8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Gestantes: vacinação contra coqueluche inicia dia 1º em Cascavel

A partir do dia 1º de dezembro começa a ser disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família de Cascavel, a vacina contra coqueluche para todas as gestantes entre a 27ª e a 36ª semana de gestação.
A vacina será introduzida no Calendário Nacional de Vacinação e tem objetivo de produzir anticorpos (proteção) contra a doença coqueluche em gestantes, possibilitando a transferência transplacentária desses anticorpos para o bebê, resultando na proteção dos recém-nascidos, nos primeiros meses de vida, até que se complete o esquema vacinal contra a coqueluche (que inicia aos dois meses de vida), conforme preconizado pelo Calendário Nacional de Vacinação.
A vacina é indicada para todas as gestantes a partir da 27ª à 36ª semana de gestação, podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto.
“É importante vacinar a gestante o mais precocemente possível dentro da indicação gestacional, pelo risco de intercorrências, como por exemplo, o parto prematuro. A cada gestação é preciso que se realize a vacina, pois o nível de anticorpos não se mantém alto nas gestações subsequentes”, comenta Elizabete Nagi, enfermeira responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

As vacinas estarão disponíveis em horários normais de atendimento das UBSs, das 7 às 19 horas, e nas USFs, das 8 às 17 horas. A ação de vacinação contra coqueluche contribui para o alcance dos ODM, 4,5,6, pois oferece proteção a saúde e qualidade de vida de gestantes de Cascavel e região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário