8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Círculo de Diálogo em São Jerônimo da Serra


O Sesi em parceria com a prefeitura de São Jerônimo da Serra, realizou o Círculo de Diálogo no dia 23 de outubro. O círculo foi conduzido pela articuladora Barbara Servulo Herthel, no Salão paroquial da Paróquia de São Jerônimo. O "Círculo de Diálogo” com o tema Visão de Futuro contribui para a elaboração de um plano de ação e de projetos voltados para as prioridades do município. 

Durante a reunião foram apresentados indicadores sociais do município e os ODMs, e logo após, os participantes foram divididos em grupos e estimulados a discutir sonhos e pensar em estratégias para planejar o desenvolvimento local do município, contribuindo para o ODM 8 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Mildred Bueno assume o cargo de Coordenadora Regional do Movimento Nós Podemos Londrina

Na última reunião do movimento Nós Podemos Londrina (17/10) a articuladora Talita Aquino destacou a importância de estabelecer uma figura representativa para o movimento em âmbito regional e convidou Mildred Bueno a assumir o cargo de coordenadora. Para tomar a decisão, Mildred convocou uma reunião com a diretoria do Provopar Londrina, instituição da qual participa, para o dia 22/10 com o intuito de discutir a proposta com seus colaboradores. Na reunião recebeu apoio da instituição e então assumiu o cargo da coordenação regional do movimento Nós Podemos Paraná.

A representação de Dona Mildred Bueno trará benefícios tanto para o movimento Nós Podemos Paraná quanto para o próprio Provopar, que receberá maior visibilidade em suas ações institucionais.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Santa Cecília do Pavão realiza palestra de Psicomotricidade Relacional

Aconteceu na última sexta feira, 25, no Centro Municipal de Educação Infantil Policena Maria de Mello, a palestra de Psicomotricidade Relacional com professores da rede de educação infantil do município de Santa Cecília do Pavão. 

A palestra foi organizada pela Secretaria de Educação em parceria com o Sesi, no qual o palestrante Tiago Benzoni abordou questões que envolvem as relações e desenvolvimento humano através psicomotricidade relacional que é uma pratica educativa de valor preventivo com ênfase na saúde e não na doença, que pode auxiliar na melhoria da qualidade no trabalho realizado em escolas de educação infantil, no qual a criança pode expressar com liberdade e autenticidade todo seu potencial motor, cognitivo, afetivo, social e relacional, potencializando seu desenvolvimento humano e aprendizagem.

A palestra teve a participação de 31 professores. Esta ação contribuiu para o ODM 2 Educação básica de qualidade para todos.


6ª Mostra de Talentos da Terceira Idade Ruth Cardoso é realizada em Ponta Grossa

No último sábado, 26, o Núcleo Nós Podemos Campos Gerais realizou com sucesso a 6ª edição da Mostra de Talentos da Terceira Idade Ruth Cardoso, reunindo público de 400 pessoas no Cine Teatro Pax. Entre apresentações de corais, danças, músicas e poesia, idosos de Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Carambeí, Tibagi e Palmeira emocionaram o público com seus talentos.

A abertura do evento, contou com a apresentação da presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita do município de Tibagi, Ângela Mercer de Mello, que homenageou àqueles que iriam se apresentar. De grandes clássicos da música brasileira, músicas próprias à sucessos mais atuais como "Piradinha" os mais de 100 idosos que se apresentaram, alegram a noite de sábado.

Os espectadores presentes dançaram e cantaram juntos. O coordenador do Núcleo, Nelson Canabarro, destaca que a cada ano a Mostra de Talentos vem ganhando maiores proporções. "Queremos envolver todos os municípios da região", comenta. A Mostra de Talentos é um evento sem fins lucrativos, o objetivo do Núcleo é somente promover o bem estar da terceira idade.

No entanto, a realização do evento apenas foi possível com a parceria dos apoiadores. Destacando a AMCG, SESI, panificadora Denck, Supermercados Tozetto e Rickli de Carambeí, Sanepar, Água Mineral Itay, cooperativa Unimed, produtora Terra Verde, Ativa Som, Móveis Casa Melhor, Cantinho Verde Paisagem e Jardinagem e Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Oficina de elaboração de projetos e captação de recursos é realizada em Rancho Alegre d'Oeste

Em 29 de outubro, às 8:30, no município de Rancho Alegre d'Oeste, foi realizada a Oficina de elabaração de projetos e captação de recursos ofertado a toda a sociedade de Araruna e Rancho Alegre d'Oeste. A articuladora Vanessa Santos é a responsável por agilizar a ação. Durante a semana, a Oficina será realizada em mais dois municípios - Santo Inácio e Moreira Sales, ambos ligados à Maringá. A oficina foi um sucesso e muito agregadora aos participantes! Parabéns a todos os envolvidos!


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Sesi Londrina realiza atividade com crianças sobre o ODM




Na última sexta-feira, os estagiários de Londrina com a orientação da articuladora Talita Aquino, organizaram uma atividade na escola Sesi. A ação se baseou no vídeo da Joana, no qual, a personagem conta como surgiram os ODM e explica cada um deles. 

Foram distribuídos gibis do Sicoob “Cooper Amigo”, que tem como tema central a cooperação, além de desenhos e jogo da memória dos ODM. Ao todo participaram mais de 50 crianças entre 3 e 5 anos.

Reunião Nós Podemos Paraná - Londrina

A reunião do núcleo NPP que aconteceu no dia 17 de outubro, foi agendada para discutirem a respeito da próxima Mostra de Projetos que acontece em dezembro, na cidade de Londrina; além de novas ações e a definição de novo coordenador regional do Movimento NPP.

Quanto à Mostra de Projetos, foi agendada para o dia 05 de dezembro.

Sobre a nova coordenação, Mildred Bueno, que esteve na reunião, foi convidada através da articuladora Talita Aquino. Sobre o convite, Mildred decidiu trabalhar a possibilidade ao longo da semana, até chegar a uma conclusão sobre a proposta.

Com relação às novas ações do Movimento, os presentes acordaram entre eles para que fosse utilizado como ponto de partida o ODM 5 - Melhorar a Saúde das Gestantes.

Talita assumiu a responsabilidade de entrar em contato com o Instituto Ina Brasil, que já trabalha atualmente com o tema sugerido na reunião.


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cascavel realiza mostras durante o mês de outubro


Artesãs de 45 municípios da região Oeste estão reunidas hoje

em Cascavel, no 3º Encontro Regional de Mulheres Empreendedoras, no dia 22. Além de expor os trabalhos elas aprenderam novidades. A ideia foi de valorizar o talento das mulheres. Paralelo ao encontro aconteceu a 3ª Feira Regional de Artesanato. Os eventos foram organizados pela ADAMOP (Assoc. das Damas do Oeste do Paraná) e a EMATER.

Já no dia 25, foi a vez da 3ª Mostra de Experiências e Vivências Pedagógicas de Cascavel. É um evento do campo educacional, que congrega pesquisadores profissionais do Ensino Superior e da Educação Básica. A mostra foi realizada em forma de banners com os seguintes eixos:

- Educação e Psicologia;
- Ensino-Aprendizagem;
- Métodos e Técnicas de Ensino

O evento se consolidou com uma parceria entre a ADAMOP e a UNIOESTE (Campus Cascavel).


Cascavel realiza ação do Outubro Rosa


O movimento Cascavel Rosa realizou a primeira corrida intitulada “5 milhas contra o câncer” e a “Caminhada Cascavel Rosa”, neste domingo (27).
Centenas de pessoas participaram dos dois eventos e tiveram a oportunidade de homenagear entes queridos que já faleceram ou que lutam contra o câncer. Como gesto simbólico, foram entregues adesivos com os nomes dos homenageados.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SESI Londrina realiza palestra sobre álcool, drogas e bullying em Florestópolis


Atendendo a uma demanda solicitada pelo CRAS de Florestópolis, no dia 17 de Outubro a articuladora Fabiana Vasconcelos do SESI de Londrina realizou uma sensibilização sobre Cultura de Paz e não Violência, no qual abordou temas como álcool, drogas e bullying.
A palestra aconteceu no Colégio Estadual Eudice Ravagnani de Oliveira e teve a participação de aproximadamente 40 adolescentes em situação de risco. Essa ação contribui para o ODM 6.

Alunas do Colégio SESI Maringá realizam SESI Amiga em Santo Inácio

Na tarde de ontem, no CRAS - Santo Inácio, aconteceu o SESI Amiga em Moreira Sales, contando com a presença de quatro alunas do Colégio SESI de Maringá, as quais falaram de temas como sexualidade, saúde da mulher e os cuidados a serem tomados desde a adolescência.Contaram com a participação de 18 meninas do município de Santo Inácio. A troca de informações e discussões foi bem proveitosa e agregadora.

Reunião do núcleo em Maringá tem UNIMED como anfitriã

No dia 24 de outubro, foi realizada a reunião do NÓS PODEMOS MARINGÁ, sendo a UNIMED a anfitriã. Nesta reunião, estiveram presentes 33 pessoas, dentre elas, empresários, representantes de vereadores, representates dos órgãos públicos, voluntários, membro da Sociedade Rural e representante de instituições como a Penitenciária, ACIM Mulher, AMUSEP, Instituto Cidade Canção, UniCesumar,RFCC, FUNDACIM e outras que fazem a diferença com seus trabalhos. A reunião consistiu em diversos pontos relevantes, mas o que mais chamou a atenção foi o enorme leque de projetos de Responsabilidade Social que a anfitriã possue, os quais envolvem todas as sedes e a sociedade como um todo. PARABÉNS À EQUIPE DA UNIMED MARINGÁ! Para maiores informações - www.unimedmaringa.com.br / www.facebook.com/MovimentoNosPodemosMaringa

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Congonhinhas realiza o 1º Fórum Contra Drogas e Violência

No dia 08 de outubro, aconteceu, em Congonhinhas, o 1.º Fórum Contra Drogas e Violência com o tema “Pela Vida Somos Um”. O evento aconteceu no Salão Paroquial com representantes de toda a comunidade com a proposta de promover uma discussão entre pais, professores, autoridades civis, religiosas e militares sobre drogas e violência

No período da manhã aconteceu a solenidade de abertura com o pronunciamento das autoridades e logo em seguida a realização de uma mesa técnica com a participação de especialistas da área: Elisa Massignan - Técnica Pedagoga do NRE e responsáveis pelas ações de enfrentamento a violência na escola, prevenção ao uso de drogas e direitos humanos ministrou sobre “O silencioso caminho das drogas”, Cecília Machado Loureiro Schimidt – Coordenadora do Interface falando sobre “Política de saúde sobre álcool e outras drogas”, Bruna Mendes Salles - Psicóloga do Interface que apresentou “Estudos sobre a vulnerabilidade e promoção de saúde” e Sônia Nicoleto – Enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde que abordou o tema “A importância do controle social como ferramenta no enfrentamento das drogas e violência”.

No período da tarde o público presente foi convidado a participar de um trabalho em grupo no formato de oficinas na Escola Municipal João Canedo da Silva e para finalizar a programação aconteceram apresentações das propostas com as definições dos temas, estratégias de trabalho em rede e primeiras ações de mobilização na comunidade.

Para colaborar com a iniciativa, O SESI-PR irá promover a realização de Diálogos sobre Cultura de Paz nas escolas do município, metodologia que propõe a reflexão sobre a importância e efeito da cultura de paz, o dialogo sobre os tipos de violência, prevenção ao uso de drogas e álcool, discriminação, bulling, valorização da amizade, vida e saúde e a prática de atitudes cidadãs, afirma a colaboradora do SESI, Talita de Sousa.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ações do Município de Paiçandu em prol do Outubro Rosa

--

SESI Cultura: Madeira de Lei - a viola brasileira

Fonte: http://christianbarbosa.blogspot.com.br/
No último dia 09 de Outubro, ocorreu em Paranaguá mais uma mostra do Circuito Cultural – Música – SESI Cultura – tendo como artista principal o solista de viola caipira Arnaldo Freitas. O artista impressionou o público presente com a variedade de sonoridades que a viola - instrumento que remete diretamente à cultura brasileira - pode expressar quando tocada com esmero. 

No repertório, arranjos para sucessos de compositores como Tião Carreiro, Teddy Vieira, Mário Zan, Ernesto Nazareth, Waldyr Azevedo, entre outros, além de algumas obras autorais e releituras para clássicos eruditos. 
É importante salientar que tal evento cultural está alinhado com o objetivo oito dos Objetivos do Milênio (ODM), onde todos os esforços deverão ser empregados em prol do desenvolvimento do meio social.

Fontes:

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cascavel realiza Ação Cívicossocial no último fim de semana

A Aciso (Ação Cívicossocial) foi realizada no último sábado (19), na região norte de Cascavel. A ação tem como objetivo oferecer a população consultas médicas, testes rápidos de HIV, orientações psicológicas, nutricionais e jurídicos, corte de cabelo, atividades recreativas, apresentações culturais, entre outros. 

O Centro da Juventude foi a sede do evento que contou com parcerias com o exército brasileiro, Unioeste, Unipar, Uopeccan, Cascavel Rosa, Copacol, Univel, Rádio Colméia e outros. 

Paralelamente ao evento a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Interlagos realizou em parceria com a equipe do Outubro Rosa/Cascavel exames de mamografias, uma equipe de maquiadoras corte de cabelos as mulheres da região. A ação contribuiu para os ODM 3, 4, 5, 6, 7 e 8.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

2º Semana Científica e Tecnológica da Faculdade de Tecnologia SENAI Londrina aborda temas ligados aos ODM

Na última segunda-feira (14) aconteceu a abertura da 2º Semana Científica e Tecnológica da Faculdade de Tecnologia SENAI - Londrina, com o tema “Tecnologia para uma Indústria Produtiva, Inovadora e Sustentável”. A proposta do evento é a de reunir pesquisadores, professores, industriais e estudantes para discutirem temas relacionados a inovação, educação tecnológica e tecnologia industrial. 

Um dos temas apresentado na abertura foi “Inovação e Prática Social: O papel da Universidade na contribuição dos Objetivos do Milênio”, ministrado pela analista de projetos institucionais do Sesi Londrina e articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná que falou sobre práticas de responsabilidade social nas IES e a consolidação do conceito e prática, como também a importância do voluntariado universitário para formação acadêmica e profissional. 


Também foram apresentados os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio como uma oportunidade de desenvolver tecnologias de desenvolvimento humano que levam o conhecimento a serviço das comunidades e uma ferramenta de mobilização que reforça o alcance de objetivos comuns firmado em um pacto mundial que envolve mais de 190 países, além de ser um tema de grande visibilidade no país e de reconhecimento internacional. A programação vai até o dia 18 de outubro com palestras, minicursos, mesa redonda e apresentação de trabalhos acadêmicos. Mais informações no site www.senailondrina.com.br

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

REPRESENTANTE DO SESI INDÚSTRIA E SOCIEDADE REALIZA REUNIÃO COM COORDENADORES DO PROJETO APIABA

Aconteceu na noite desta segunda-feira (14/10), na Biblioteca Cidadã de Araruna, a primeira reunião oficial do Projeto Apiaba com a presença da Vanessa Souza Santos, articuladora das ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – SESI Maringá. Durante a reunião, foram apresentados os projetos que serão implantados no município em prol dos ODMs, articulados pelo Jhony de Oliveira Lima. Em uma parceria entre SESI Maringá e Projeto Apiaba será realizado em Araruna, no mês de novembro, a Mostra de Projetos de Responsabilidade Social. O público-alvo será a classe empresarial, universitária e demais interessados. As inscrições serão abertas em breve para os que tem interesse em expor seu projeto. *Local, data e horário à confirmar. Para maiores informações, entre em contato com gabriela.castro@sesipr.org.br ou vanessa.souza@sesipr.org.br ou acesse https://www.facebook.com/apiaba .

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Projeto Sesi Amiga realiza capacitações em duas cidades do Oeste/Sudoeste do estado

As integrantes do grupo Sesi Amiga do Colégio Sesi Cascavel, sob a orientação da professora Maria Luiza, atenderam a comunidade de Diamante do Sul e a cidade de Guaraniaçu no mês de setembro e outubro. 

O Sesi Amiga é um projeto que é realizado por toda a rede de Colégio Sesi, com o objetivo de orientar as meninas sobre temas da adolescência, como cuidados com o corpo, sexualidade, prevenção, entre outros. 

Em Cascavel o projeto já vem ganhando destaque, sendo realizado desde meados de 2010.

Outras capacitações estão marcadas para outros municípios da região já que o índice de gravidez na adolescência (ODM 5) desta região é alto.

Três Barras do Paraná adere a campanha do Outubro Rosa

Três Barras do Paraná, município da região Oeste, atendido pela articuladora Pamela Bortoluzzi, realizou diversas ações em prol da campanha Outubro Rosa que é realizada em todo o país.

A campanha teve inicio na cidade no dia 08, com os comerciantes enfeitando seus estabelecimentos com itens rosa para lembrar a campanha. No mesmo dia a associação comercial da cidade realizou uma carreata com distribuição de adesivos e panfletos sobre o câncer de mama.

No dia 14, um evento foi organizado pela Secretaria de Educação em parceira com o Sesi, em comemoração ao dia do professor para funcionários da rede de ensino municipal e estadual tendo como atividade principal a palestra: "A importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer", desenvolvida por Wilson Riedlinger, representante do Uopeccan (Hospital do Câncer de Cascavel). O evento também contou com a presença da coordenadora da Junior Achievement de Cascavel, Claudiane Penayo que ofereceu uma capacitação aos funcionários com o Programa VPE (Vantagens de Permanecer na Escola).

A palestra foi apresentada no mesmo dia em uma indústria da cidade: Laticínio Silvestre e para famílias atendida pelo CRAS e público em geral.

As palestras sobre a prevenção do câncer e a capacitação do Programa VPE foram articuladas no Círculo de Diálogo realizado no municipio no mês de setembro.

Quarto Centenário fecha o circuito de Círculos de Diálogo na região Oeste/Sudoeste

Quarto Centenário foi a ultima cidade a receber a articuladora Thiana Costa desenvolvendo o Círculo de Diálogo. O evento aconteceu no dia 10 de outubro e contou com a presença de autoridades e comerciantes.


O Círculo foi organizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social da cidade e levantou ações como criação de cooperativas, campanha de conscientização para retirar famílias da linha abaixo da pobreza, projeto Melhor Amiga que trabalhará na prevenção a gravidez na adolescência e um projeto de uma sala de Hiperdia com atendimento a hipertensos.


Ao todo foram realizados dez Círculos através das articuladoras Thiana Costa e Pamela Bortoluzzi na região Oeste e Sudoeste com o mesmo esqueleto de organização - levando os participantes a sonharem como estará suas cidades daqui a alguns anos, quais as ações feitas hoje que colaboram com esse sonho e por planejar ações que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e melhoria da qualidade de vida dos habitantes.

Sesi lança Outubro Rosa em Londrina


Com a chegada do mês de outubro, o Sesi lançou a campanha Outubro Rosa com o intuito de prevenir o câncer de mama. Outubro foi o mês escolhido pelo Ministério da Saúde e outros órgãos para intensificar a detecção precoce da doença. O mês todo é dedicado aos avanços já alcançados e os desafios de combate da doença que atinge muitas mulheres no mundo todo.

Durante todo o mês foram realizadas ações com os colaboradores da unidade SESI Londrina e comunidade, tais como distribuições das já conhecidas fitinhas rosas, e adesivos nos carros dos colaboradores e parceiros.






Sesi e JAPR desenvolvem atividades com escolas de Marilândia do Sul


Em parceria com a Junior Archievement Paraná (JAPR), o Sesi desenvolveu atividades do projeto “Sesi Amiga” em duas escolas de Marilândia do Sul no dia 02 de outubro. O projeto consiste na capacitação de alunas do Colégio Sesi sobre gravidez na adolescência e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's), para que elas possam ir a outros colégios conversar com meninas da mesma idade e ensinar o que aprenderam na capacitação. 

Em Marilândia do Sul, as atividades foram desenvolvidas com alunas do Colégio Sesi Apucarana, que foram até alunas do 7º ao 9º ano da Escola Rural do bairro Nova Amoreira e do Colégio Estadual da cidade para realizar um bate papo sobre gravidez e prevenção de DST's, dividindo conhecimento e experiências. O projeto evita o constrangimento sobre o assunto e proporciona maior interação entre as meninas que estão ensinando e as que estão aprendendo, uma vez que possuem a mesma idade, se sentem à vontade para conversar de igual para igual e tirar todas as dúvidas sobre o tema. Um novo encontro ficou marcado nas escolas para tratar da evasão escolar e está prevista a execução do projeto “Papo Cueca”, que funciona da mesma maneira que o projeto Sesi Amiga, porém, para meninos. 

Os professores não ficaram de fora, aproveitando a oportunidade a JAPR realizou com eles duas capacitações, uma foi a “Vamos Falar de Ética” que consiste em uma reflexão sobre ética e valores, e a outra “Nossa Região” que trata de conhecer os recursos humanos, capitais e naturais disponíveis na cidade, mostrando possibilidades para montar novos negócios. Os resultados do encontro contribuem para alcance do ODM 5, ODM 6 e do ODM 8.

Sesi promove Círculo de Diálogo em Congonhinhas


No dia 26 de setembro o Sesi, por meio da articuladora Talita A. de Sousa, esteve em Congonhinhas promovendo um Círculo de Diálogo com as lideranças da cidade. O evento foi realizado na prefeitura municipal e contou com a participação de membros do poder público que discutiram propostas de projetos para desenvolver o município. 

O próximo encontro ficou marcado para o próximo dia 16, e nele serão acertados os detalhes para a realização de dois projetos ainda esse ano: uma campanha de natal com a temática de sustentabilidade e meio ambiente, parceria da Associação Comercial de Congonhinhas com a escola municipal e um mutirão de limpeza em terrenos baldios da cidade. O evento contribuiu com o ODM 8 e as atividades idealizadas contribuirão com o ODM 7.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Em apoio ao Outubro Rosa, Apetit promove palestra


Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, a Apetit, empresa de serviços de alimentação, promoveu na quinta-feira, 3 de outubro, uma palestra com a mastologista Isabella Spironelli no auditorio da FIEP em Londrina.

Como 89% dos funcionários da empresa são do sexo feminino, a Apetit sentiu a necessidade de apoiar e promover o Outubro Rosa. Durante a palestra foram dadas informações de como o câncer se desenvolve e como reconhecê-lo através do autoexame e da mamografia. Ao fim foram tiradas dúvidas e esclarecidos os principais mitos a respeito dessa doença e seus exames de prevenção.  Além dos colaboradores, convidados da comunidade e do Poder Rosa também estiveram presentes, totalizando mais de 100 participantes.


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Crianças com câncer recebem presentes pelo Dia das Crianças

As crianças e adolescentes em tratamento no Hospital do Câncer de Cascavel - Uopeccan, participaram nesta quarta-feira (9) de uma Festa em comemoração ao Dia das Crianças. 



A comemoração foi realizada no jardim da Casa de Apoio com brincadeiras, cama elástica, pescaria, música e entrega de presentes aos pequenos.



A equipe do Sesi Sustentabilidade Cascavel apoiou a campanha realizada pelos alunos da Oficina de Teatro do Colégio Sesi Cascavel onde foram arrecadas moedinhas para a compra dos presentes distribuídos durante a festa. 


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Colegiado ODM Cascavel realiza reunião para alinhar planejamento de ações

Colegiado do Nós Podemos Cascavel que foi definido em reunião no dia 11 de setembro, se reuniu juntamente com os demais integrantes do Núcleo Cascavel, equipe Sesi Sustentabilidade e convidados para discutir sobre os oito indicadores em Cascavel.


Para apresentar esse dados foram convidados integrantes das Secretarias Municipal de Educação, Saúde e Assistência Social, Conselho da Mulher e o Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias).


Esse compartilhar é importante para construção de um diagnóstico municipal, que tem como intuito promover ações que venham contribuir e, que promovam a mudança do cenário social nessa instância.

A próxima reunião está marcada para o dia 05 de novembro onde as ações serão planejadas. 











Municípios da região Oeste e Sudoeste são estimulados a pensar uma cidade com melhor qualidade de vida

Durante o mês de setembro, aconteceu Círculos de Diálogo nas cidades de Santo Antonio do Sudoeste, Santa Lúcia, Ubiratã, Boa Vista da Aparecida e Bela Vista da Caroba, que foram articulados pela representante do Sesi Sustentabilidade, Thiana Costa de Cascavel.


O Círculo tem como objetivo pensar em uma cidade melhor para seus habitantes, por esse motivo foram convidados a participar integrantes das secretarias municipais de cada município, funcionários da rede de ensino, entidades e o comércio. 

Thiana apresentou em cada município dados sobre os oito indicadores. Após essa apresentação, os participantes eram estimulados a pensar em como sonham com a cidade daqui alguns anos, com idéias que contribuem hoje para esses sonhos e ações que contribuirão para o alcance positivo de cada objetivo.


Em cada município foram pensadas cerca de três ou quatro ações a serem organizadas e desenvolvidas a partir do mês de novembro. Reuniões de planejamento já estão sendo realizadas em algumas dessas cidades. 

No mês de novembro mais um círculo será desenvolvido na cidade de Quarto Centenário.

Evento em comemoração ao Dia do Idoso é realizado em Santo Antonio do Sudoeste

No dia 27 de setembro, o CRAS de Santo Antônio do Sudoeste desenvolveu com o Grupo da Terceira Idade um evento em comemoração ao Dia do Idoso (01 de outubro). 



Pela manhã a equipe do Sesi Sustentabilidade de Cascavel ofereceu uma palestra sobre qualidade de vida na terceira idade, e após a palestra um almoço foi oferecido, sendo que no período da tarde os mesmos puderam aproveitar de uma baile dançante. 





Sesi Sustentabilidade participa de Circuito Multicultural em Cascavel

Na terça-feira (01), aconteceu no Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, o 1º Circuito Multicultural, o objetivo do evento era reunir alunos de diversos bairros, exibindo: apresentações de dança, grafitagem, campeonato de skate, mostra de trabalhos, divulgação dos cursos técnicos, concurso e exposição de fotografias, lançamento da TV Web do Projeto Gira Mundo, inauguração da Rádio Intervalo e muitas outras atrações, além da presença do ex-aluno, o b-boy com renome internacional Fabiano Carvalho, mais conhecido como Neguinho. 


O Sesi Sustentabilidade participou do evento com a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A equipe ODM Cascavel sempre foi uma grande parceira dos projetos desenvolvidos no colégio, esta parceira começou com um Círculo de Diálogo realizado em 2010.


Além disso, o colégio é um grande contribuidor pra o ODM 2, pois sempre está buscando formas diferentes de atrair a atenção do aluno com um ensino de qualidade e acessível a todos, e também desenvolve vários projetos em prol dos ODM 7 e 8.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

5 º Abraço no Lago Igapó II em Londrina

No mês de setembro aconteceu o 5 º Abraço no Lago Igapó II em Londrina.

A atividade integra a Semana da Paz e tem como objetivo mobilizar a sociedade para a cultura da paz e não violência, bem como a divulgação dos ODM, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O evento aconteceu com a participação de várias entidades e foi organizado pelo COMPAZ, com o apoio do Sesi de Londrina. Este ano, cerca de 3.200 pessoas participaram do abraço, onde houveram apresentações culturais, musicais e atividades de saúde, lazer, caminhada e esportes aquáticos como canoagem e stand up com aulas grátis.

Integrantes do Sesi e do CPCE