8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 27 de março de 2014

Conheça o trabalho da Associação de Mulheres Cristãs In Casa de Talentos

          Estamos encerrando o mês dedicado à mulher. Em março relembramos suas lutas por igualdade, seus obstáculos históricos para a auto-afirmação e, mais que tudo, sua importância. Em Londrina, uma das instituições que contribui com a valorização da mulher e busca a igualdade de gêneros é a Associação Cristã de Mulheres In Casa de Talentos.
Fundada em 2004, a Associação Cristã de Mulheres In Casa de Talentos tem como objetivo valorizar a mulher e incentivar a igualdade de gêneros através de cursos de capacitação e profissionalizantes.  A ideia, que se formalizou em 2009, partiu da própria responsável pelo projeto, Gislaine Dias Elias, que relata que a prática do artesanato foi fundamental na recuperação de sua depressão, e por isso tomou a iniciativa de utilizar a arte para auxiliar outras mulheres que estavam passando pela mesma situação.  A associação também oferece seus serviços a toda uma parcela da população que não teve acesso ao ensino superior, seus serviços são oferecidos a mulheres, homens, idosos e crianças a partir de oito anos.
A Associação iniciou suas atividades com um grupo de 10 mulheres e em 2009 já eram 23 artesãs com 270 alunos mensais. Atualmente oferece cinco oficinas de artesanato e dois cursos profissionalizantes, um de corte e costura e outro de cabeleireiro em parceria com o sindicato de Cabeleireiros de Londrina e Paraná e com o SENAC.  Além dos cursos, toda segunda-feira a Associação realiza distribuição de frutas e verduras de doações do banco de alimentos do CEASA e atende alguns moradores de rua da região, com roupas e alimentos.  
A instituição conta com oito colaboradores, entre eles estão professoras e uma assistente social que faz o acompanhamento das famílias atendidas. Após a capacitação dada pela associação através dos cursos e oficinas, os alunos também recebem orientação e encaminhamento para o mercado de trabalho. Assim, muitas pessoas têm conseguido trabalhar, mesmo que em casa, gerando renda e complementando o orçamento da família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário