8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Práticas de Não Violência: Associação Voz Ativa [ODM 8]


Em busca de práticas que promovam a não violência, em prol do Dia da Não Violência que acontece no dia 30 desse mês, conhecemos o trabalho de um pessoal muito empenhado e disposto a promover a mudança na vida das pessoas, afetando também a sociedade em geral.

Nesta terça-feira conversamos com o Tiziu e o Cleber, responsáveis pela Associação Voz Ativa, também conhecida como Casa do Hip Hop que foi criada em 2004 e hoje conta com a Secretária de Assistência Social com o projeto Geração Hip Hop. A ONG atua nas periferias de Guarapuava e trabalha com aproximadamente 1.600 crianças, realizando um trabalho de prevenção também com jovens e adolescentes.

A iniciativa ganhou visibilidade nacional quando foi noticiada em uma revista como uma das únicas ONGs do Paraná que trabalha com o enfrentamento direto à violência, ao uso de droga e defesa do jovem da periferia, sendo contemplados com uma base da CUFA (Central Única das Favelas).

Hoje eles contam com aproximadamente dez profissionais atuando em diversas áreas, entre elas a música, a dança e o teatro nas periferias da cidade. Para Tiziu a violência precisa ser dialogada e discutida com pessoas que realmente convivem com ela, buscando soluções aos problemas a partir de uma conversa franca, sem desrespeito e sentimento de superioridade e arrogância, fato que também possibilita a entrada na vida dessas pessoas, muitas vezes marginalizadas pela sociedade. “Nós estamos trabalhando dentro das periferias discutindo violência com quem realmente está envolvido. Uma coisa é você conversar com universitários sobre o tema, outra é pegar o cara que já foi preso e fazer ele pensar sobre a sua vida”.

Tiziu e Cleber acreditam que o uso da droga é um problema social enquanto a sociedade diz ser um problema policial. “Eu não vejo que está direcionado a questão da violência com a droga, a droga quem quer usar usa, o que está relacionado é a falta de projetos sociais, de estudo, educação. O problema da favela é um problema social, enquanto o poder público não prestar atenção nisso e investir pesado em esporte, cultura, lazer e oportunidade para o jovem, sempre o tráfico vai vencer”, destacou. 

É através do Rap que eles conseguem levantar questões fundamentais, que em uma conversa com uma psicóloga, por exemplo, seria mais difícil de conseguir. É na música que as crianças e adolescentes expõem seu cotidiano, a realidade enfrentada por cada um todos os dias, a música se transforma em agente transformador mostrando que há um caminho alternativo à realidade dessas crianças.  

A ONG busca trabalhar com a personalidade das crianças, para que essas queiram crescer não apenas financeiramente, mas como cidadão. Resgatando sonhos e priorizando a educação, pois como Tiziu falou em nossa conversa “Uma pessoa que estuda é uma pessoa que é difícil de manipular”.

Práticas como essa promovem a paz e o respeito, podemos afirmar, que a Associação Voz Ativa está mudando o mundo através da arte.

Na página do facebook deles você pode saber mais sobre o trabalho da associação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário