8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 4 de março de 2015

Projeto Rio Azul Cidade Limpa – ODM7

Natureco, o mascote do projeto.
O Projeto Cidade Limpa teve início no dia 12 de Julho de 2013 a partir de um círculo de diálogos realizado em Rio Azul. Com a temática de construir uma cidade melhor, algumas pessoas tiveram a ideia de fazer um projeto de instalação de caixas coletoras, para facilitar o trabalho dos catadores de reciclável, diminuir o lixo espalhado pela cidade e melhorar a qualidade do material reciclado do município. Nasce então o Projeto Rio Azul Cidade Limpa lançado oficialmente no dia 07/12/2013, com um evento que reuniu palestras sobre reciclagem, gincanas para as crianças e até um Live Painting com o artista plástico Gustavo Santos Silva, o Gustas, responsável pela pintura das caixas coletoras.
O ano de 2014 foi planejado com dois objetivos: Fortalecimento e avaliação do projeto piloto instalado na Vila Diva, um dos bairros pertencentes à cidade. Como parte da ideia de fortalecer a iniciativa, diversas ações foram desenvolvidas ao longo do ano, como por exemplo, um teatro com a temática de Meio Ambiente foi disponibilizado para todas as crianças do ensino fundamental do município e a campanha para dar nome ao mascote do Projeto e juntamente divulgar a página do Cidade Limpa no Facebook,  o nome escolhido por votação online foi o “Natureco” e a página hoje conta com quase 600 seguidores.
A ideia dos voluntários e da Prefeitura Municipal é que todos os bairros e todas as residências do Município tenham caixas coletoras, mas para isso é necessário testar e avaliar. 2014 foi um ano muito importante, pois os envolvidos puderam analisar os pontos positivos e negativos da inciativa, consertar o que não havia dado certo e reforçar as boas experiências. Para 2015 eles planejam expandir, até o final do primeiro semestre pelo menos mais um bairro será contemplado com as caixas, a Vila Gembaroski.
A Marilei Domingues,  acompanhou o projeto por algum tempo e para saber um pouco sobre sua contribuição e visão sobre a iniciativa conversamos com ela. Quando questionada sobre a sua experiência e contato com o Cidade Limpa ela contou que no breve tempo que participou foi responsável pela separação do material coletado pela empresa que ganhou licitação de coleta do lixo reciclável do município, notando que a quantidade de material era de volume considerável, mas com possível aprimoramento a partir da conscientização da população em relação ao que pode e o que não pode ser reaproveitado. Também citou a qualidade do lixo reciclável em Rio Azul, mesmo com pouco tempo como responsável pelo material pode perceber que em níveis comparativos com outro município, o qual também recebeu o material por 2 semanas, onde não foi realizado trabalho de orientação, além da quantidade de material coletado ser maior, o aproveitamento deste também se faz mais produtivo no município de Rio Azul, “provavelmente por uma maior conscientização da população, e da importância desse trabalho em relação as consequências que a falta do mesmo podem gerar, por uma maior preocupação com o futuro”, segundo ela. Ela ainda citou que “há muito o que melhorar, mas excelentes sementes já foram plantadas, e que se cuidadas podem dar frutos de valor inestimável para a comunidade”.
Ao ser questionada sobre a importância da iniciativa e como ela enxergava o projeto afirmou que o trabalho que está sendo realizado é de extrema importância, e que já começa a mostrar aos poucos belos frutos. A conscientização da população, “principalmente nas escolas onde se encontram os que são o nosso futuro, se apresentam  mais conscientes de suas responsabilidades em relação ao meio ambiente e do consumo sustentável através da reutilização, protegendo dessa forma o planeta que já está extremamente castigado”. Ressaltando que a qualidade de vida em uma cidade onde os resíduos são separados de forma correta deixa também a cidade mais limpa e bonita.
Como o projeto é formado por um grupo de voluntários, não existe um responsável e sim várias pessoas dispostas a colaborar. Para falar com os voluntários o melhor canal é o Facebook.




Nenhum comentário:

Postar um comentário