8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Huop Cascavel treina equipe para casos de Ebola

Hospital Universitário é a referência para casos suspeitos e reservou espaço isolado para possíveis atendimentos, elencando a importância da ODM 6.

O HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) está oferecendo aos servidores da unidade até a próxima sexta-feira (24), um treinamento sobre os procedimentos que devem ser tomado em casos de Ebola. A intenção é fazer com que os profissionais tenham orientação em relação às precauções que permitam atender o paciente de forma segura.
Durante o primeiro dia de capacitação, no dia 20 de outubro, o treinamento foi focado na coordenação do hospital. Durante os outros dias os demais funcionários participarão, no horário das 8h30 às 12 horas, ou das 13h30 às 15h30. A atividade está sendo realizada no Ceapac (Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais), anexo ao hospital. O treinamento está sendo ministrado por duas enfermeiras, Elisabeth Teixeira dos Santos de Carvalho e Fabiane Karina Dias Silva, que receberam capacitação oferecida pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).
 Durante o curso, um dos tópicos esclarecidos é a forma de utilização correta do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual), que é composto por macacão impermeável, óculos de proteção e protetor facial (viseiras), máscaras cirúrgicas, luvas, botas e um cobre bota, entre outros itens. Os equipamentos foram doados ao HUOP pela Sesa.
Segundo a ministrante e responsável do controle de infecção hospitalar, Fabiane Karina dos Santos de Carvalho, em casos de sintomas o primeiro atendimento deve ser feito em alguma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou Unidade Básica de Saúde para posterior encaminhamento ao HUOP.
Os sintomas têm início duas a três semanas após contrair o vírus, manifestando-se inicialmente por febre, garganta inflamada, dores musculares e dores de cabeça.
“O hospital reservou uma sala para atender este tipo de caso”.
A principio, se necessário, apenas um enfermeiro e um médico terão contato direto com o paciente que apresente os sintomas da doença.

Fonte: http://cgn.uol.com.br/noticia/110237/huop-treina-equipe-para-casos-de-ebola

Nenhum comentário:

Postar um comentário