8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Ações realizadas na Comunidade Escola- Regional Cajuru

Propondo discussões e reflexões sobre a violência contra as mulheres, assunto que tem afetado boa parte do universo feminino, no dia 3 de agosto, aconteceu a instalação artística “Reféns do medo”, um trabalho desenvolvido pela equipe Multidisciplinar do Colégio Santa Rosa, que pretende constituir ponto de partida para discutir questões relacionadas à violência física, psicológica e sexual, vivida por muitas mulheres na atualidade e com ele suscitar nos participantes uma maior sensibilidade em relação a essas questões. A composição envolve uma escultura em tamanho natural, reportagens, artigos e relatos reais, convidando os visitantes a interagir através da leitura desses relatos, propondo uma reflexão mais ampla das consequências causadas por esses atos de covardia.
Representada pela figura feminina, a escultura traz uma situação análoga à das mulheres vítimas da violência, pois à primeira impressão transmite ao espectador uma sensação de clausura, sufoco, angústia, medo, tristeza, repressão, revolta, violação, limite, etc.
Até a cor usada no trabalho tem um propósito, pois o marfim lembra a solidez escultórica, fria e dura, encontrada nas estátuas, semelhante às várias situações que estão sendo vividas por boa parte das mulheres, vítimas dessas agressões.
”A violência contra a mulher, em especial a violência doméstica, em suas várias formas, vem aumentando cada vez mais na sociedade atual. Dentro e fora do Brasil, imagens da mídia chocam a população. Apesar de os mecanismos legais, como a Lei Maria da Penha, terem contribuído para o enfrentamento de parte dos abusos violentos, a grande maioria das mulheres ainda sofre violência, principalmente nos grupos menos favorecidos, não recorrendo à Justiça, seja por desconhecimento de seus direitos, seja por medo e ameaças dos seus parceiros, ou por sentimentos de incapacidade de se defender e sobreviver economicamente.”
Juntamente com a Instalação a Equipe apresentou um vídeo que retratava a violência contra a mulher e depois uma convidada da Equipe deu seu depoimento,seguido do depoimento também de uma dos membros da Equipe.E o fim da tarde foi de visitação a Instalação e o Bingo de Interação Igualdade homem/mulher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário