8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Colégio de Guarapuava faz doações para entidade de assistência social

No dia 15 de julho, o Colégio Guairacá de Guarapuava fez a entrega de alimentos perecíveis e agasalhos para o Centro de Nutrição Renascer. Os mantimentos foram arrecadados durante as gincanas da Festa Julina e doados para essa entidade de assistência social que realiza atendimento, orientação e apoio sócio familiar a crianças cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo da campanha de arrecadação foi despertar em todos a solidariedade, o que demonstra também, a preocupação que a instituição tem de atender a sociedade através de atividades e projetos de cunho social. Essa é mais uma forma de trabalhar a conscientização dos alunos em relação a responsabilidade social e ajudar a acabar com a fome e a miséria. Essa ação contribui para o alcance do ODM 1.


Guarapuava comemora Dia do Agricultor com palestra sobre técnicas de conservação de grãos


Para comemorar o Dia do Agricultor o Sindicato Rural de Guarapuava, realizou no dia 23 de julho uma palestra sobre técnicas de conservação de grãos e esclareceu dúvidas dos agricultores.

A palestra veio para orientar os produtores em ano de safra recorde de grãos no Brasil, o tema "armazenagem e conservação de grãos" têm demandado maior atenção dos produtores rurais. Altas produções que vão exigir, novamente, muitos cuidados para armazenar a colheita que virá das culturas de inverno.

No evento foram discutidos os principais problemas da armazenagem como: deterioração, insetos e oxidação da estrutura. Além disso, foram tratados temas sobre aeração, termometria e sistemas de exaustão para manter os grãos com padrões de qualidade e segurança alimentar. Essa ação contribui para o alcance do ODM 1 e 7.

Em Maringá, reunião itinerante na Unicesumar


Nesse mês de julho, aconteceu uma reunião itinerante na Unicesumar, com a apresentação de seus projetos. A reunião contou não só com a presença dos participantes do núcleo Nós Podemos Maringá, mas também com a presença do Conselho Municipal de Turismo, com quem estamos em parceria com o Projeto Guardiões da Linda Flor, que consiste na luta por uma Maringá mais limpa e consequentemente mais hospitaleira. Contamos também com a presença do vice- prefeito e vice- reitor da Unicesumar, Claúdio Ferdinando.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sindicato Rural realiza capacitação para produtores rurais


Em comemoração ao Dia do Agricultor, nos dias 04 e 05 de julho, o Sindicato Rural de Guarapuava promoveu uma capacitação para produtores e trabalhadores rurais da região. O objetivo dessa ação é capacitar os interessados em aprender ou aprimorar conhecimentos básicos sobre o cultivo de olerícolas.

A capacitação pretende repassar aos participantes conhecimentos técnicos sobre a implantação de cultivos de olerícolas, baseados nos conceitos atuais de cultura e viabilidade econômica. Essa ação contribui para o alcance do ODM 1 e 7.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Circulo de Diálogo sobre desenvolvimento local e sustentável aconteceu em Mauá da Serra


Em uma parceria com a Secretaria da Educação e com os professores da rede municipal, aconteceu no Centro de Formação em Mauá da Serra, um Círculo de Diálogo que tem como proposta a construção de um sonho coletivo em conjunto com a comunidade em prol do desenvolvimento local. O evento que ocorreu no dia 11 de julho visa contribuir com o ODM 8.


Na oportunidade também foi realizada uma capacitação dos programas da Junior Achievement sobre sustentabilidade e empreendedorismo juvenil, orientado pelo Sesi de Apucarana que serão aplicados aos alunos do 3.º, 4.º e 5.º ano do ensino fundamental e estudantes da educação de jovens e adultos do município.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Unimed Cascavel faz celebração ao Dia do Homem

A Unimed Cascavel sempre atenta aos valores que norteiam a cooperativa, celebrou o dia do homem durante o dia 15 de julho.

Durante este dia, os homens da singular foram recepcionados com café da manhã especial, quick massagem e foi feito também, um sorteio de prêmios. 

"Este dia trouxe descontração aos homens da cooperativa, pois tivemos café da manhã e massagem. Agradeço a atenção e a lembrança em comemorar também este dia", comenta Jeferson Chimanski, colaborador Unimed Cascavel.

Esta data foi incluída no calendário da singular, pois tem como objetivo a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre os gêneros, enfatizando as conquistas e melhorias trazidas por eles em diversos aspectos da sociedade. Esta iniciativa da Unimed de Cascavel contribui para o alcance do ODM 8.

(Fonte: Unimed Cascavel)

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Oficina de Elaboração de Projetos em Itambaracá e Santa Amélia



Nos dias 10 e 11 de julho foram realizadas Oficinas de Elaboração de Projetos ministrada por Priscila Vieira nas cidades de Itambaracá e Santa Amélia. As capacitações foram promovidas pelo programa SESI Sustentabilidade com o objetivo de aprimorar o conhecimento técnico sobre a escrita de projetos, como também contribuir para o ODM 8. 

Durante as atividades foram apresentadas propostas para o desenvolvimento local, envolvimento coletivo e o comprometimento para a melhoria de suas comunidades com ações de promoção a educação, saúde, igualdade, meio ambiente e qualidade de vida. Segundo a articuladora do programa nos municípios, Talita de Sousa, as atividades terão continuidade em uma segunda etapa com um curso sobre Mobilização de Recursos, onde será abordado um conteúdo sobre editais de financiamento de projetos na unidade SESI Bandeirantes.


terça-feira, 16 de julho de 2013

Usina de Açúcar Santa Terezinha, realizou um evento em Iguatemi em prol do ODM 1.




A Usina de Açúcar Santa Terezinha, unidade de Iguatemi em parceria com a subprefeitura de Iguatemi, Supermercado Camilo e a Secretaria da Mulher de Maringá disponibilizaram a população do distrito e região, o Programa Sesi - Cozinha Brasil que tem como objetivo ensinar a população brasileira como se alimentar de forma nutritiva, barata e sem desperdício, transmitindo conhecimentos sobre educação e segurança alimentar, permitindo o aproveitamento integral dos alimentos (utilizando todas as suas partes: polpa, cascas, folhas, talos, ramas), favorecendo o aumento de seu potencial nutritivo e proporcionando à população mais saúde e menos gastos financeiros. O programa conta com unidades móveis modernas e equipadas, e todo conteúdo teórico/prático foi ministrado por nutricionistas.




O evento aconteceu nos dias 03 e 05 de março de 2013, durante esse período foi realizada a modalidade de curso básico de educação alimentar e nutricional, com duração 10 horas/aula com a participação de 78 pessoas que foram capacitadas. 

Os participantes relataram ter gostado muito do programa, “As instalações estavam confortáveis, mesmo com o calor, quanto ao curso foi ótimo, muito bem apresentado, todos pudemos acrescentar mais saúde, sabor e conhecimento às nossas famílias e a nós mesmos.” relatou um dos participantes do curso.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Oficinas técnicas estimulam o empreendedorismo em Tupãssi

Durante a primeira semana do mês de julho, entre os dias 01 à 05, o município de Tupãssi desenvolveu uma ampla programação para lembrar a Semana do Empreendedor, por meio do serviço brasileiro de apoio às micros e pequenas empresas e a sala do empreendedor. Os serviços foram disponibilizados para os pequenos empresários da cidade, entre eles, de consultoria do projeto Negócio a Negócio. 

Trata-se de uma proposta para melhorar a gestão empresarial, com base em diagnósticos e um plano de ação. Também foram realizados cursos, palestras e oficinas.

A primeira atividade ensinou os empreendedores a potencializar as vendas. Depois também houve uma oficina chamada Sei empreender, que mostrou casos de sucessos e insucessos no mundo empresarial e ensinou os participantes a buscar melhores resultados. 

Essa iniciativa desenvolvida pela Sala do Empreendedor da cidade de Tupãssi vem de encontro ao ODM 8.


segunda-feira, 8 de julho de 2013

Oficina de Educação Ambiental é realizada em Santo Antônio do Sudoeste


Em comemoração à semana do meio ambiente em junho, o Sesi Sustentabilidade organizou e realizou diversas ações na região oeste e sudoeste do Paraná. A cidade de Santo Antônio do Sudoeste foi uma que se destacou.

Os integrantes do Programa Pro-jovem participaram da programação da semana do meio ambiente promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em visita ao parque e viveiro municipal com explicação e orientação referente à prevenção aos danos e preservação ambiental ministrada pelos técnicos da referida secretaria.

Como encerramento os adolescentes participaram da Oficina de Educação Ambiental ministrada através de parceria firmada entre Sesi Sustentabilidade e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Sesi Sustentabilidade realiza atividades em Florestópolis




Com o objetivo de promover o desenvolvimento local e sustentável, desde o início de abril deste ano, o Sesi Sustentabilidade tem organizado atividades em Florestópolis. O município tem aproximadamente 12 mil habitantes e se sustenta com as práticas de comércio e serviços, com influência das duas principais indústrias locais: Mondialle, fabricante de aquecedores solares e banheiras de hidromassagem e a Usina Alto Alegre, produtora de açúcar e etanol, que proporciona grande rentabilidade com o corte da cana-de-açúcar.

O município é reconhecido em todo estado por ser o berço da Pastoral da Criança iniciada pela saudosa médica Zilda Arns, exemplo de empreendedorismo social para o Brasil e o mundo.

Até então, o Sesi tem conseguido apoio e informações com a Secretaria da Educação e já conseguiu proporcionar dois eventos: a capacitação "Meu Jeitinho" e "JR Achievement". Além de uma palestra sobre o meio ambiente e desenvolvimento sustentável, contribuindo para uma educação de qualidade e para o alcance do ODM 7.

A capacitação reuniu 83 professores da rede municipal de ensino e abordou temas como a dengue e os 3R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), já a palestra contou com a presença do técnico de meio ambiente, Thiago Pantoja, com a participação de cerca de 400 pessoas.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Shopping Maringá Park realiza ações em julho

O Shopping Maringá Park, participante do Núcleo Nós Podemos Maringá, realizará ações no mês de julho em prol do ODM 2 e 8. Os eventos serão:
PLANTÃO TIRA DÚVIDAS PARA VESTIBULANDOS


Durante os dias 04 à 08 de julho das 14h30 às 16h e das 16h30 às 18h no 3.° piso do Maringá Park. A Rádio MIX FM, Escola AXIA, TIM e Maringá Park organizaram um 'aulão' para tirar dúvidas dos candidatos ao vestibular de inverno 2013, para participar basta inscrever-se gratuitamente na TIM do Maringá Park.
12 À 21 DE JULHO – ESPAÇO FÉRIAS MARINGÁ PARK



Entre os dias 12 e 21 de julho acontecerá o espaço férias, com atividades infantis no terceiro piso do shopping das 14h às 20h. De segunda à sexta serão atividades coordenadas pelo shopping e sábado e domingo aconteceram as Oficinas 4 Kids, entre elas: atividades circenses, psicomotricidade, inteligências múltiplas, aptidão física, expressão corporal e criatividade e improvisação.
16 À 31 DE JULHO - EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS

Já no período de 16 à 31 de julho, haverá uma exposição de artes plásticas no segundo piso do Shopping Maringá Park, onde estará ocorrendo coleta de material reciclável eletrônico.

Nesta exposição SESC Maringá e Shopping Maringá Park pretendem além de incentivar os artistas plásticos a expor suas obras, incentivar e conscientizar a comunidade quanto a produção artístico-artesanal, mostrando ao público a produção de peças decorativas finas com material reaproveitável.


Nesse período, serão expostas peças de Neto Silva, artista plástico maringaense, que estará divulgando sua produção em artes visuais e também demonstrando ao público o produto resultante dessas peças, frente a utilização de muitos materiais dos quais diariamente nos desfazemos.

EXPOSIÇÃO DE MODA – UNICESUMAR

Alunos do curso de Moda do UNICESUMAR demonstram seus trabalhos através da Exposição “A Cultura do Vestir”. Vestindo as bonecas Barbies, os alunos apresentam trajes da moda para diferentes ocasiões e países. De 21 de julho à 03 de agosto no 1.° piso do Maringá Park.

27/07 – CAMPEONATO YOSAKOI SORAN



No dia 27 de julho, o Maringá Park receberá o Campeonato Yosakoi Soran Brasil 2013, promovido pela Associação Yosakoi Soran do Brasil e Agência VQV. Será a 11ª edição do evento de dança. As apresentações iniciarão às 16h na Avenida São Paulo, em frente a porta principal do Maringá Park.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Sensibilização de professores em Jataizinho é feito pelo Sesi Sustentabilidade


Com a intenção de promover o empreendedorismo nas escolas, o Programa Sesi Sustentabilidade realizou em Jataizinho uma sensibilização aos professores do 4.º e 5.º ano do ensino fundamental sobre o programa "Nosso Planeta, Nossa Casa", a iniciativa visa contribuir com a educação ambiental e sustentabilidade, vindo de encontro ao cumprimento dos ODM 2 e 7. 

Durante o encontro também foram apresentadas ações para promover o trabalho em rede, a capacitação de atores locais e a elaboração de um plano integrado de atividades, envolvendo as lideranças do município, além dos projetos oferecidos pelo Sesi Educação.

Empreendedorismo juvenil em Itambaracá, Santa Amélia e Congoinhas

Buscando colaborar com os municípios atendidos pelo Sesi Sustentabilidade, no mês de junho a unidade de Bandeirantes realizou no município de Itambaracá, Santa Amélia e Congoinhas, capacitações dos programas da Junior Achievement para professores da rede municipal para aplicação do Programa "Nosso Planeta, Nossa Casa", disponibilizados para aproximadamente 500 alunos.


O material que tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do Planeta Terra, com sugestões para minimizar o impacto de nossas ações sobre o meio ambiente. Além disso, o programa busca formar verdadeiros multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais. Também em Itambaracá, em parceria com o colégio Estadual Marcílio Dias mais 200 alunos serão beneficiados com os programas: "Vantagens de Permanecer na Escola" de combate a evasão escolar e "Atitude Pelo Planeta" que apresenta e desenvolve conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Esses projetos contribuem para o alcance do ODM 7.

Círculos de Diálogo para uma Cultura de Paz em Faxinal

No último dia 28, aconteceu em Faxinal uma ação de valorização da cultura de paz no Colégio Estadual Olavo Bilac. A iniciativa faz parte do programa Sesi Sustentabilidade que desenvolve ações nos municípios do Paraná com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável em uma parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação. 

Durante as atividades os alunos foram sensibilizados sobre alguns temas do cotidiano escolar como violência, bullying, diversidade e drogas. Os alunos também puderam refletir sobre a participação do jovem na construção de uma sociedade mais justa e quais são as atitudes para um mundo melhor.


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Oficina "Meu jeitinho" em Rancho Alegre


A Escola Municipal Artur Serafim Marques de Rancho Alegre organizou a Semana do Meio Ambiente com diversas atividades de conscientização. Durante a programação, em parceria com o Programa Sesi Sustentabilidade, aconteceu no dia 04 de junho a oficina "Meu jeitinho pelo Planeta" que trabalha temas como desperdício, educação, igualdade, saúde, sustentabilidade e cidadania com crianças do ensino fundamental, além da finalização dos trabalhos realizados pelos professores com os materiais da Junior Achievement – "Nosso Planeta, nossa casa" sobre atitudes sustentáveis. Estas ações contribuíram para o alcance do ODM 8.


Em Maringá, Maringá Park realizou o Projeto Amigo Solidário



Durante todo o mês de junho, o Maringá Park realizou o projeto "Amigo solidário", com uma campanha de agasalho. As doações foram entregue no 1° piso do shopping e beneficiará as pessoas assistidas pelo Albergue Santa Luiza de Marillac. Este projeto contribui com o alcance do ODM 8.