8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Apucarana lança Semana de Combate à Violência Infantil

A Semana de Combate à exploração e violência sexual infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana (CMCDCA), foi lançada no último dia 18 em no Salão Nobre da Prefeitura de Apucarana. Na solenidade, com a presença de autoridades municipais, o presidente do Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana (CMDCA), Caio Augusto Salinet, destacou a importância do conselho em participar de parcerias para debater o tema e combater os casos de violência infantil. A abertura da semana coincidiu com a data, 18 de maio, em que é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Na quarta-feira (20), a Secretaria da Assistência Social fez a entrega de cinco brinquedotecas. Uma para cada um dos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e uma para o Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS). No dia seguinte, quinta-feira (21), a partir das 14 horas, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a delegada adjunta da 17ª Sub-divisão Policial, Iani Cardoso do Nascimento, proferiu palestra sobre o tema “Realidade Infantil – Desafios e Perceptivas frente ao crime de Abuso Sexual.
A secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, disse que a família deve estar atenta aos sinais que a criança manifesta quando é vítima de violência infantil. “Os sinais são muitos. Um dos mais evidentes é a sua repentina mudança de comportamento, se tornando mais agressiva e introvertida. Fiquem atentos e denunciem”, defendeu Márcia.

Já na sexta-feira (22), aconteceu a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A conferência teve como palestrante o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Malheiros, e acontece no salão de eventos Espaço e Festa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário