8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Desperte Sorrisos – Jovens Voluntários de Paranaguá praticam a solidariedade

Foto: christianbarbosa.blogspot.com
Com o objetivo de fomentar a solidariedade entre os jovens, alunos do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá criaram o projeto Desperte Sorrisos. Segundo Luiz Gustavo Afonso Alves, de 16 anos, estudante do curso técnico em Logística, a iniciativa surgiu através da arrecadação de brinquedos para crianças carentes na cidade, em Outubro de 2011. 

Como contribuição a iniciativa, o Campus sede a estrutura física necessária para entrega de doações de terceiros, de servidores federais sensibilizados pela iniciativa e divulga os eventos programados.Essa solidariedade se faz presente também entre outros grupos de jovens na cidade, na opinião de Luiz Gustavo. 
“Percebemos que muitos adolescentes e jovens têm vontade de participar de iniciativas como esta, mas o que falta é, justamente, espaços para atuarmos. Nesse sentido, o que estamos fazendo é criar oportunidades para as pessoas colocarem a solidariedade em prática”, diz.

Foto: publicpgua.com
Embora seja um grupo jovem, é notável a participação e engajamento com que tratam cada ação desenvolvida, seja para arrecadação de fundos ou ações finais para o público alvo.

Caso haja interesse em saber um pouco mais sobre o projeto, entre em contato através do facebook.com/despertesorrisos.

A iniciativa corrobora o objetivo oito dos Objetivos do Milênio (ODM), onde ações práticas e conjuntas devem fortalecer e desenvolver a sociedade.



Fonte:
http://reitoria.ifpr.edu.br/%E2%80%9Cdesperte-sorrisos%E2%80%9D-alunos-do-campus-paranagua-se-organizam-para-fomentar-a-solidariedade

Parceria entre UFPR Litoral e Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá valoriza eventos culturais

A parceria, firmada em 2013, com o curso de Licenciatura em Artes da UFPR-LITORAL (Universidade Federal do Paraná Campus Litoral), a Fundação Municipal de Cultura e a direção do Teatro Rachel Costa, valorizou os eventos culturais de Paranaguá. 

Foto: Unibrasil
A proposta consiste em criar a CIA de Teatro de Paranaguá, com vinte vagas gratuitas abertas ao público, proporcionando aos selecionados conhecimentos variados como prática teatral, exercícios de corpo e voz, pesquisa, interpretação e montagem de espetáculos novos. O desfecho desse aprendizado se dará em uma apresentação única no V Festival de Teatro de Paranaguá, juntamente com outros espetáculos.

“Para nós, é um sonho. No último festival de teatro, pudemos observar o quão efervescente a cidade ficou, inclusive com pedidos de reapresentação de peças. Agora, com CIA de Teatro, temos condições de formar e divulgar melhor tanta coisa bacana que tem se produzido na cidade”, relata a diretora do Teatro Rachel Costa, Olga Maria e Castro.


É necessário ressaltar que tal iniciativa corrobora com o objetivo oito dos Objetivos do Milênio (ODM), onde são necessárias ações práticas e objetivas com foco no desenvolvimento da sociedade

Fontes:

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Crianças de Cascavel se divertem com Colônia de Férias


O Centro da Juventude Professor Jomar Vieira Rocha tem oferecido aos seus alunos atividades esportivas e culturais, com o objetivo de proporcionar aos adolescentes diversão e interação. A Colônia de Férias começou no dia 06 e vai até o dia 30 de janeiro, de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h20 e das 13h30 às 16h20.

Já a Biblioteca Pública da cidade tem oferecido às crianças leitura de histórias infantis das 14h ás 17h.

As duas atividades contribuem para os ODMs 2(Educação básica pra todos) e 8(Todos juntos pelo desenvolvimento).

Londrina comemora Dia Mundial da Não-Violência


Marcado pelo assassinato do líder pacifista Mahatma Gandhi em 1948, 30 de janeiro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Não-Violência. Entre o principais incentivos que essa data traz estão a solidariedade, o respeito pelos direitos humanos, a educação e a cultura de paz.

Em Londrina essa data remete ao Movimento pela Paz e Não-Violência, mais conhecido como Londrina Pazeando, que desde 2000 contribui diariamente para extinguir a violência. A instituição, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), surgiu alinhada aos 8 Objetivos do Milênio da ONU e aos propósitos da UNESCO, de superar a violência para as crianças do mundo.

O movimento, nesses 14 anos de existência, organiza diversas ações para incentivar a cultura de paz, entre elas está a campanha “Arma não é brinquedo”, responsável pela origem da lei 9.188/2003 que proíbe a venda de armas de brinquedo no município de Londrina, e o “Abraço no Lago”, ação que acontece há 6 anos  e consiste em contornar o lago Igapó II com o objetivo de fortalecer a união em prol da paz e promover a consciência sobre a sustentabilidade. No site do Londrina Pazeando também há opções de cursos que são fornecidos pela instituição.

Hoje, contando com mais de 40 voluntários fixos, a organização possui algumas redes, como a “Rede Empresas Amigas da Cultura de Paz” e a “Rede Desarma Brasil” que atuam em conjunto com outras organizações humanitárias. Além disso, o movimento fundou o primeiro conselho de cultura de paz do Brasil que trabalha com políticas públicas, o COMPAZ.

Para o coordenador da OSCIP, Luis Claudio Galhardi, o que faz o movimento acontecer é “a força da cooperação e do comunitário, estamos juntos neste esforço para construir um mundo melhor, com esperança com paz e harmonia”. As reuniões do COMPAZ são abertas a qualquer pessoa que queira contribuir com uma sociedade de paz e acontecem todas as quartas-feiras às 14h30 no Serviço Social da Indústria (SESI) – R. Dep. Fernando Ferrari, 160.

Site: http://www.londrinapazeando.org.br/


“A violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos” (Mahatma Gandhi).

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Provopar Cascavel recebe donativos

O Provopar recebeu na segunda-feira (27), da Secretaria de Esporte e Lazer, donativos que foram arrecadados sábado (25), durante a estreia da Superliga B de Voleibol Feminino, no Ginásio Sérgio Mauro Festugatto, em Cascavel. 

Na ocasião, parte do público que prestigiou a partida doou cerca de 70 quilos de alimentos não perecíveis, que serão agora distribuídos entre três famílias cadastradas no programa. 

A ação contribui para o ODM 1 (Acabar com a fome e a miséria) e 8 (Todos trabalhando pelo desenvolvimento).

Projeto da Prefeitura de Guarapuava proporciona a valorização da infância e educação

O projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social atende mais de 1.400 alunos no contra turno, com atividades de reforço escolar, recreativas e esportivas. Porém, essas ações não acontecem apenas no período letivo. Nesta segunda-feira (20), começou a Colônia de Férias, que permite uma programação diversificada e divertida para crianças, com atividades como pular na cama elástica ou fazer a oficina com a Casa do Hip Hop.

Com o apoio da Secretaria de Esportes, o projeto chega até o Conradinho, Vila Planalto, Jardim das Américas, Residencial 2000, Primavera e Palmeirinha. Ao todo são 300 alunos de 6 a 16 anos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares que participam, porém qualquer criança dos bairros pode chegar e brincar. “Além de possibilitar momentos de lazer e descontração, a Colônia de Férias oportuniza que outras crianças, que não conhecem os projetos, possam participar. Com isso atingimos nosso objetivo, que é aumentar o número de alunos matriculados durante o ano letivo”, afirma o coordenador Pablo Almeida.
         A colônia continua durante as próximas duas semanas, das 13 às 17h, de segunda a sexta. Não só como um tempo de recreação, a colônia proporciona momentos de sensibilização de vários temas debatidos sobre a infância, a importância desse espaço de tempo na vida humana. Investimentos feitos nessa fase são fundamentais para o resto da vida de uma pessoa. Segundo especialistas, é nesse intervalo de tempo que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, sócio afetivas e de linguagem, estando a nutrição, estimulação, afeto e cuidados básicos nos primeiros seis anos de vida diretamente relacionados ao crescimento e ao desenvolvimento cerebral. Daí a importância de garantir às crianças, especialmente nessa fase, condições para que se desenvolvam de forma plena.
         Esse programa contribui para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) tais como: 2( Educação Básica de qualidade) e o 8 ( Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento). 

Campanha Farmácia Solidária solicita doações para Clínica Escola de Medicina Veterinária

A Clínica Escola de Medicina Veterinária (Cevet) da Unicentro, localizada no município de Guarapuava, continua com a campanha para receber doações de medicamentos, inclusive de uso humano, aqueles que possuírem remédios e não conhecem o procedimento correto de descartá-los, ou já não são mais utilizados, podem ser encaminhados para a Clínica.
A campanha começou em 2013, após a dificuldade para a compra de medicamentos utilizados no tratamento dos pacientes. O objetivo é arrecadar os medicamentos que não fossem mais usados pelos proprietários depois que o animal tivesse alta. Com o êxito da campanha, os clientes passaram a se interessar mais e se dispuseram a doar até medicamentos de uso humano que tinham à disposição.
De acordo com o diretor da clínica, Rodrigo Antonio Martins de Souza, é importante ressaltar que a maioria das formulações utilizados pela clínica veterinária são de uso humano, o que é um procedimento normal, permitido em lei. Os que não puderem ser aproveitados no tratamento dos pacientes serão descartados da maneira correta.
Os antibióticos são os medicamentos mais requisitados e, além deles, são aceitos: colírios, comprimidos, pomadas, cápsulas. Os interessados em fazer doações para a campanha devem procurar a recepção da Cevet, no Campus Cedeteg , localizado no município de Guarapuava, na Rua Simeão Camargo Varela de Sá, nº 3, Bairro Vila Carli, ou entrar em contato pelos telefones (42)3629-8250 e (42)3629-8229.
            Essa campanha potencializa o trabalho com os Objetivos do Milênio (ODM), essas arrecadações e sensibilização da população proporciona o alcance dos ODM’s  6 ( Combate a AIDS, a Malária e outras doenças, o ODM 7 (Qualidade Vida e Respeito ao Meio Ambiente) e o ODM 8 ( Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento). 

Prefeitura visita obras públicas em Guarapuava

Cesar Silvestri Filho, prefeito de Guarapuava, e representantes da Secretaria de Educação e Cultura,  na última sexta- feria (10), acompanharam o desenvolvimento das construções de novas creches e as futuras instalações da Escola Antônio Lustosa. Durante esse percurso, Silvestri Filho potencializou o desenrolar de outras obras e projetos em desenvolvimento. Durante a visita também houve a possibilidade de troca de ideais com moradores , os quais dialogaram sobre a manutenção e criação de projetos que atendam as demandas sociais da cidade.
No total são 10 creches que estão sendo construídas com verbas do PAC 2 do Governo Federal e que devem ser entregues ainda em 2014. Uma décima primeira unidade na Vila Colibri foi aprovada em dezembro de 2013 e entra em processo de licitação nos próximos meses. Seguindo os padrões do Pro infância do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), os mais de 1300m² de área construída são ocupados por blocos pedagógicos, administrativos, de serviços e multiusos, espaços adequados para atender 120 crianças em período integral, e que devem empregar de 35 a 40 pessoas, entre educadores e funcionários. A creche do Jardim dos Américas é uma das que se encontra em estágio mais avançado, assim como Vila Rebouças, São Cristóvão, Planalto e Xarquinho, todas com entre 68% e 83% das obras concluídas. Após o edifício pronto, a verba para compra de mobiliário e equipamentos para as creches é liberada pelo Governo Federal.

No centro de Guarapuava, o prefeito acompanhou o andamento dos trabalhos no futuro Teatro-Escola. A ideia é que o espaço funcione articulado à Escola Municipal Antônio Lustosa, além de atender todas as demais instituições de ensino municipais, com atividades culturais de contra turno. Quanto à nova escola, a expectativa é que a fase final de licitação termine em um mês. O orçamento para a construção é de 6 milhões de reais, e a previsão é de que a primeira turma possa estar em sala em fevereiro de 2016.

Cesar Filho aponta que pretende tornar o local referência para os demais investimentos no campo da educação, além de ser a resposta a um anseio da população que se estende há anos. “É um pleito de quase duas décadas da comunidade, foi prometida diversas vezes, chegou a se fazer tapumes anunciando a escola. Ao longo de 2013, nos dedicamos a resolver o imbróglio jurídico da área e readequar o projeto existente para aquilo que queríamos. Não bastava construir mais uma escola, era necessário algo que representasse um novo paradigma de escola pública de qualidade”, afirma.
O prefeito também destaca que todas as escolas municipais devem passar por reformas nos próximos anos, como pintura, que já está em processo para licitação. Em 2014, seis instituições vão passar a ter quadra esportiva coberta, e outras três terão reformas e ampliações, estas totalizando quase um milhão de reais em investimentos. Outro objetivo para o ano é a busca de recursos para a construção de duas novas escolas, uma na Vila Colibri e outra no Jardim das Américas, junto ao CEU (Centro Unificado de Arte e Esporte) do Paz e Bem, também em construção.
            Essas e demais construções em prol do desenvolvimento social, devem ser cobradas e fiscalizadas por meio da comunidade. Essa fiscalização potencializa a prestação de contas por parte das prefeituras, respeitando e executando políticas públicas que devem ser desenvolvidas corretamente, levando em conta conceitos morais e éticos de conduta por parte desses representantes da sociedade, ou seja, nossos vereadores, prefeitos, deputados entre outros representantes da população.
            Esses processos no desenrolar dos projetos e monitoramento da população nas verbas públicas possibilitam o alcance de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), sendo eles: ODM 2 (Educação básica de qualidade para todos) e o ODM 8 ( Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento). 


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Vacinação contra HPV começa no dia 10 de março


A estimativa é de que quase 1/3 das mulheres brasileiras sejam portadoras do HPV, vírus responsável pela maior parte dos casos de câncer do colo do útero.

A partir do dia 10 de março deste ano, a vacina será aplicada em meninas entre 11 e 13 anos, em 2015 de 9 a 11 anos, e a partir de 2016 a ação fica restrita às garotas de 9 anos. Isso acontece porque a imunização é cara e por enquanto só é produzida fora do Brasil.


A proteção não se restringe ao câncer do colo do útero, ela também previne contra a verrugas genitais. "A vacina vai proteger em 90% dos casos, já no câncer serão 70%".
Quase 5 mil mulheres perdem a vida todos os anos no Brasil com o câncer do colo de útero. "Quanto mais precocemente a gente detecta alterações no colo do útero, menor é agressividade do tratamento do câncer".


A menina tendo sido vacinada não anula a necessidade da realização do exame preventivo, isso porque há outras formas de contrair o câncer. Além disso, o uso do preservativo também não pode ser esquecido.

Além dos postos de saúde a vacina também deve estar disponível nas escolas públicas e privadas. 

Com os objetivos do milênio 4, 6 e 8 Cascavel e o Brasil trabalham em prol de cuidar das nossas crianças.

Moreira Sales realiza trabalho de proteção das nascentes de água


O prefeito municipal de Moreira Sales, Luiz Volpato, acompanhado do vice prefeito, Ari, do secretário administrativo, Reginaldo Martins, e do secretário de agricultura, Marcelo Marangoni, estiveram acompanhando os trabalhos de finalização das nascentes de água localizada as margens da rodovia na entrada da cidade.

No local, algumas nascentes existentes foram catalogadas pela secretaria de agricultura e receberão obras para serem protegidas, evitando risco de entupimentos ou mesmo a extinção das nascentes por falta de cuidados.


Segundo Marcelo Marangoni, um trabalho sério e dedicado será destinado para a recuperação e proteção de nascentes existentes ao redor da cidade de Moreira Sales e áreas rurais. “Contamos com o apoio de nossos servidores neste trabalho, que com certeza terá suma importância nas gerações futuras. Nossa ideia é proteger estas nascentes e garantir o abastecimento de água no futuro”, destacou Marcelo.
 
Essa ação está relacionada ao ODM 7, que visa a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, garantindo a sustentabilidade ambiental. 

Paranaguá recebe projeto musical Canja das 6

Visando disseminar a cultura musical no município de Paranaguá, alguns professores e alunos da Casa da Música, por meio da Fundação Municipal de Cultura, criaram um projeto chamado “Canja das Seis”, trazendo uma variedade de sons e instrumentos utilizados nos eventos, bem como a possibilidade de participação de músicos independentes.

Foto: FUMCUL
Através desta iniciativa, a população poderá apreciar diversos temas musicais de variadas épocas, estilos e compositores em vários locais da cidade. É perceptível a fascinação da comunidade perante as várias composições tocadas, para todos os gostos e estilos.
Foto: Geovani Sousa
Conforme comentou o estudante Jean Carlo, “A música traz às pessoas valores culturais e um pouco da história do período em que foi composta, além de trazer tranquilidade em um dia estressante e corrido”.  

O evento ocorre todas as quintas-feiras às 18h, normalmente em frente à Casa da Música (próx. a Catedral), podendo variar conforme programação.





É importante salientar que a iniciativa está alinhada com o objetivo oito dos Objetivos do Milênio (ODM), onde todos deverão contribuir com o desenvolvimento local. 

Fonte: http://www.fumcul.com.br/

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ação de prevenção às drogas e trânsito conscientiza motoristas em Maringá



     
    Uma equipe da Secretaria de Assistência Social e Cidadania  (Sasc Maringá), a Diretoria de Programas sobre Drogas e agentes da Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans), estiveram sexta-feira (17), realizando uma Campanha educativa: Blitz de Prevenção às Drogas. A ação aconteceu na avenida Brasil com a rua Piratininga, e teve como objetivo conscientizar os motoristas que passaram pelo local quanto ao uso abusivo de Substâncias Psicoativas (SPA) e os problemas relacionados a ingestão de álcool.
    O diretor de Programas sobre Drogas, Alex Chaves, que participou da ação, destacou que essa é uma campanha que dá continuidade aos trabalhos que já vem sendo desenvolvido no municípi e que a blitz é uma maneira de  iniciar o ano de 2014 com ações de prevenção em relação às drogas e ao trânsito.
      Os motoristas foram orientados pela equipe, com a distribuição de materiais informativos sobre o tema, que teve o apoio da Setrans, conscientizando a respeito do trânsito e principalmente sobre a importância da faixa de pedestres.

Facebook
     Ainda na ultima sexta-feira (17), a Diretoria de Programas sobre Drogas, lançou uma pagina no facebook - Antidrogas Maringá, onde os visitantes podem encontrar tudo sobre os programas antidrogas do município.
     A ideia é criar um canal de comunicação via redes sociais para interagir com a comunidade e perceber qual é a melhor maneira de realizar a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. “Esperamos também ter um contato estreitado com nossos jovens e adolescentes que hoje são os mais afetados por esse terrível mal. A nossa página também irá ajudar aos pais e familiares via mensagens e tirar duvidas sobre o uso de drogas, orientando em caso de dependência química detectada na família”, explicou o diretor Alex Chaves.

Essa ação esta relacionada ao ODM 8: Todos em prol da melhora da qualidade de vida, trabalhando pelo desenvolvimento.

Famílias de baixa renda recebem alimentos do CEASA em Cascavel

Famílias de baixa renda do bairro Morumbi, em Cascavel, receberam na tarde desta quinta-feira (23) frutas, verduras e legumes, distribuídos pela Ceasa (Central de Abastecimento) por meio do  programa “Banco de Alimentos”, apoiado pela Associação de Moradores do Bairro.
A entrega dos alimentos é feita semanalmente. Uma equipe da Defesa Civil auxiliou na distribuição que tem por objetivo atender aproximadamente 400 pessoas.
Cada pessoa tem direito a uma sacola com os alimentos. Conforme o presidente da Associação de Moradores do Bairro, Valdir Brizola, o programa é essencial para auxiliar pessoas que não teriam condições de comprar os produtos no mercado.  O objetivo principal do programa é o aproveitamento e redistribuição das frutas e legumes excedentes, que ainda tem valor nutricional, hoje o banco beneficia em média 57 mil pessoas por mês. O Ceasa de Cascavel tem uma trajetória de contribuição com os moradores carentes da cidade, disponibilizando alimentos saudáveis e contribuindo para o alcance dos ODM 1 e 8, acabar com a fome e a miséria e trabalhando todos juntos pelo desenvolvimento.

 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

CRAS de Santo Inácio realiza Gincana de Férias

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) situado em Santo Inácio, PR, começou no ultimo dia 15 a primeira Gincana de Férias. A ação tem o intuito de trazer as crianças para fora de casa e também mantê-las longe das ruas, local de risco de inúmeros acidentes. O evento é aberto para todas as crianças da cidade e quem participar ainda concorre a diversos prêmios.


A gincana acontecerá em três dias. A primeira já foi realizada dia 15 de janeiro, a segunda começará amanhã (22) e a última etapa ocorre dia 29. As crianças são divididas em times, participando das atividades realizadas como "corrida de saco", "estoura balão", "qual é a música?", "caça talentos", entre outros. Os participantes ainda levam uma atividade para casa,  que contará como pontuação para o próximo dia da gincana. Foram cerca de 48 alunos no primeiro dia e, para amanhã, são esperadas 60 crianças. 



Essa ação do CRAS está relacionada com o ODM 8 - Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento, visando a melhoria da qualidade de vida de sua cidade, no caso, Santo Inácio.








Sindicato da Indústria realiza entrega de materiais escolares em Cascavel

Começou hoje (21), a entrega de kits escolares para filhos de filiados ao Sindicato dos Trabalhadores na Insdústria da Construção Civil de Cascavel e Região (Sintrivel).

Os kits são direcionados para o pré e o ensino fundamental. A distribuição vai até o dia 07 de fevereiro.

A campanha já é realizada a cerca de  20 anos, contribuindo para o ODM 2 (educação básica para todos) e o 8 (todos juntos pelo desenvolvimento).

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Cascavel promove campanha contra tabagismo

Responsável por 5 milhões de mortes anuais no planeta, o tabagismo é um problema de saúde pública global. Apenas no Brasil, 200 mil pessoas morrem anualmente, vítimas do cigarro.
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina, que é uma droga poderosa, atuando no sistema nervoso central como a cocaína, heroína e álcool. A diferença é que chega ao cérebro em apenas 19 segundos. 
Os fumantes, se comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão,  5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar, 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
Se o indivíduo decidir parar de fumar, os riscos diminuem gradualmente. Após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal, após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue, após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza, após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor, após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora, após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade. Após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou. Ainda é tempo... (Fonte: Secretaria de Saúde)
Pensando na saúde dos cascavelense, a Secretaria de Saúde, por meio de de 24 Unidades de Saúde, oferece à população a possibilidade de parar de fumar, participando de  encontros semanais durante um mês e posteriormente a manutenção do paciente que pode deixar esse vício.. 

A partir da segunda quinzena de janeiro, quem quiser poderá procurar as Unidades de Saúde e falar com enfermeiro ou assistente social para obter as informaçôes  necessárias. Participe você também!
Cascavel se mobilizando em prol dos Objetivos do Milênio, destacando o ODM 8 em busca maneiras para melhorar a expectativa de vida do cidadão cascavelense.

Projeto "Férias com Leitura" será atração deste mês para crianças em Cascavel

A Secretaria de Cultura, por meio da Biblioteca Pública Municipal, programou para este mês, em Cascavel,  mais uma edição do projeto  "Férias com leitura" que será realizado de 20 a 24 de Janeiro, das 14h às 17 horas. A programação  possui várias surpresas para os pequenos: das 14h30 às 15h30, haverá leitura de história, teatro, poesia, música e incentivo à leitura com a roda leitura. Das 15h40 às 17 horas, haverá visita à Lixoteca, que além de provocar a curiosidade sobre a montagem de brinquedos com materiais recicláveis, conscientiza as crianças sobre o destino correto do lixo e os cuidados com o meio ambiente.



As atividades são tão esperadas que algumas crianças já  procuram a Biblioteca diariamente, se propondo a fazer a leitura de histórias para outras crianças.  “Aqui eles poderão viajar no mundo imaginário, cheio de aventuras, delícias e mistérios”, diz a coordenadora do projeto, Vanesa Moraes. 





Haverá também sessão de cinema com filmes infantis e desenhos animados durante a programação. Lembramos que crianças menores de sete anos devem estar acompanhadas por um responsável. Para participar não é necessário agendamento”, explica Vanesa.


Mais um projeto importante e alinhado com os Odm 2,7, 8, oferecendo educação e conscientização com respeito ao meio ambiente, sem perder a diversão nas férias das crianças.  

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Palhaços da Companhia “Risologistas Doutores do Riso” se apresentam em Cascavel

Humanizar através da arte do palhaço” é com esta proposta que os palhaços “Risologistas Doutores do Riso” vem se apresentando em Cascavel durante esta semana. O grupo, que já é conhecido nas alas de hospitais, postos de atendimento e bairros carentes do Paraná, realizam hoje (10) apresentações  na Uopecan e no Bairro Guarujá de Cascavel. Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura, as performances fazem parte do projeto Socializando o Riso, que visa democratizar o acesso do teatro e do palhaço para hospitais e bairros carentes, que pouco ou nunca recebem atividades culturais. De acordo com o diretor geral Alfredo Cruz, os Risologistas procuram levar a arte do palhaço com responsabilidade. “O objetivo da companhia é a busca de novas linguagens para o circo-teatro em vários ambientes e a formação de uma arte com importância social”, afirma o diretor.

“Somos clowns especializados no estudo do riso. E com esse poder combatemos alguns males, invisíveis para a medicina, que se encontram no interior das pessoas. A nossa principal batalha é contra a tristeza que existe na saúde, no social, no educacional e também no cultural”, destaca Alan Cesar Soares.



Vale frisar que esta ação esta alinhada com os objetivos, 4 e 8, pois são voltadas diretamente ao bem estar e recuperação  de crianças que se encontram em tratamento em hospitais  ou sem acesso a cultura em bairros carentes.
Esta semana, eles estão em Cascavel e já se apresentaram no Hospital CEONC na quarta-feira, no Hospital Regional na quinta-feira e hoje se apresentam às 09h30 na Uopeccan. No fim da tarde, a apresentação será realizada na rua. Os Doutores do Riso estarão no Bairro Guarujá, às 18 horas, para arrancar um sorriso de quem não teve um dia tão feliz assim. 




terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Ajuda de colaboradores evita fechamento de Centro Voluntário

Por conta dos altos custos que as despesas mensais geram, o Centro Voluntário de Cascavel enfrenta dificuldades para manter o local em que desempenham suas atividades.


O trabalho realizado pelo Centro de Voluntários conta com cerca de 10 mil colaboradores que ajudam várias entidades de Cascavel.


"O Centro de Voluntários é uma ponte entre as pessoas que querem ser voluntários e as instituições que deles necessitam. Se você quer ser um voluntário, você procura o centro que nós vamos dar todas as possibilidades de trabalho voluntário na cidade" 



Ao saber do problema que o Centro estava enfrentando e da possibilidade de fechar, o Dr. Jorge dos Santos mobilizou novos colaboradores para evitar o fechamento da Unidade.

"Assumimos essa questão da dinâmica financeira e o custeio para que pudesse dar sobrevivência, porque é uma entidade que tem um cunho social importantíssimo", explica.

Com o apoio dado, o Centro de Voluntários vai continuar atendendo normalmente. (Fonte: Site Catve.tv)

São ações como essa que faz do nosso mundo um espaço melhor para se viver. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento - ODM 8.