8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Práticas de Não Violência: Yoga [ODM 8]

Cheguei alguns minutos adiantados para a conversa sobre a prática do Yoga, seus benefícios e sua relação com a Não Violência.
A Maristela, que é professora de Yoga, me recebeu em sua sala de aula, ao som de um mantra calmo que proporcionou um lugar familiar e aconchegante com uma energia muito boa. Sentamos e ela foi logo dizendo “Para mim o Yoga é não violência total”, o que foi comprovado por muitas pessoas ao decorrer dos anos, aliás, foi por essa “fama” que o Yoga tem que eu procurei pela Maristela, para mostrar práticas que promovam a paz, o amor e a expansão da consciência.

O Yoga é uma prática milenar que trabalha com o corpo e a mente, a palavra em si vem da raiz sânscrita “yuj”, que significa atrelar, unir, juntar.  O praticante busca a união consigo mesmo, com os demais seres e com o absoluto por meio de um conjunto de técnicas de contemplação ligadas profundamente a natureza.  

O Yoga proporciona também ao praticante o autoconhecimento e consciência do seu eu interior, por meio da respiração, o praticante “aprende a respirar”, se acalma. Aprendendo a respirar a pessoa consegue obter controle das suas ações e percepções e começa a agir e não apenas reagir aos problemas que se depara.

A filosofia do Yoga é justamente a não violência, se tornar alguém mais gentil, consequentemente mais feliz, isso afeta o lugar onde a pessoa está inserida, o seu trabalho, família, amigos. O que o aluno ou professor é dentro da sala de aula ele é na sociedade, porque isso faz parte da ética dessa prática.

“Com o decorrer do tempo ela se torna uma pessoa melhor, porque ela entra mais para si, ela se conhece melhor e trabalhando esse conhecimento, ela vai estar mais calma e vai conseguir se comportar com as outras pessoas de uma maneira melhor”.  Para Maristela, o que ocorre em seus alunos é uma transformação.
Ela notou que o número de jovens que procuram pelo Yoga vem crescendo e afirma que o jovem é a esperança para um mundo menos violento.

Dia 30/01 é comemorado o Dia Internacional pela Não Violência e queremos mostrar histórias reais que promovam a paz, práticas que abordem a não violência e lutem contra qualquer tipo de desrespeito gerado, ou seja, que façam parte da ODM 8 no qual todos lutam pelo desenvolvimento . A Maristela respira Yoga, vive 24 horas por dia essa filosofia e compartilha seus conhecimentos para que mais pessoas também vivam essa transformação.

Se você conhece ou pratica a não violência nos mande uma mensagem no facebook, queremos saber sua história também.

Terminando a conversa a Maristela disse uma frase que reflete a maneira como estamos vivendo hoje. “Tudo que a gente pensa e sente vai pro Universo e a gente vai receber de novo”. Se mandarmos paz vamos receber paz, mas se mandarmos ódio, raiva e violência vamos receber tudo isso de volta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário