8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

SENSIBILIZAÇÃO APRENDENDO A EMPREENDER EM SANTO ANTÔNIO DO PARAÍSO


Aconteceu no dia 14 de novembro de 2013 no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Santo Antônio do Paraíso, a palestra sobre empreendedorismo, ministrada pela palestrante Fabiana Vasconcelos sobre Inclusão Produtiva e geração de trabalho e renda na ótica da Economia Solidária. As participantes aproximadamente 20 mulheres eram usuárias do CRAS de Santo Antônio do Paraíso que já trabalham com artesanato.

Esta foi uma parceria entre Sesi – Serviço Social da Indústria com o CRAS de Santo Antônio do Paraíso. Possibilitando o alcance dos 8 Objetivos do Milênio (ODM), todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento local.

SENSIBILIZAÇÃO COOPERATIVISMO EM SANTO ANTÔNIO DO PARAÍSO


Foi realizado no dia 20 de novembro de 2013 a palestra sobre Cooperativismo e constituição de cooperativa para o Grupo de Idosos do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Santo Antônio do Paraíso. A palestra aconteceu em parceria com Sesi- Serviço Social da Industria, e Sicoob, contando com o apoio de Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.

Aproximadamente 30 participantes puderam conhecer sobre o universo e os benefícios de formar uma cooperativa, contribuindo para o objetivo 8 dos Objetivos do Milênio (ODM), todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento local.

"Mulheres e os seus jeitos de mudar o mundo"

Esse será o nome da feiras de serviços voltada a mulheres que será desenvolvida pelo Colegiado e o Núcleo Nós Podemos Paraná Cascavel em março de 2014. O Núcleo decidiu o nome, local, serviços que serão ofertados e as  parcerias que serão convidadas na ultima reunião, na terça-feira (26).

A feira acontecerá no dia 08 de março e será no calçadão em frente a Catedral da cidade, região central do município. Terá abertura às 9h da manhã e contará com apresentações culturais, o término ficou agendado para às16h.

O nome sugerido "Mulheres e os seus jeitos de mudar o mundo" foi a maneira que o Núcleo achou de fazer relação com os Oito Jeitos de Mudar o Mundo (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), já que serão trabalhados os ODMs 3, 4, 5, 6 e 8.

O local foi estrategicamente escolhido, já que o calçadão do centro do município, principalmente em frente a catedral é o lugar de maior movimento de pessoas que vistam o comércio da cidade, além de ser um ponto de fácil acesso para as mulheres que trabalham nessa região.

Além da organização da feira o Núcleo acordou os detalhes para a noite te abertura e oficialização da feira. Será no dia 07 de março
com apresentações culturais, palestras e mesa redonda. O Colegiado planeja uma recepção diferenciada para as mulheres que comparecerem ao evento, está será feita por mulheres que se destacam na sociedade como juíza, bombeira, policial, pedreira, azulejista, motoqueira, taxista, motorista de ônibus, piloto d avião e uma oficial do exercito.

Ao todo serão mais de 32 parceiros junto com o Sesi no planejamento e desenvolvimento dos dois dias.

(Núcleo Cascavel acordando os detalhes do evento)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Seleção de Desenhos em Marilândia do Sul



No dia 14 de novembro a APAE de Marilâdia do Sul, em parceria com o Caritas Diocesano de Apucarana e o Movimento Nós Podemos Paraná, realizou uma seleção de desenhos entre os alunos da Escola Marilandense de Educação Especial e a Escola Tancredo Neves de Nova Amoreira para compor uma cartilha que tem como tema a preservação do meio ambiente e o descarte consciente do lixo. O evento foi realizado na APAE de Marilândia do Sul e contribuiu para a difusão do ODM 7 entre os alunos. 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

UOPECCAN promove ação no Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil

    No dia 23 de novembro, comemora-se o dia Nacional de Combate ao câncer Infanto-juvenil, onde muitas instituições brasileiras unem-se para comemorar e divulgar esta causa. O câncer infanto-juvenil é uma doença rara, mais segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) cerca de 10.000 novos casos são diagnosticados por ano em crianças e adolescentes. Esta doença pode ser curável em mais de 70% dos casos, mais ainda é a principal causa de morte por doença na faixa etária entre 5 e 19 anos. Dado alarmante no que se refere a uma doença rara, mais que infelizmente é a que mais mata nessa faixa etária.
 
   Em Cascavel, a UOPECCAN, centro de referência para o diagnóstico e tratamento da criança e adolescente com câncer, da região Oeste, Noroeste, Sudoeste, Centro Sul e Centro Oeste do Paraná, promoveu uma ação no Lago Municipal especialmente voltada para às crianças em tratamento do câncer na UOPECCAN, com cama elástica, piscina de bolinhas, máquina de algodão doce e a presença Legião Feminina de Combate ao Câncer, FAG e Unioeste. 



PALESTRA EMPRESÁRIO DO TERCEIRO MILÊNIO EM GUARACI

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial - CPCE Londrina, realizou no dia 21 de novembro, em parceria com a secretaria municipal de indústria e comércio de Guaraci, a palestra  Empresário do Terceiro Milênio, com a presença da vice presidente do CPCE, D. Kimiko Yoshii.

Ao todo participaram 60 lideranças da iniciativa privada, comércio e indústria local. O objetivo foi de iniciar o debate da responsabilidade sócio ambiental corporativa, divulgando os princípios do pacto global e dos ODMs a partir das boas práticas da Construtora Londrinense Ayoshii  e Instituto Ayoshii. A fim de motivar o trabalho em rede entre as lideranças da iniciativa privada, visto que ainda não existe associação comercial no município.

O prefeito Janis Amadeu e a primeira dama Elizabete Amadeu cumprimentaram o trabalho que o  SESI tem realizado no município por meio da articuladora Fabiana Vasconcellos e agradeceram a disponibilidade de D. Kimiko para contribuir com o exemplo de sua gestão.
Márcia Souza, da MG Modas Indústria de confecções local, colocou que o município de Guaraci ficou lisonjeado com a presença do CPCE e de  D. Kimiko Yoshii e acredita na importância dessa iniciativa de unir poder público e privado para o desenvolvimento da área comercial e industrial do município.






Desfile Beleza Negra em Jataizinho

Em comemoração ao dia da consciência negra em 20/11,  a Escola Municipal  Princesa Isabel de Jataizinho realizou  uma série de atividades culturais relacionadas à temática da cultura afro durante a semana e na sexta-feira dia 22/11, realizou um desfile para conhecer a beleza negra entre os alunos do ensino fundamental. Houve também uma apresentação de dança cultural com música africana  e  oficinas de pintura baseada na obra do artista plástico brasileiro Romero Brito.
A  articuladora do SESI Indústria e Sociedade, Fabiana Vasconcellos foi convidada especialmente pela escola para assistir ao desfile, que foi muito aplaudido e comemorado por todos. As crianças participaram desfilando, dançando, pintando ou assistindo as atividades propostas com o objetivo de valorizar a diversidade cultural e a etnia afro brasileira.




Projeto Indústria Itinerante - Torneio de Pião

Foto: Prof. Francisco
Ocorreu no último dia 22 de novembro mais uma etapa do projeto Indústria Itinerante, articulado pelo SESI em parceria com o Núcleo Regional de Educação. O evento aconteceu no Colégio Estadual São Francisco, dando continuidade à proposta de estudo e criação de atividades desenvolvidas com um famoso brinquedo do passado: o pião.

Ao longo de quase três meses, os alunos tiveram a oportunidade de praticar o lançamento do brinquedo, técnicas e acrobacias para competir com os outros colegas. É notável o espírito de competição e, ao mesmo tempo, de cooperação criado entre os alunos, ambiente muito propício ao desenvolvimento pessoal e coletivo.


É importante destacar que o torneio de piões esteve diretamente ligado ao objetivo 8 dos Objetivos do Milênio (ODM), onde é essencial a união de todos buscando o desenvolvimento local.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Primeiro ano do pacto de alfabetização em Guarapuava

         Foi realizado na noite de 12 de novembro (terça- feira) de 2013 a Primeira Mostra Pedagógica desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura  do município de Guarapuava, no salão Paroquial da Igreja Santana .
          O Pacto pela Alfabetização é um programa do Governo Federal que atua em parceria com estados e municípios para garantir que toda a criança seja alfabetizada até os 8 anos de idade. Em Guarapuava o programa, de acordo secretária de Educação e Cultura do município Sra. Sandra Zannett, “o pacto pela alfabetização proporcionou um incentivo na atuação dos profissionais educadores, apresentando resultados satisfatórios nas atividades produzidas pelos alunos.”

            Os materiais dessas atividades foram utilizados em turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da rede municipal.  Em relatos das educadoras o curso possibilitou uma contribuição com a prática pedagógica e a troca de experiências com outras professoras. O projeto viabilizou o aumento de materiais didáticos na instituição, de forma a oferecer a possibilidade de atividades diversificadas e de boa qualidade. 


CMEI de Guarapuava desenvolve projeto de incentivo ao hábito de leitura

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Guarapuava desenvolveu ao longo desse ano um projeto no bairro Morro Alto com a finalidade de sensibilizar a prática da leitura ainda na primeira infância. O programa, nomeado Eu também já sei ler, dividiu-se em duas etapas. A primeira compreendeu na apresentação de obras de Monteiro Lobato e o segundo segue os trabalhos da autora Ruth Rocha.  As 19 educadoras do local e as crianças do CMEI do Morro Alto foram o público- alvo dessa iniciativa, que, a supervisora do projeto, Daniela Cristine Santos, salienta:

“O Objetivo do projeto é proporcionar a criança uma leitura de mundo e do seu contexto cultural, por isso escolhemos esses autores. A leitura é um dos principais instrumentos para que as crianças construam conhecimento e aprendam a exercer sua cidadania”.




sexta-feira, 22 de novembro de 2013

SESI promove sensibilização sobre economia e higiene para idosos



A pedido do CRAS, a articuladora Fabiana Vasconcellos do SESI de Londrina, realizou no Centro de Convivência dos idosos (CCI) de Florestópolis uma sensibilização sobre Economia e Higiene Pessoal. Ao todo foram mais de 40 idosos que pudem participar dessa sensibilização e repensar algumas práticas cotidianas que não são tão saudáveis. Essa ação contribui para o ODM 6, no qual pretende combater a AIDS, malária e outras doenças, que também podem ser ocasionadas pela falta de higiene. 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Mobilização em Cascavel para doção de sague voluntário


Doe sangue, o próximo pode ser você





O Colegiado ODM de Cascavel juntamente com os parceiros do Hemocentro, Secretaria de Saúde e CPCE mobilizaram empresas e comunidade em prol do dia 25 de novembro que é uma data importante: "DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE VOLUNTÁRIO".



O ODM, Secretaria de Saúde e CPCE enviaram e-mails, disponibilizou cartazes nas unidades de saúde e divulgou o movimento nas redes sociais. Comunicando sobre a data e divulgando o local para que se possa engajar e realizar essa boa ação


Com o objetivo de mobilizar pessoas e arrecadar bolsas de sangue, temos o seguinte pensamento ”Doe sangue, o próximo pode ser você”.


Vídeo: Dia Nacional do Doador de Sangue

Cascavel exemplo de solidariedade

Um grupo de amigos no município de Cascavel está mostrando um grande exemplo de solidariedade.

Há alguns dias chegou ao conhecimento do grupo a história de vida de Samy, uma garota de 12 anos que luta contra as convulsões, pautas de autismo e a Síndrome de West. Samy precisa de alguns remédios que para serem retirados de foram gratuita precisam da liberação da Anvisa e 6 meses de doença comprovada, e isso ainda não aconteceu. Então o grupo de amigos resolveu organizar "Tudo por Samy", um bingo e bazar que terá o lucro revertido para a compra dos remédios de Samy.

Será no próximo dia 24 de novembro, no salão de festas do Residencial Águas Claras, no bairro Neva (R: Marechal Deodoro, 1563)

A ação contribuirá para os ODMs 4, 6 e 8. 

10ª edição do Bazar "Venda de Garagem da Tina"



               

    Nos dias 12 a 14 de novembro foi realizado em Cascavel mais uma edição da "Venda de Garagem da Tina", O evento já está na 10ª edição e comemora os resultados por ser referência.

    Além de promover sustentabilidade, pois incentiva a prática dos 3R,s, a venda de garagem ainda tem o cunho social já que destina parte das vendas para a UOPECCAN, alem de ajudar o Recanto da Criança, neste ano com repasse de 80 caixas de sabão e o Bazar da UOPECCAN através de doação de parte dos itens que as vendedoras levaram para a Tina. A ação contribuiu com os ODMs 4, 7 e 8, e é por meio de atitudes e pessoas como essas que nosso Paraná caminha em busca de uma sociedade melhor.  







Semana da Integração Comunidade Escola - Guaraqueçaba

Foto: João Frederico R.L. e Souza
Ocorreu no período de 19 a 26 de Outubro de 2013 no Colégio Marcílio Dias em Guaraqueçaba, a Semana da Integração Comunidade Escola, articulada pelo SESI Indústria e Sociedade, Prefeitura Municipal e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Com o objetivo de apresentar temas atraentes e do interesse da comunidade, o evento contou com propostas inovadoras de oficinas e atividades, cativando a população local e integrando o ambiente escolar com os demais setores do município.

Com o apoio e articulação do SESI Indústria e Sociedade, aconteceram oficinas de Consultoria de Imagem (Moda), skate, videogame, música eletrônica e artes marciais nos períodos manhã e noite. É notável o índice geral de satisfação dos participantes, superando as expectativas iniciais e, sobretudo, incentivando ações práticas que visam o desenvolvimento da sociedade.


Foto: João Frederico R.L. e Souza

Conforme mencionou o diretor do Colégio Marcílio Dias, o sr. Elson Oelke, “a Semana da Integração Comunidade Escola é um projeto incentivado pelo Núcleo Regional de Educação para todas as escolas. Serve para aproximar a nossa comunidade de nossos alunos, reunindo temas em torno da importância do ambiente escolar com oficinas feitas pelos voluntários do SESI e da nossa equipe de professores e alunos”, disse o Diretor.¹



É importante salientar que o evento está alinhado como o objetivo 8 dos Objetivos do Milênio (ODM), cujo foco principal é o envolvimento de todos para o desenvolvimento social.


Fontes:

Fórum de Políticas Públicas para a Juventude – Paranaguá

Foto: Getulio Rauen
No último dia 13 de novembro, aconteceu em Paranaguá-PR um debate voltado à participação da juventude no cenário político local. Sendo promovido pelo Conselho Municipal da Juventude (CMJ), o evento contou com um número expressivo de adolescentes e jovens, bem como entidades do município ligados à questão.

Para o presidente do Conselho Municipal da juventude, Getúlio Rauen, "o momento foi oportuno para ouvirmos o que o Poder Público está propondo na área de geração de emprego, a qual é uma das preocupações daqueles jovens que precisam entrar no mercado de trabalho", comentou.

Dentre os principais assuntos, foram discutidos a participação efetiva da juventude parnanguara nos processos sociais e sobre as ações fundamentais para o desenvolvimento da juventude, como o Programa Jovem Aprendiz.


Cabe a observação de que o evento está alinhado com o objetivo 8 dos Objetivos do Milênio (ODM), onde todos devem contribuir para o desenvolvimento local.


Fontes:
Folha do Litoral. Novembro de 2013.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Secretaria de Saúde Cascavel realiza campanha "Por Dentro da Camisinha"

A Sesau (Secretária de Saúde), por meio do Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias) pelo Programa DST/Aids, realiza de 18 a 22 de novembro na Praça Wilson Jofre em Cascavel  a exposição “Por Dentro da Camisinha”, do Instituto Kaplan de São Paulo.

O evento tem como objetivo transmitir conhecimento sobre o exercício dos direitos e da responsabilidade sexual, por meio da educação, desmitificando tabus e preconceitos em relação ao uso da camisinha, visando à melhoria da qualidade de vida da população. 

Durante os dias 18, 19 e 20, das 9 às 17 horas, a exposição oferecerá a população visitas guiadas com duração de 20 minutos, para até 20 participantes. Na ocasião, também serão realizadas oficinas de prevenção a DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Serão oito oficinas por dia, de aproximadamente 40 minutos, com turmas de até 35 pessoas. As vagas já estão disponibilizadas para agendamento. Já nos dias 21 e 22 a exposição estará aberta para os participantes da feira literária.

DADOS: 
Aids: o Cedip tem registrado em Cascavel o total de 1926 casos de HIV/Aids. Em 2012, 134 novos casos foram registrados; em 2013, até agora, já foram registrados 164 novos casos. Nas notificações de Aids, 10,4% dos casos estão na faixa etária de 13 a 24 anos, e 51,1% dos casos estão na faixa etária de 25 a 39 anos.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Oficina de Elaboração de Projeto e Captação de Recurso é realizada eu duas cidades do Oeste do estado

Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu foram as cidades que receberam no fim do mês de outubro a Oficina de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos desenvolvida pela articuladora Priscila da Paz, de Curitiba.

O objetivo da Oficina de Elaboração é promover, por meio de metodologia participativa, a prática da elaboração de projetos destinados à captação de recursos, identificando as características das fontes de financiamento não reembolsáveis públicas e privadas, como foco no desenvolvimento local sustentável. Já a Oficina de Mobilização de Recursos traz os seguintes temas: conceitos e integração do diálogo; tipos e formas e fontes de financiamento não reembolsáveis.

Juntas as duas oficinas somam a carga horária de oito horas. Cerca de 75 pessoas participaram dos eventos.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SESI Londrina realiza Círculos de Diálogo de Cultura de Paz em Guaraci


Nos dias 30 e 31 de outubro foi realizado em Guaraci 4 Círculos de Diálogo  sobre Cultura de Paz e Não Violência. A palestra discutiu assunto de álcool, drogas e bullying e surgiu de uma demanda solicitada pela Secretaria de Educação do município.


Ao todo participaram 145  alunos de 10 a 13 anos, que puderam refletir sobre os efeitos nocivos dessas drogas e também sobre o bullying no cotidiano. Foi trabalhada, também, a valorização da vida, da saúde e da amizade,  visando formação da consciência crítica e mudança de atitude.

Colegiado Cascavel planeja quatro feiras para 2014

O Colegiado ODM Cascavel reuniu-se na tarde de ontem (05) para discutir o planejamento das ações que serão desenvolvidas pelo núcleo da região Oeste.

Na ultima reunião, no dia 01 de outubro foram apresentados dados sobre os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em Cascavel, para que nesta reunião os participantes conseguissem definir o foco e metas para 2014, esses dados foram cruciais para o bom desenvolvimento da reunião de ontem.

Depois de alguns minutos de conversa o grupo alcança um resultado positivo. Para que nenhum indicador seja perdido o Colegiado planeja realizar 4 feiras com diferentes temáticas. Essas feiras abordaram diversos ODMs em apenas um dia. Exemplo para o dia 08 de março (Dia Internacional da Mulher) a feira oferecerá serviços voltados apenas a mulher e abordará as áreas como saúde e violência.

As feiras foram dividas da seguinte forma:

MÊS (dia)
TEMA
ODM/indicador
Março (08)
Mulher
3, 4, 5, 6 e 8
Junho (02)
Meio Ambiente
1 e 7
Outubro (20)
Criança
2, 4 e 8
Dezembro (06)
Voluntariado
1, 4 e 8

A próxima reunião tratará do planejamento da primeira feira, em março. O grupo sugeriu novas parcerias em prol da realização da feira. Os possíveis novos parceiros serão convidados a reunião do dia 26 de novembro. 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Prevenção do Câncer é tema de palestras durante o mês de Outubro

Aproveitando a campanha "Outubro Rosa" realizada em todo o país, o Sesi Indústria e Sociedade de Cascavel em parceria com Secretarias de Assistência e indústrias de alguns municípios articulou palestras com o representante do Uopeccan (Hospital do Câncer de Cascavel) com a temática "A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer".

A palestra foi apresentada nas cidades Boa Vista da Aparecida, Ubiratã e Três Barras, além das indústrias Laticínio Silvestre e Adonay Confecções (as duas de Três Barras). Mais de 500 pessoas foram alcançadas com o tema.


O palestrante Wilson Riedlinger, disse que a procura por exames de pessoas destas três cidades aumentou cerca de 80%. Esse aumento mostra o quanto ações como essa contribuem para o desenvolvimento municipal.