8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sicredi União PR divulga ODM 3 e 8

A Sicredi União PR, participante do núcleo Nós Podemos Maringá esteve trabalhando esse mês de janeiro com os ODM 3 e 8.

Divulgaram um informativo, com o objetivo de repassar informações aos seus colaboradores sobre a importância do combate à violência contra a mulher e os mecanismos para que essa violência seja combatida e denunciada.

Representantes de vários setores e liderança de Sarandi se reúnem para conhecer o Movimento Nós Podemos Paraná


O encontro aconteceu no último dia 30, na Casa da Cultura, com a presença de representantes da Fiep, Sesi e núcleo Nós Podemos Maringá, com o objetivo de apresentar o Movimento.

A coordenadora do núcleo ODM Maringá, Adriana Pierini, explanou sobre cada ODM exemplificando ações e destacando a importância do Movimento às instituições locais que buscam atuar na melhoria da qualidade de vida para a comunidade local e, consequentemente, dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).


Houve grande interesse por parte do prefeito Luiz Aguiar e dos líderes presentes em dar andamento à implantação do projeto, que deverá ser iniciado com a realização de um Círculo de Diálogo com data a ser definida.


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Oficina de Mobilização de Recursos em Itaperuçu

Com a finalidade de dar continuidade a Oficina de Elaboração de Projetos realizada dia 30 de Novembro de 2012, nesta Segunda, dia 28 de Janeiro, o Nós Podemos Itaperuçu se reencontra, desta vez, para a realização da Oficina de Captação de Recursos. 

A Oficina de Mobilização de Recursos é uma iniciativa do Nós Podemos Paraná que busca promover a reflexão sobre a mobilização de recursos, identificado as características das fontes de financiamento não reembolsáveis e conhecendo estratégias modernas de recursos. "Esperamos que essa oficina seja o meio para desdobrar em uma ação concreta. Precisamos converter o que já fazemos hoje no município em projetos para levantar recursos", disse Bebeto da Missão Aliança.


Estiveram presentes na Oficina membros do Centro de Treinamento Monte Horebe, da Associação Comercial e Empresarial de Itaperuçu (ACEI), Missão Aliança e demais pessoas do Terceiro Setor. Todos firmaram compromisso de dar continuidade às ações no município e o próximo passo é arrecadar fundos para construção de um Espaço Esportivo para as crianças da Cidade. 

Segundo José Disney, membro da ACEI, se faz cada vez mais necessário no município, um grupo de pessoas que envolvam os três setores e que possam fazer a diferença.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mobilização no combate à Hanseníase

Todo último domingo do mês de janeiro comemora-se o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e para lembrar essa data, o Núcleo Regional de Educação da cidade de Cascavel em parceria com outras entidades municipais organizou no dia 25 de janeiro uma mobilização no centro da cidade, onde houve distribuição de guias preventivos.


Vale lembrar que segundo dados da OMS, o Brasil é líder mundial em prevalência desta enfermidade, por isso no ano de 1991 foi assinado pelo governo brasileiro um termo de compromisso mundial que visava a eliminação desta doença até 2010, no entanto a cada ano há mais de 40 mil novos casos. Portanto ações como esta, que alinham-se ao ODM 6 (Combater a Aids, Malária e outras doenças), se fazem necessárias.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cartilha Anti Bullying


O Centro da Juventude do bairro Interlagos na cidade de Cascavel, durante as duas últimas semanas do mês de Janeiro, irá trabalhar com a divulgação de uma cartilha anti bullying online com os adolescentes e crianças que frequentam o local. A cartilha, em forma de revista em quadrinhos, contém informações de quais são tipos de bullying, como a criança ou adolescente agredido deve comunicar a direção escolar e também qual o perfil do agressor.

Será feita a leitura da cartilha e então serão aplicadas atividades com foco na importância do combate a esse tipo de violência. 

Essa ação contribui para o alcance do ODM 8 (Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento).

Secretarias discutem ações para o combate às drogas em Campo Largo


Em alusão ao ODM 8 – “Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”; neste mês de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Largo promoveu um encontro com a Secretaria de Política sobre Drogas e Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul. O propósito principal do encontro foi a busca de parceria entre as secretarias municipais com a Secretaria de Educação para uma atuação conjunta em encontros, discussões, orientações, capacitações, encaminhamentos para todos os professores, funcionários e alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O encontro segue orientação da Prefeitura, no sentido de mobilizar todo o secretariado na articulação de ações de combate ao uso de drogas. 

A Secretaria Municipal de Política Sobre Drogas, realizou também, no auditório da prefeitura, uma reunião com pastores e lideranças das igrejas evangélicas de Campo Largo. O evento integra o objetivo da secretaria em formatar a rede de prevenção às drogas, envolvendo vários segmentos da sociedade. Na próxima semana o encontro será com padres e lideranças da Igreja Católica e, na sequencia, demais segmentos como ONGs, Associações de Moradores, entre outros. Por meio da Secretaria, o Poder Executivo apresenta e disponibiliza recursos para que a comunidade conheça e tenha acesso a ferramentas importantes relacionadas ao tema, favorecendo a implementação a política municipal sobre drogas. Campo Largo é a terceira cidade do Paraná em consumo de drogas. O objetivo, conforme o secretário Carlos Weber, é mudar este panorama. Participaram do encontro cerca de 80 pessoas, entre pastores e lideranças evangélicas. 

Todos os dias, em locais diferentes, a equipe da Secretaria de Política sobre Drogas de Campo Largo se reúne para discutir as ações do dia e, principalmente, para que cada membro conheça o trabalho e experiência dos demais. “Queremos um trabalho novo, sem referência, mas as vivências anteriores não podem ser esquecidas”, explica o secretário Carlos Augusto Weber. A primeira ação da Secretaria será dirigida às escolas, devendo ser incluída na Semana Pedagógica da Rede Pública. A proposta é motivar os professores para que adotem essa ideia e para que o tema drogas, com vistas à repreensão, possa ser abordado em cada disciplina, seja em historia, matemática ou geografia.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Nós Podemos participa de projeto antidrogas em Paranaguá


Na unidade Sesi/Senai Paranaguá, foi realizada nesta segunda-feira (21) a reunião para o 
desenvolvimento do Projeto Antidrogas e Bebidas Alcoólicas com o Colégio Sesi em parceria com instituições municipais, estaduais, ongs e projetos, entre eles, o Movimento Nós Podemos no município.Para abertura do encontro foram feitas as apresentações dos presentes destacando a todos as suas específicas funções e o que cada um poderá contribuir para o crescimento efetivo do projeto.


Neste contexto, o coordenador do Colégio Sesi, Marco Antonio da Silva, articulou com os participantes as principais delimitações que o projeto terá que desenvolver e quais linhas sócias deverão atuar. Após apresentação foram apresentadas hipóteses que fomentam o crescimento do projeto como saúde familiar, direitos da criança e adolescente, valorização social e, principalmente, a participação do projeto em ações paralelas tornando os alunos os principais protagonistas dessa caminhada em busca da qualidade de vida e respeito à diversidade humana. 

Foi definida a próxima reunião para o mês de fevereiro, fortalecendo cada vez mais a parceria com as instituições já mencionadas para a articulação e capacitação dos alunos do Colégio Sesi no processo de atuação do Projeto Antidrogas e, principalmente, trabalhar em prol da principal obrigatoriedade que todos devem ter, ou seja, a qualidade de viver. 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O Instituto Não Violência e os ODM

O Instituto de Educação para Não Violência (NV) é uma Organização Não Governamental que atua com a missão de desenvolver e fortalecer uma cultura de não-violência por intermédio das escolas. O Não Violência promove ações de caráter educativo e preventivo em escolas da rede pública de ensino desde 1998. 

Com o objetivo de tornar a educação para a não-violência uma das prioridades da escola, formar profissionais das escolas e pais para trabalharem os valores de não-violência junto aos jovens e oportunizar que os jovens sejam protagonistas no processo de fortalecimento de uma cultura de paz; o Não Violência tem trabalhado na busca de algumas soluções, como por exemplo:

- Investir na melhoria da relação professor-aluno;
- Priorizar a formação continuada de educadores como agentes multiplicadores;
- Fortalecer atitudes que expressem valores como o respeito e a ética por parte dos educadores, a fim de que sejam exemplo e inspiração aos seus educandos.

Seguindo tais princípios, o NV tem aprimorado sua metodologia ao longo destes 13 anos de trabalho e espera estar contribuindo diariamente na busca de relações mais pacíficas, lembrando as palavras de Gandhi: ‘Não há caminho para a paz, a paz é o caminho’.

Programas Desenvolvidos

Escola que faz pela paz
Ciclo de Palestra
Fortalecendo Lideranças
Roda de Diálogo
Vamos Combinar?
Conversar para Resolver
Desenvolvimento Moral da Criança
Pratique a Paz
Tribos da Paz
Fábrica da Paz


O NV e os ODM

O Instituto Não Violência auxilia no alcance dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e é reconhecido por meio do Selo ODM concedido em Agosto/2012 e com sua participação na Mostra de Projetos de Curitiba em Novembro/2012 na apresentação do Projeto Escola que Faz pela Paz.