movimentos laterais e verticais amplos com os braços; associando a respiração, fortalecerá a musculatura dos membros superiores e peitoral, que sustenta as mamas.
Varrer: procurar vassouras e rodos de cabos mais longos para não se curvar durante a limpeza. Evitar torcer o tronco, empurrando o lixo para a frente do corpo. Estofar e engrossar o cabo facilitando a preensão.


COMO EU POSSO AJUDAR
PARA MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES PODEMOS CONTRIBUIR
INCENTIVAR A UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS E PROGRAMAS VOLTADOS PARA O ATENDIMENTO À MULHER, ORIENTAR AS ADOLESCENTES E PREVENIR AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS.
PROCURAR O CENTRO DE SAÚDE AOS PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ E REALIZAR E INCENTIVAR O ACOMPANHAMENTO PRÉ NATAL.
CONHECER OS CUIDADOS BÁSICOS, AS MUDANÇAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS E AS TRANSFORMAÇÕES NO CORPO DA MULHER.

DESAFIO DO PLANETA

A maior reunião de chefes de Estado e governos, que aconteceu na sede das Nações Unidas em 2000, resultou na aprovação da Declaração do Milênio, um documento que deu origem aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e reúne as várias metas para que todos os países participantes, inclusive o Brasil, se comprometeram em cumprir até 2015.
Mortalidade Materna é a morte decorrente de complicações na gestação, geradas pelo aborto, parto ou puerpério (42 dias após o parto). Muitas mortes podem ser evitadas se estimularmos a realização do pré-natal, consultas médicas, assistência ao parto e os devidos cuidados que garantem uma gestação saudável.
No Brasil o desafio para melhoramos à saúde materna e a taxa de mortalidade é aumentar o número de partos assistidos por profissionais de saúde e a redução de crianças nascidas de mães adolescentes. Avanços foram obtidos e uma importante ferramenta é valorizarmos a educação e estrutura familiar por questões psicológicas, fisiológicas ocasionadas pela maternidade precoce.
Para isso precisamos dispor de serviços que garantam às gestantes o atendimento especializado e humanizado, a assistência e orientações necessárias, a saúde sexual e reprodutiva e o controle de câncer de mama e colo do útero, aumentando a possibilidade de gestação e parto seguro, prevenindo assim a saúde do bebê da mãe.

TODOS JUNTOS em ações conjuntas para enfrentar as adversidades e melhorar as condições de vida da população, PENSANDO EM UM MUNDO MELHOR PARA SE VIVER.

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA
SESI PARANÁ – UNIDADE ARAPONGAS
Av Maracanã, nº 3260, Tel (43) 3275 8767, CEP 086.705.280
Realização:
LAZER ATIVO
NÓS PODEMOS PARANÁ

Ação de Prevenção em Maringá

Foi realizado dia 11 de maio em Maringá, uma palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência, o evento aconteceu no Colégio Estadual Rodrigues Alves, para os alunos do ensino médio. Essa ação se deu em prol do ODM 5 (Melhorar a saúde das gestantes).
Os palestrantes  foram a enfermeira Ana Paula Sanches Hayakawa e o farmacêutico Neviton Rogério Sanches,  os dois são colaboradores da UBS do bairro da Morangueira. E ministraram para os adolescentes sobre os métodos anticoncepcionais, o uso da camisinha e quais as consequências que o não uso dos mesmos pode acarretar. No encerramento da palestra, foram distribuidas camisinhas e folders para os alunos.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Em Campo Mourão acadêmicos orientam sobre a reciclagem




 A turma do 1°ano do curso de Turismo e Meio Ambiente da Unespar/ Fecilcam, desenvolveu uma ação importante na disciplina de Educação Ambiental, no dia 09 de maio. Eles foram até o Jardim Araucária,bairro de Campo Mourão, acompanhados pela professora Ana Maria Ortiz, onde passaram de casa em casa e no comércio local distribuindo panfletos aos moradores e orientando sobre a importância de se fazer a coleta seletiva do lixo. A atividade teve apoio da Seleta, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade.
A professora Ana Maria conta que a proposta da disciplina é desenvolver outras ações como essa em defesa do meio ambiente : "Os estudantes entregaram panfletos confeccionados pela Seleta, com várias informações, dias e horários destinados para a coleta seletiva. A proposta do curso e da faculdade é manter essa integração entre a comunidade e Fecilcam, mostrando que o aluno do curso tem um papel importante nessa conscientização à preservação do meio ambiente", explicou a professora.
Com base em levantamentos da empresa Seleta, ela constata que os mourãoenses ainda separam pouco o lixo reciclável do orgânico. “Por incrível que pareça, nos bairros da periferia, onde a população aparentemente tem menos condição social e menos estudo, a reciclagem está sendo feita com mais freqüência. Já nos bairros e centro, onde o pessoal possui um nível de escolaridade melhor e um nível socioeconômico um pouco melhor, a reciclagem não tem acontecido como deveria”, afirma Ana.


                                                                                          

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Em Cianorte Instituto Morena Rosa realiza ação em prol do ODM 5





O Instituto Morena Rosa, participante do Movimento Nós Podemos Maringá, realizou no último sábado, 5 de maio, um curso para gestantes.
O evento aconteceu no auditório da central administrativa do GMR participações S.A.  (Grupo Mantenedor do Instituto Morena Rosa), em Cianorte, com o objetivo de comemorar o dia das mães, trazendo informações importantes para as gestantes colaboradoras do GMR e também gestantes da comunidade, vinculadas à APMIF de Cianorte.
  A comemoração começou com as boas-vindas da psicóloga Jaqueline Comar, do IMR, que comentou sobre a importância da busca de informações, como forma de amenizar a ansiedade desta fase tão importante e intensa na vida da mulher: "Durante a gestação, é natural a presença de oscilações, medos e fantasias, inclusive por ser uma fase de extrema mudança na vida da mulher, inclusive o papel perante a família e a sociedade quando se torna mãe. O stress é um fator muito comum, pois além das inúmeras funções que a mulher já desempenha em seu dia-a-dia, assume agora também a maternidade. Portanto, além da saúde física na gestação, deve-se dar atenção à saúde emocional, garantindo uma gestação integralmente equilibrada", explica Jaqueline. 
O evento contou também com as informações de outros profissionais da saúde, como a  dentista Juliana Craveiro, a nutricionista Tarlis Faé, a enfermeira Franciele Rodrigues Dias e o educador físico Lucas Tiago Soares.
O encontro foi encerrado com sorteio de vários brindes do GMR e outros doados por parceiros desse evento, todas as mães foram presenteadas.




terça-feira, 8 de maio de 2012

Reunião em Faxinal da Boa Vista alinha ações para a comunidade

Aconteceu no dia 24 de abril, no Centro Comunitário Ibema, no distrito de Turvo, Faxinal da Boa Vista, uma reunião para o alinhamento de ações e projetos para o mês de maio.
Os participantes planejaram uma ação com as gestantes da localidade que será realizada no dia 09 de maio. Nessa atividade uma enfermeira repassará informações relacionadas a saúde da gestante e do bebê.
Além deste evento foi agendada para o dia 28 de maio uma palestra com o grupo da terceira idade sobre segurança doméstica, ministrada pelo técnico de segurança da empresa IBEMA.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Educação Infantil SESI Arapongas

Em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

As 8 turmas de Educação Infantil do SESI Arapongas estão desenvolvendo ações em prol dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, cada turma adotou um Objetivo de Desenvolvimento do Milênio como temática dos projetos que estão tendo inicio neste mês de maio. O objetivo desse trabalho é o de vincular os ODM nas ações pedagógicas dos projetos.