8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Celebração ao Dia das Mães

Em celebração ao Dia das Mães, comemorado no dia 12 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou um dia de beleza para as mães que fazem parte do CRAS, unidade do bairro Xarquinho. A ação aconteceu durante toda a terça-feira (07).

O objetivo da ação é de melhorar a autoestima, a convivência e comemorar o Dia das Mães. Foram convidadas 60 mães e todas compareceram, foi um dia divertido, alegre e cheio de mulheres que tiveram sua beleza renovada. Além disso, cortes de cabelo, escovação e penteados foram os serviços prestados para as mães.







29 de Maio – Dia Mundial do Desafio.

Nesta quarta feira (29) a Unidade Sesi / Senai Paranaguá juntamente com alunos, professores e colaboradores do sistema, praticaram atividades físicas durante 15 minutos disseminando a importância da qualidade de vida e a valorização das praticas laborais em conjunto com os Objetivos do Milênio (ODM).

As praticas foram dirigidas pela Professora Danielle Ferreira de Lima especialista na área de educação, na qual fomentou o desafio articulando e desenvolvendo series de exercícios básicos, mas com grande valor para a saúde.

Dessa forma, a importância desse dia é conscientizar as pessoas a praticarem exercícios físicos no mínimo 15 minutos diários, valorizando a integridade física para uma vida mais saudável.

terça-feira, 28 de maio de 2013

28 de Maio – Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.


O Movimento Nós Podemos Paranaguá em conjunto com o Grupo de Apoio do Aleitamento (GPAM) estão realizando uma mobilização, em prol do Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna no Hospital Regional do Litoral, atuando de forma eficaz e viabilizando a importância desta ação em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Dessa forma, o evento está proporcionando para todos que passarem pelo local, pirulitos em forma de coração com cartões personalizados, orientações sendo realizadas pelo médico ginecologista e obstetra Dr. Falcão juntamente com a coordenadora e fonoaudióloga Ariane Schadeck Sampaio, destacando a importância e valorização da saúde materna para todas as mulheres. Dentro desse aspecto, as divulgações do evento estão sendo feitas por faixas, entrevista com o veículo de comunicação local e bexigas espalhas por toda unidade hospitalar nas cores brancas e rosas simbolizando a importância desta data para toda a sociedade. 


Dentro dessas questões, os assuntos que estão sendo abordado para a realização do evento são: Prevenção da gravidez na adolescência; orientações às gestantes sobre o pré-natal; gestação de alto risco; estímulo ao uso de métodos contraceptivos; palestras sobre a importância da qualidade no pré-natal; iniciativas que valorizem a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos na gravidez; aulas de shantala para as gestantes; palestras para abordar as vantagens do parto normal e do parto cirúrgico (cesárea); importância do planejamento familiar; palestras sobre bem estar, com psicólogos, para gestantes; palestras sobre a idade adequada (biológica) para ser mãe e iniciativas para a criação de grupo de doulas no município para apoiar as gestantes. 

Portanto, essa iniciativa está sendo realizada a fim de contribuir com informações e apontamentos fundamentais para toda a comunidade, em função de valorizar a vida materna e prevenir as consequências de uma gravidez fora de hora. 


Unidade Sesi Cascavel homenageia mães

No dia 10 de maio, a unidade Sesi de Cascavel teve uma tarde voltada para as mamães, onde elas foram homenageadas com canções pelos alunos do Colégio Sesi e depois assistiram uma palestra sobre relação mãe e filho ministrada pelo psicologo e professor da Anhanguera Educacional, Vinicius Siqueira. No término da palestra as mamães puderam desfrutar de um café e também de dicas de maquiagem com as profissional da Mary Kay.











Nós Podemos Maringá realiza reunião itinerante na Cocamar


No último dia 23, o núcleo Nós Podemos Maringá realizou mais uma reunião itinerante, dessa vez a instituição anfitriã foi a Cocamar.

Durante a reunião, a Cocamar fez uma apresentação dos seus projetos, sendo um deles o projeto Reciclando, que objetiva o recolhimento de embalagens recicláveis através da parceria da Cocamar com a Secretaria Municipal de Educação das cidades onde a cooperativa atua. O projeto gira em torno da retirada de embalagens Tetra Pak e PET para o favorecimento do meio ambiente e o seu retorno vai para a cadeia produtiva através de ações das crianças dos cinco primeiros anos do ensino fundamental das escolas municipais. Em seu primeiro ano mais de 72.000 embalagens foram retiradas do meio ambiente. Assim, a sustentabilidade, um dos pilares da Cocamar, é garantida e transmitida aos alunos como valor, postura de vida, cidadania e cooperação.


Além disso, teve também a apresentação do CAP's de Loanda com o projeto Amigos da Mãe, que consiste em identificar as gestantes em situação de risco psíquico, com o objetivo de prevenir transtornos mentais nas gestantes puérperas e nos bebês.

A coordenadora do movimento, Adriana Pierini, também mostrou o Termo de Adesão ao Movimento, que será assinado pelas instituições, com o objetivo das instituições que aderem o movimento e participam de projetos e ações se comprometam à realizar a divulgação, disseminação e outras atividades relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Movimento de Mulheres de Guarapuava realiza conversa com gestantes

No dia 19 de maio, o Movimento de Mulheres da Primavera, realizou em Guarapuava uma conversa com futuras mamães da cidade. Os temas abordados foram "Pré-Natal e Procedimentos de Pré-Parto". Durante a conversa também foram repassadas às gestantes informações sobre a redução dos índices de mortalidade materna na cidade e que os casos de falecimentos de mães decorrem de problemas relacionados à gravidez, no parto ou ocorridos até 42 dias depois do nascimento. 


Além disso, as mães também tiveram conhecimento de que em Guarapuava há uma “Rede de atenção” configurada para atender as gestantes, cujas estruturas estão voltadas ao trabalho sincronizado. A cidade possui diferentes pontos de atendimento fazendo a detecção precoce, o acompanhamento pré-natal, os serviços laboratoriais, os serviços de apoio e diagnóstico como ecografias, além da atenção nos hospitais. Para isso são mobilizados diferentes profissionais. Não é só o médico, mas também o enfermeiro, o psicólogo e o nutricionista. Essa ação contribuiu para o alcance do ODM 5.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Guarapuava realiza " Tarde das Gestantes" para futuras mamães


No dia 08 de maio, o Sesi de Guarapuava em parceria com o Grupo Integrações (empresas Santa Maria, Pérola do Oeste e Farmácias Trajano) realizou a “Tarde das Gestantes”. O evento aconteceu no auditório do Sesc e contou coma presença de mais de 80 gestantes. Durante o evento, as futuras mães participaram de aulas de Yoga e demonstração de exercícios que podem ser praticados pelas gestantes. No intervalo de uma palestra para outra foram realizados sorteios de brindes e no final do evento aconteceu o sorteio de seis meses de fraldas gratuitas para duas das gestantes presentes, e ainda um berço para uma futura mamãe. Cada gestante recebeu também um kit com produtos para uso dos bebês. A ação contribuiu para o alcance do ODM 5.





Maringá Park realiza projeto para beneficiar grávidas do Lar Preservação da Vida


O Maringá Park Shopping Center está realizando o projeto Amigo Solidário. E desta vez, acontecerá no mês das mães, onde serão atendidas as gestantes do Lar Preservação da Vida. Qualquer pessoas pode "adotar" uma mãe e um filho para presentear até o dia 30 de maio.


A recomendação é que sejam doados loções hidratantes e óleo corporal para as gestantes, e produtos de higiene para os bebes além de chupetas, mamadeiras e roupas tanto para as gestantes quanto para as crianças. Para contribuir com o projeto, é preciso apenas levar as doações no balcão que está instalado no primeiro piso do Maringá Park.

As doações serão entregues no dia 31, durante um evento especial, que terá sessão de cinema no shopping e café da manhã. O Lar Preservação da Vida atende atualmente quinze gestantes e seus filhos com até 6 anos. Além de abrigar crianças sob proteção até a decisão judicial (estas crianças são encaminhadas para famílias voluntárias cadastradas). A entidade tem 26 anos e fica na rua Pioneiro Alberto Biazzon, 637, Vila Marumbi.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Festa do "Dia do Trabalhador" é realizada em Paranaguá com apoio do Senai

No dia 4 de Maio foi comemorada a festa do “Dia do Trabalhador” na praça de eventos 29 de Julho em Paranaguá, participaram diversas entidades prestadoras de serviços da cidade que contribuem para o reconhecimento e valorização dos trabalhadores que tanto colaboram para o crescimento das organizações.

Dessa forma, o Movimento Nós Podemos Paranaguá evidenciou a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai com os serviços do Pronatec, que proporciona cursos profissionalizantes gratuitos para alunos de ensino médio, de escolas públicas, solicitantes do seguro-desemprego e beneficiários do Bolsa Família. Dentro desses aspectos, são mais de 240 vagas para os Cursos de Qualificação Profissional, tais como: eletricista industrial e residencial, caldeireiro, montador de andaimes, pedreiro e soldador. Lembrando que estes cursos são realizados no período da manhã ou de tarde e as inscrições podem ser feitas através da Secretaria Municipal do Trabalho (Sentra). 


No dia do evento, os representantes da Secretaria do Trabalho e interlocutores do Pronatec da Unidade Senai, Josemar do Brasil e Marcos Matoso, juntos do articulador do Nós Podemos Paraná, João Frederico Souza, atenderam mais de 40 pessoas. 

Para complemento das ações no evento, foi feito divulgações nos veículos de comunicação local, a fim de estender a importância dessas qualificações para o mercado de trabalho. 

Portanto, esses objetivos são voltados para o crescimento populacional, com ênfase no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida da sociedade, a fim de contribuirmos com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM. 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Aconteceu atividades de Reciclagem e Meio Ambiente em Paiçandu



No dia 09 de maio foram realizadas atividades em prol do ODM 7 e 8 na Escola Professora Maria Aparecida Lacal, em Paiçandu.



As crianças assistiram à um vídeo da Turma da Mônica que explica de uma forma lúdica sobre os 3 R's e depois fizeram atividades em grupo de colagem, um mosaico com figuras que representam o meio ambiente. Além de diversão foram momentos de aprendizagem.




                                                                                             

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Instituto GRPCOM lança o projeto "Serviços e Cidadania" em Cascavel

O projeto "Serviços e Cidadania", foi lançado em Cascavel no dia 26 de abril. O evento aconteceu no Hotel Deville Express. Estiveram presentes em média quarenta empresários, representantes de instituições de ensino superior e de entidades de classe, além de presidentes e coordenadores das principais organizações sociais do oeste do estado. O representante prestigiaram o café da manhã oferecidos pela equipe do Instituto GRPCOM, que teve apoio da RPC TV local.

Para os potenciais parceiros que estiveram presentes, as apresentações do "Serviços e Cidadania" se mostraram satisfatórias. Eles entenderam a proposta do projeto e a viabilidade de direcionar seu investimento social a partir dos serviços que podem prestar às ONG's. “Queremos estar juntos com vocês, até porque já estamos habituados a fazer esse trabalho de apoio aos projetos sociais”, comentou Domingos Pascoal, sócio-proprietário da Dopps Comunicação, de Cascavel.


Andreia Becker, da Fundação Waldyr Becker, de Toledo, conta que o lançamento do projeto em Cascavel ajudou a vislumbrar as necessidades em praticamente todas as áreas, especialmente no que diz respeito no planejamento, para que o trabalho que desenvolvem há 8 anos continue crescendo. “Vamos querer solicitar todos os serviços!”, entusiasmou-se.

O "Serviços e Cidadania" funciona como um canal de serviços gratuitos destinados a aprimorar a gestão e promover a sustentabilidade das organizações do terceiro setor. Em Curitiba, o projeto já está consolidado e em operação desde 2010. Esse projeto, trabalho para o alcance do ODM 8.




terça-feira, 7 de maio de 2013

Nós Podemos Maringá em sua primeira reunião itinerante


No dia 25 de abril, o núcleo Nós Podemos Maringá se reuniu no Sicoob para sua primeira reunião itinerante.

Foram momentos produtivos, onde obtivemos informações dos projetos do Instituto Sicoob e Instituto GRPCOM. Além de produtivo, foram momentos preciosos de troca de informações e experiências.

1º encontro regional da Agenda 21 no movimento social

O Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná promoveu na manhã desta terça-feira (7), no auditório Tribunal do Júri da Universidade Paranaense (Unipar), em Cascavel, o 1º encontro regional Agenda 21 no movimento social. O objetivo do encontro é reforçar a participação do terceiro setor nos processos da Agenda 21. 

O evento será voltado aos dirigentes e militantes de organizações não governamentais, movimentos sociais, sindicatos e demais instituições do terceiro setor. Os participantes receberão materiais multimídia para consolidar a Agenda 21 em seus locais de trabalho, além de uma lista com 25 propostas que podem ser implementadas localmente.

A Agenda 21 é o principal documento da Rio 92 - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano. O documento foi assinado por 179 países.